Me ajudem com uma chuva de moedas!!!

Por: marcio filho  

Em: 25/04/2007 22:37

:? Preciso fazer uma chuva de moedas para um comercial de TV de Goiania!!! Alguém pode me dar uma dica de como fazer isso de uma forma mais fácil!? Por que mexer com milhares de objetos no 3DS MAX e todos eles com reactors e iluminação fica meio punk de trabalhar.... ME AJUDEM POR FAVOR!!! :seila: :seila: Valew demais...
Ola marcio blz? Vc pode fazer isso com um sistema de particulas tipo um "SuperSpray" da vida :D la nos parametros do superspray tem uma opcao pra determinar a emissão de um objeto determinado por vc, dai escolhe a moeda! e vai mechendo nas configurações do superspray pra adquar da maneira q vc deseja a "chuva"!!!!!! Pra ser + preciso habilite no menu "Particle Type" a opcao "Instaced Geometry" e mais em baixo na aba "Instancing Paramenters" clice no botÃo "pick Object" e depois na viewport clique na moeda que vc modelou!!(ISSO NO SUPER SPRAY) Basicamente é isso eu acho... :) PS:Qualquer coisa post ai denovo!! ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
valew demais Demon!!! :P Vô tentar aqui... obrigado pela dica!!! ;)
Um concelho sobre isso, faz a tua moeda o mais low poly que vc conseguir, inclusive se vc usar só um cilindro (primitiva) fica melhor ainda, pois vai ficar levissimo. Esse tipo de coisa tende a ficar realmente pesado. E ai pra fazer os detalhes da moeda vc pode fazer um normal map, Da uma olhada nos tutoriais aqui na 3d1, eu fiz um bem completo sobre esse assunto.
Bom, não custa lembrar de que o sistema de partículas "SuperSpray" fazem com que as particulas saiam de um único ponto. Dependendo de onde venha a "chuva de moedas" eu te aconselharia a usar o sistema de partículas "Blizzard" que faz com que as partículas partam de uma área que vc mesmo vai determinar o tamanho... mas tudo depende de como será feita a animação. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Se não for pedir muito ToGgy, vc sabe de algum tut bom sobre "Blizzard", eu nunca trabalhei com ele! Mas de qlqr forma..... Brigadão galera pela força!!! Sou novo aqui no 3d1, e tô pirado com a receptividade de todos vcs aqui!!! Show de Bola!!!! Valew mesmo!!!!
Desconheço Márcio... Mas funciona exatamente igual aos demais sistemas de partículas... As setagens básicas são iguais. O que varia é a área de atuação das partículas e algumas particularidades. Dá uma estudada neste link http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15044 sobre SuperSpray aqui da 3D1 e tenta aplicar nos demais. Fiz um teste rápido pra te mostrar o básico do processo. Eu criei um SuperSpray e um Blizzard na vista de top e um shape basico (cilindro) para representar as moedas. Então avancei a timeline até o frame 10 para podermos visualizar as particulas na viewport. No caso está selecionado o SuperSpray, mas se aplica para os dois, com excessão deste primeiro parâmetro, o Particle Formation. Nele vc dá ângulo pra saída das particulas, então apesar delas obrigatoriamente partirem do mesmo ponto, vc tem como espalhá-las. O segundo parâmetro eh o Viewport Displar que não serve pra nada no render. É só a forma como vc vai visualizar essas partículas na viewport. Lembrando que aquela porcentagem é do total que vc está visualizando referente ao que realmente vai sair no render. No Particle Size eu zerei os valor de Grow for e Fade for pq as moedas tem o mesmo tamanho sempre. No Particle Type vc escolhe o Instanced Geometry que é para definir uma geometria pra cada particula. E por ultimo e não menos importante, o Instancing Parameters que eh onde vc vai dizer pro sistema qual eh o shape que vc vai usar, clicando no Pick Object e escolhendo a moeda. É bom relembrar o que o Tiago disse. Qnto menos vértices vc tiver, mais leve fica a animação. Então, procure deixar a geometria do shape a ser usado o mais leve possível. Lembro tb que as moedas geradas pelo sistema de partículas não calculam choque de umas com as outras. Espero que te ajude a iniciar o assunto. Abraço e sucesso, Ricardo Montes OBS: Agradeço a participação do Tiagodmed... minhas imagens ficaram menos porcas... uhauhahua.
Ah, com o Blizzard fiz exatamente a mesma coisa, só não precisei setar o Particle Formation, pq elas saem da área toda que eu delimitei. O SuperSpray nao importa o tamanho q vc coloque ele na tela, vão sair todas as particulas a partir de seu centro, pelo tamanho q vc setou. Abraço
Muito Obrigado pela atenção Ricardo!!! Suas dicas estão sendo valiosas pro meu trabalho!!! Acho que agora vai dar certo.... TOMARA!!!! VALEW DEMAIS CARA..... abração!!!
Minha sugestão é para fazer a parte das particulas em um passe de render diferente, assim pesara menos para você dependendo do sistema que esta usando...
http://www.fengel.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 480

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.