Fazendo uma bola

Por: Djoe  

Em: 01/05/2007 12:54

estou tentando cria uma bola no 3D max, mas estou com dificuldade na hora de selecionar os ID's dela como eu faço isso, pois eu seleciono três e depois elas ñ mudam de cor
Como assim n mudam de cor? Pq para seleciona as ID tem q entra com o numero q vc ja setou e depois clica em "select ID", e pra setagem das id coloque um numero e em "set ID"... ja aplicou o material "multi-sub-object" nessa bola?? pq la que vc vai determinar os materiais/map para cada id correspondente. Daí depois disso pode ter certeza q vai muda a cor das id's. PS: n sei se fui caro, qualquer coisa post ai. ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
sim agora mmudou as cor mas eu estou fazendo o tuto da bola q tem aki no site e ai q ñ estou concguindo selecionar os ID's como fala no tuto c ainda poder me ajudar fico grato
O pessimista só vê o sol como fazedor de sombras.(Leis de Murphy)
??? pra selecionar é "select id" dai na viewport vai aparece a selecao correspondete ao ID q vc mandou selecionar...q tuto é esse??? coloca o link ai pra mim!!:)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Eae Djoe, blza? As ID's são "identidades" que se dá a uma seleção de poligonos para que o programa os diferencie de um do outro grupo de poligonos. Diversas ferramentas do programa só funcionam corretamente se houver essa diferença de ID's de um poligono para outro. Um caso comum é o modificador Turbosmooth ou qqer outro suavizador de malha. No seu caso, a diferença das ID's vai servir para que vc aplique o material multi sub-object nessa bola, podendo assim texturizá-la corretamente. Para que vc Entenda exatamente esse material do max, recomendo que estude com atenção o seguinte tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988 A imagem que eu enviei acima é apenas para visualizarmos os passos para a modificação de ID's. Na verdade é muito simples. Com a seleção de poligonos ativa no sub-object mode, selecione os poligonos que irão ter a mesma textura. Em seguida mude o número de "Set ID" determinando um numero que será o ID desse grupo de poligonos que vc selecionou. O "Select ID" serve pra facilitar a seleção. Digamos que vc já determinou os grupos de ID's, tenha feito algumas alterações no modelo e depois queira aplicar um modificador naquele mesmo grupo de ID's. Ao invés da trabalheira de clicar poligono por poligono de novo, vc pode ir em "Select ID", escolher o numero do grupo de ID's (que vc já determinou anteriormente) primeiro e clicar no Select ID e o programa irá selecionar aquele grupo de poligonos pra vc. Uma vez com as ID's certas eh soh aplicar o material conforme o tutorial acima, que tb tem explicações sobre grupos de ID. Outra dica util eh o atalho CTRL + I que inverte a seleção dos poligonos. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Oi Djoe, tudo bem? Quando você está clicando numa face e tem outra face selecionada do lado oposto, pode ser que o programa clique na face do lado oposto, deixando-a deselecionada ou então selecionando essa face em vez da face da frente. Então, quando estiver fazendo isso, habilite a opção Ignore Backfacing, que aparece logo no início do menu. Abraços
obrigado a todos pela atenção Abrass
O pessimista só vê o sol como fazedor de sombras.(Leis de Murphy)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 944

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.