Problemas com Extrude

Por: Fabricio BFC  

Em: 02/05/2007 12:06

Eu já tentei adicionar um modificador subdivide mas não resolve o problema
Fale cavalo123...faz o "loop" totalmente nessa linas fechando...assim vai ter + sustentação na lateral. perceba que n outra parte n ta acontecendo pq tem linhas(edges) suficientes. Qualquer coisa posta ai denovo ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Olá cavalo123, tudo bem? O TurboSmooth ou MeshSmooth não pode ser aplicado em qualquer malha (objeto), porque é necessário alguns pré-requisitos para que ele funcione corretamente. Se você está utilizando o Extrude, o resultado será esse mesmo que está acontecendo com você. Para tentar melhorar esta situação, você pode converter este objeto em Editable Poly ou Mesh (ou aplicar o modificador Edit Poly ou Edit Mesh) e usar o comando Chamfer da opção Edge de forma que trabalhe melhor as bordas do seu objeto. Esse trabalho irá permitir uma melhor suavização do Turbo Smooth ou Mesh Smooth. Abaixo segue alguns tutoriais que poderão te ajudar. As observações para o Mesh Smooth também servem para o Turbo Smooth. 3ds max avançado - Editable Mesh Edge http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15240 Artigo - Técnicas de Mesh Smooth http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14662 3ds max leitores - O funcionamento do Mesh Smooth http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148
Sergio Feitosa
Oi Cavalo, tudo bem? Como o Feitosa explicou muito bem, objetos criados com Extrude não servem para aplicar Mesh Smooth ou Turbo Smooth. Para aplicar estes modificadores e suavizar a malha, você precisa ter modelado o objeto em Mesh ou Poly, como praticamente tudo é feito no 3ds max. Extrude é apenas para criar a elevação de uma Spline transformando num objeto plano 3D, não dá nem para curvar este objeto, porque vai dar defeito nas faces. Abraços
Eae Cavalo, tudo bem? Não entendi direito o que vc quer, mas c é pra suavizar os cantos como no texto abaixo, realmente não é com o turbo nem com o smooth. Mas tem um jeito de fazer isso não só com texto mas com qualquer shape fechado como o seu; Se vc ou alguém estiver interessado posso fazer um rápido tuto e postar aqui. Se é que já não tem algo assim no site.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Olá silvarudo, tudo bem? Esse efeito pode ser conseguido facilmente com o modificador Bevel. Porém existem situações em que o Bevel não trabalha muito bem. Em textos mesmo, dependendo do tipo de fonte, o Bevel se distorce completamente. Daí vem a necessidade de que sempre que possível, usar a modelagem Poly ou Mesh para construir o modelo.
Sergio Feitosa
Oi Gil, como vai? Vc tem razão quanto ao modificador Bevel, ele realmente não é o mais indicado pra fazer extrude em algumas fontes, na verdade, na maioria das fontes. Quanto a modelar em poly ou mesh, é óbvio que este é o meio mais indicado pra modelar qualquer tipo de objeto, porque eles nos fornecem todas as ferramentas e liberdades possíveis pra desenvolver o que quiser. Mas em alguns casos e talvez não seja realmente o caso do nosso amigo Cavalo, é mais prático usar o Compound Object, com dois objetos Shapes: um text(ou qualquer shape fechado) e um line pra controlar o tamanho do extrude. E depois criar um Loft e aí sim utilizar a ferramenta Bevel (Não o modificador Bevel) pra fazer a curva que vai suavizar os cantos. Quanto as distorções nas fontes ou em outros objetos shapes ela acontece porque nesses shapes tem muitos vértices desnecessários que poderiam ser deletados e mesmo assim manter a qualidade da curva. Observe que mesmo numa fonte complicada como a New Times consegui aplicar o mesmo efeito que não é possível como modificador Bevel. Basta, pra tanto, converter o text em spline e editar algumas curvas e eliminar alguns vértices. Desculpe se de alguma forma fui indelicado, entrão ou até mesmo arrogante, mas minhas únicas intenções era colaborar de alguma forma com o site e ajudar nosso amigo Cavalo. Acho que acabei levando um coice. rsrsr... Brincadeira...
Desculpa aí Feitosa, acabei colocando Gil. Onde tô com a cabeça. Acho que o coice foi severo... rsrs... Brinacdeira.
Olá silvarudo, tudo bem? Você não tem o porque se desculpar. Em nenhum momento foi você indelicado ou algo do tipo. Fica na paz. Eu só falei sobre os cuidados que devemos ter quando formos trabalhar com alguns modificadores com letras, porque como você mesmo explicou agora, algumas letras possuem muitos vértices tão próximos e em posições que inviabilizam a aplicação do modificador Bevel. Essas discussões sobre quais são as melhores técnicas de realizar a mesma coisa só engrandecem o conhecimento de todos. Eu fico muito feliz quando vejo os leitores discutindo e apresentando várias formas de resolver o mesmo problema. Todos só tem a ganhar com isso.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.