Como fazer cachoeira?

Por: Silvana  

Em: 04/05/2007 17:36

Pessoal eu quero saber como faço uma cachoeira, bem legal, ja pensei usar o superspry do 3ds max, mas não chegou no resultado que eu quero, e tambem como fazer movimento pra uma agua de piscina, lago, com a ferramenta water do 3ds max, por favor me ajudem com essas duvidas.
.........Aprender sempre......
Bom se vc quiser um coisa professional de qualidade utilize um software próprio pra fluídos ele se chama Real Flow é muito bom...da uma pesquisada aqui mesmo no site. + se vc quiser utlizar o max mesmo procura sobre BlobMesh.
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Olá Silvana! O realflow é o top de linha para flúidos, como o vue é para paisagens etc... pra fazer a cascata seria usando ele, porém para movimento de água dá pra usar o noise animado mesmo (padrão do max). Mas usando a imaginação certamente é possível fazer uma cascata com o scanline mesmo. Vamo ver se aparece quem se habilite.. abrs!
Bom vamos começar pelo mais simples, ondulações de água realista (para grandes porções de água) tem que ser feitas com o smoke, se estiver longe da câmera usa bump, se estiver perto ai usa displacement. Para pequenas porções como uma banheira, ai usa um noise no bump mesmo. E a ferramenta water não é exatamente pra isso. Quanto a questão da cachoiera, bom existem muitas maneiras diferentes de se fazer uma cachoira, até pq existem muitos tipo de cachoiras diferentes. Se o que vc quiser for pouca água caindo de uma grande altura, um siples sistema de particulas do max resolve perfeitamente. Se vc quiser um grande volume de água a uma altura média então ai vc pode até usar o Real Flow. Mas sinceramente nunca vi ninguém fazer isso, nem no cinema. O realflow é usado para cenas onde ficaria impossível vc colocar um volume muito grande de água em um cenário real, e onde pessoas poderiam se machucar ao gravar uma cena assim. Um bom exemplo disso é o filme possidon que utilizou o real flow. Em todo o tempo que venho estudando e me aprofundando nesse tipo de assunto o que aprendi é que para cenários abertos (paisagens) não se usa 3D e sim matte painting 3D, onde o conecito é bem diferênte do 3d convencional. E no caso de uma cachoeira, muitas vezes se utiliza uma cena sobreposta, ou então é feito com o proprio sistema de particulas do software. Parece até mentira, mas é isso mesmo. Só que a maneira como isso é feito tb é um tanto quanto diferênte do normal. Presta atênção nas cachoeiras que tem lá no fundo, são apenas fotos compostas sobre o cenário do matte 3d, e para dar a impressão de que elas estão realmente se movendo é usado as particulas (spray) para fazer isso.
O segredo para ficar legal é usar Motion Blur nas partículas, igual aparece no teste do Tiago. Fazer com Mesh usando Metaparticles ou BlobMesh é melhor quando está vendo o líquido de perto.
Oi Silvana, tudo bem? A cachoeira poderia ser criada com o Super Spray, se saisse de um pequeno ponto, mas o ideal é usar o PArray, porque ele faz tudo que o Super Spray faz e ainda permite que você emita as partículas a partir de um objeto. Então, se criar um Plane no topo da cachoeira, poderia emitir as partículas por este Plane, depois, deixaria o Plane invisível e mostraria apenas as partículas. A melhor opção é usar apenas as partículas, seja puras ou com mapas procedurais em Faces, pois Metaball para gerar a malha do líquido fica muito pesado e não há necessidade neste caso. Mas se for ver a cachoeira de perto, então, é melhor usar Metaballs nas partículas. Você pode ler sobre estas duas formas de fazer o efeito nestes dois tutoriais: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15044 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15276 Lembrando que só vai ficar bom em ambos os casos com o uso de Motion Blur, pois todo objeto que se move rapidamente precisa de Motion Blur. Sobre a criação da superfície de água animada na piscina, é bem simples, como o Tiago mostrou, mas deve fazer com o mapa Smoke e não com o mapa Water, que apesar do nome é muito pior para isso. Vai aplicar este mapa no Bump ou no Displacement do material, dependendo da situação, como o Tiago também explicou. Animando o valor do Phase neste mapa, você vai animar a movimentação da água. Abraços
Caracas esse tópico ta muito bom, explicativo que só, os caras mandaram vê, tinha coisa que eu nem sabia sobre isso.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Que maravilha, vou começar a estudar tudo isso, estou agradecida muito abrigada.
.........Aprender sempre......

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 824

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.