dúvida de mapeamento

Por: GustavoMetz  

Em: 15/05/2007 01:11

Sou iniciante no max, to mechendo nele a 1, 2 meses, to fazendo um curso dele também, essa é minha primera imagem, antes só tinha feito algumas peças de xadrez :P huaehu bom, meu professor falou uma coisa, pro max interpretar a transparência da imagem, deve ter a imagem clonada para o lado com uma camada preta na parte que gostaria que não aparecesse, que seria uma camada alpha, nessa imagem ae, fiz isso, fiz o logo da volkswagen no corel e coloquei ela do lado negativada, isso funiona em texturas? nesse caso ali até parece que ficou transparente, mas tá branco dentro do logo. Olhei alguns tutoriais aqui do site mas não achei nada em relação a isso, se alguem tiver afim de me ajudar eu agradeço ;) não to com paciência pra esperar até sexta pra perguntar isso a ele hauehua Se não alguem não ententeu o que eu quiz dizer da textura, ta ae ela como eu fiz: • Críticas e sugestões são muito bem vindas ;) Valeu!
Ola GutoM blz :)...amigo n sei se entendi muito bem + vc tera q aplicar a img(bitmap) no canal "OPACITY" onde o ele trabalha com 2 cores: preto, que vai ser a cor "tranparentes" e o branco 100 opaco. O q vai aparecer no render vai ser o q estiver com a cor branca! (observe a img) Mais ficaria muito melhor se essa logo fosse modelada ao invés de aplicar textura num plane, pq vc tera + controle e ficara muito melhor(real).
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
GutoM A explicação do Demon está muito bem ilustrada e clara, mas se por uma eventualidade não tiver compreendido, dê uma olhada no tuto sobre o assunto: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14990 Em relação a modelar o logo, concordo com o Demon parcialmente. Depende muito da finalidade do model em si. Se for para dar realismo ao model da sua roda conforme a imagem do link, concordo plenamente que o logo deveria ser modelado, entretanto se a finalidade for uma animação que não aparecerá detalhes do pneu, por exemplo, o Oppacity Channel pode ser uma saída, já que ficará bem mais leve. Tudo é uma questão de avaliação, mas ainda assim prefiro muito mais a modelagem. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
po valeu mesmo! :D vo testar aqui, não tinha intensão de fazer nada com essa roda, to fazendo só pra pegar um pouco da manha do max, para aprender algumas coisinhas a mais, por isso acho que não vou modelar o logo, vou tentar colocar a texura em opacity, se eu conseguir eu termino de modelar um carro que eu tenho começado aqui e coloco essa roda nele hehauah to me batendo pra instala o v-ray, quando eu consegui instala ele eu posto mais um render da roda! abraço!
Guto Se você está começando no Max, não queira partir direto para um Render profissional como VRay ou o Mental Ray. Este é um conselho que você ouvirá MUITAS vezes. Se der uma busca no fórum verá como deve ser o processo de aprendizagem e o motivo do porquê não se deve partir logo de cara para um Render avançado. Quando eu encontrar alguns do vários posts sobre o assunto, te passo os links.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Juliano, é eu sei disso, ja li muito disso aqui, acompanho o forum a muito tempo como leitor, mas sabe como é né, pelo menos fuça um pouco eu vou hehe nesse curso que eu to fazendo eu vou ter 40 horas de render, to fuçando em casa pra tenta fica um pouco a frente dos outros alunos hehe nem esquenta em relação aos posts, n quero fica tomando o tempo de ngm ae :P valeu!! em relação ao logo dexei igual, começou a dar uns probleminhas, vou perguntar direto pro meu professor, pessoalmente acho que vai ser melhor esclarecer o que eu quero, mas valeu por vcs me ajudarem. TENTEI colocar a textura do pneu, fico meio estranho mas pra primera vez ta bom eu acho auehua http://img526.imageshack.us/my.php?image=roda2he6.jpg abraço!
Oi Guto, tudo bem? Se você aplicar uma imagem preto e branco no canal Opacity, onde for branco ficará opaco e onde for preto ficará transparente. Se não tiver nada no canal Diffuse do material, então, onde for opaco vai ficar com a cor definida no Diffuse. Se tiver uma imagem no canal Diffuse, então, vai aparecer o que está nessa imagem. Testa para você ver, troca a imagem do Diffuse por uma de grama, por exemplo, vai ficar o logo da VW com textura de grama. Tem estes dois tutoriais sobre opacidade aqui no site, dá uma olhada que pode te ajudar melhor. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14989 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14990 Abraços
demorei um "poquinho" pra responde, mas eu lendo alguns tutoriais de mapas, to começando a intender a coisa hehe, esse max me anojas as vezes, é coisa demaaais pra se aprende huaheuh valeu pela ajuda ae ;] abraço!
http://www.gustavometz.com.br
Pow ja faz um tempo mesmo esse post :D... com relação ao o max isso é verdade "o processo é lento" e vc tem q ter bastante paciência mesmo. Um abraço ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 666

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.