Considerando apen oque está enquadrado e não a cena inteira?

Por: modena3d  

Em: 16/05/2007 12:01

Olá pessoal, mais uma pergunta talvez tola... Bom, minha dúvida é a seguinte: O 3dmax ao renderizar uma cena(em animação por camera) onde tem por exemplo bem tosco 10 milhões de faces, porêm a cada enquadramento da camera não mostra todas essa 10 milhões de faces, mais talvez umas 5milhões... Agora entra realmente a minha dúvida: Ele considera mesmo enquadrando somente as 5 mili as 10 mili ou realmente só as 5mili ??? Ou seja o calculo do render seria mais rápido se levasse em consideração oque está aparecendo em render deixando delado oque não aparece no enquadramento, teoricamente é claro. Se ele não considera, há alguma opção que faça isso ???? Desde já muito obrigado !
Bom no MR até onde aprendi ele calcula a cena toda. Se eu tiver errado, falem ai pessoal ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Olá Pessoal! Bom, ultimamente ando meio desligado da comunidade mas as vezes dou o ar da graça! :D... Vamos lá....faz um tempinho que não mexo no MAX mas ha um tempo atras estava estudando engines de games e ate comecei um prototipo de uma.....Não sei se as engines de renderização de softwares 3D seguem algumas tecnicas parecidade as das engines de games, onde só é "renderizado aquivo que ve", ou seja, apenas o que esta no raio de visão da camera, tal tecnica chama-se back face culling. Acredito que o MR utiliza-se dessa tecnica para os calculos pois se fosse calcular toda a cena demoraria mais (mais do que demora atualmente :D ) alem do que poderiamos movimentar a camera o quanto quiser que o calculo seria o mesmo, não é?! Ora, uma vez a cena calculada não precisaria de um novo calculo para cada movimento de camera :seila: Bom, não faz muito sentido a engine de qualquer especie, fazer um longo processamento para uma coisa que talvez não sera mostrada ou não é vista em um determinado frame..... Abraços
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Granella, é exatamente isso que eu penso, não faz sentido nenhum... Se alguém souber porfavor ajudem-me!
Não sou grande conhecedor do assunto sobre o processo de render em si (na real não entendo *orra nenhuma.. rss), ou seja o Engine, mas temos que esclarecer algumas coisas sobre essa questão do que faz diferença ou não na cena. Quando se fala em render, temos que ser um pouco mais específicos ao tipo e os efeitos que estão sendo utilizados. Os Renders são View Dependent, ou seja, o que importa é o que está sendo visualizado pela câmera. Então não importa o tamanho total da cena, mas sim o que está no campo de visão. Mas isso só é valido para a geometria. Quando entra o cálculo de GI/Photons a estória e outra, pois neste caso ele não é View Dependent. Nesta situação o GI é calculado para toda a cena, pois os photons refletem por todas as faces dos objetos e isto influencia toda a iluminação. Então o que faz diferença na hora do render, depende muito do que está sendo utilizado na cena, como texturas hi-res, MBlur, volume, etc. Um abraço a todos
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi Mode, tudo bem? Depende de vários fatores, principalmente do método de render que estiver usando. Por exemplo, se for renderizar com o Mental Ray usando Photons, o render não será View Dependent e vai levar em conta toda a cena, mas também, com apenas um cálculo de Photons o render vai saber como fazer a cena toda sem precisar calcular mais nada. Se no mesmo Mental Ray você usar o Final Gather, ele vai depender da vista da câmera para fazer os cálculos (View Dependent), mas vai levar em conta a geometria da cena ao redor, porque depende delas para fazer a cena, só que esse cálculo será feito antes de começar a renderizar a imagem efetivamente. Se estiver no V-Ray e usar Photons, também vai calcular a cena toda de uma vez só, e se usar o Irradiance Map ou o Light Cache, vai depender da vista, calculando antes de cada frame a interação com o GI dos objetos ao redor. Nessa hora vai levar em conta os objetos ao redor. Se for renderizar com o Scanline sem Light Tracer e sem Radiosity, então, só vai levar em consideração o que está na vista. Mas seja como for, se o Max está aberto com a cena na Viewport, vai ocupar um monte de memória com isso, que não é necessário. Então, se é uma cena muito pesada, o melhor é renderizar pela linha de comando, que não vai ter nada aberto, ou pelo menos com o Backburner, para não ter o Max com a cena aberta. Abraços
Olá Andre Vieira. cara como é que se faz para renderizar desta forma que você falou(sem o max aberto) ??? Eu estou renderizando em scanline mesmo.
Ola mode :) tem o tutorial sobre isso, segue o link http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=22011 ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Demon, eu li o tutorial , mas não vi nada para renderizar com o max aberto, eu acho ? desculpe-me mandei renderizar e vi que funcionou :00: :D
Oi gente, tudo bem? Tem duas formas de fazer, uma é pelo Backburner, como explica no tutorial. Basta enviar o Job para o Backburner e não iniciar o render, depois, pode fechar o Max e mandar renderizar pelo Monitor do Backburner. Assim, o Max não estará aberto, mas vai mostrar o Frame Buffer com a imagem renderizando, se não quiser nem isso, pode desabilitar o Frame Buffer nas configurações do max antes de mandar o Job para o Backburner. Agora, a forma mais leve de todas é pela linha de comando, ai não precisa do Backburner, você vai mandar renderizar e definir todos os parâmetros digitando códigos na linha de comando como se fosse em DOS, usando a janela do CMD. Neste caso precisa conhecer bem a sintaxe dos comandos para poder renderizar corretamente e ficar da forma que deseja, você encontra informações sobre isso e sobre a sintaxe dos comandos no Help do Max. Se der uma busca aqui no fórum também vai encontrar um tópico postado pelo Hawf, se não me engano, onde ele explica os principais códigos para renderizar pela linha de comando. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 678

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.