Volume light, como atrvessar vidro?

Por: Silvana  

Em: 18/05/2007 18:18

Eu li uns tutoriais aqui da 3d1, sobre iluminação e efeitos, e vi um tuto que ensina a causar volume na luz, raios de luz, mas ele num causa um efeito de raio quando colidido com vidros, testei numa parede com um furo e funcionou, mas no vidro não, tem algum jeito de rsolver isso? :)
.........Aprender sempre......
Bom não sei se vou dizer besteira mas li um artigo que trata do Mental Ray ... seus vários efeitos etc... Silvana se não me engano existe um grupo de estudos do mental ray. Vou colocar abaixo o link do artigo sobre os estudos feitos por André Luiz Buttignoli Vieira quem sabe ali não aparece o que tu desejas. Abraço grande. Everton Fonseca. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15382
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Silvana Veja se no seu material (vidro) está habilitada a opção Affect Shadows. Isso pode ser a causa deste erro. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi Silvana, tudo bem? No final do tutorial sobre Volume Light aqui do site eu mostro como fazer o Volume com vidros. O problema acontece porque só pode usar luz com sombra Shadow Map no render padrão do Max, e como sombra Shadow Map não reconhece transparência, não vai entender que o vidro é transparente. As duas opções são: Entrar no botão Exclude da luz e excluir o vidro dessa luz, assim, o vidro não será reconhecido pela luz e o Volume vai entrar normalmente como se o vidro não estivesse ali. Ou então, pode selecionar o vidro, clicar com o botão direto sobre ele, escolher Properties (Object Properties no Max 9) e desmarcar a opção Cast Shaodws. Assim, o vidro não vai mais gerar sombra, dessa forma, o Volume Light também vai passar pelo vidro como se ele não estivesse ali. Apenas usando o Mental Ray que você pode usar sombras RayTraced com o Volume Light, neste caso os vidros podem ser reconhecidos perfeitamente pelo Volume e ainda vão filtrar o volume de acordo com a sua densidade, espessura e cor. Abraços
Tentei fazer isso no max 9 e resolveu bem o problema em propriedades> General> Rendering Controls> e desativando renderable. Também deu certo ativando essa opção e desativando algumas das sub-opções, mas com diferenças nos resultados. Vocês são demais, mestres! Abraços.
Oi Macfabiano, tudo bem? Mas não é uma boa idéia, é o mesmo que não ter o vidro no lugar, neste caso é melhor retirar o vidro. Porque desabilitando essa opção, o objeto simplesmente não é renderizado, é como se estivesse em Hide. Agora, se desabilita apenas a opção Cast Shadows, como eu disse, o objeto é renderizado e não emite sombra, fazendo o Volume entrar. Dessa forma, brilhos, reflexos e refrações proporcionadas pelo vidro vão aparecer na cena. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 882

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.