Animação de carros em perseguição? Como faz isso?

Por: Rato5  

Em: 22/05/2007 17:52

Alguém aqui saberia me explicar como é feito uma animação de carros numa estrada, por exemplo uma perseguição, alta velocidade, etc... ?? Sempre tive essa curiosidade! Teria que fazer uma estrada gigante? E como simular a velocidade? Eu vi uma vez aqui um tuto como fazer as rodas girar ao mover o carro. Alguém que ja vez poderia me indicar um tutorial ou dar umas dicas?
Nunca deixe seu computador perceber que você esta com pressa! :(

http://renato-r5.deviantart.com/gallery/
O segredo maior disso, é a composição, cenas gigantescas para serem renderizadas em pcs comuns, são piores que missão impossível. Vc tem que fazer um story board detalhado, de como vai ser a sua animação, e definir principalmente os takes de câmera. Assim vc pode fazer algo que é trqabalhos, mas funciona, vc renderiza os takes por partes, ou seja o que não for aparecer naquele take vc remove da cena. Esse tipo de animação acaba ficando realmente pesada, pois vc vai ter que usar muito motion blur para poder ter esse efeito de velocidade que vc quer. Mas esse efeito de "alta velocidade" é feito na pós. Vc vai ter que renderizar os carros separados do cenário, para poder aumentar o efeito de motion blur na estrada, ou no veículo, isso vai depender do referêncial da câmera. Como eu sempre digo, não existem tutoriais para tudo, vc tem que entender as possibilidades que cada ferramenta te da, e não somente o que elas fazem, isso vc lê no proprio help do max. Agora saber o que vc pode fazer com elas exige acima de tudo criatividade da sua parte. É por isso que esse é um trabalho artistico e isso é o que diferência um profissional do outro.
eu nunca fiz mas creio que deve ser feita uma pista pra cada close. nunca modelei carros (quero aprender :D) e muito menos fiz animações de corrida mas acho que eles (acho, melhor esperar outra resposta :D) nao montam uma pista inteira a nao ser que seja muito grande. abraços
nem vi que ja tinham postado XD abraços
Rato5, se for fazer tudo em CG (cenarios e tudo mais) é exatamente com o tiagodmed descreveu acima. A chave pra fazer dessa for é o planegamento da cenas, ter story board de todas as tomdas e etc. Outra forma de fazer (mais comum no cinema) é gravar a estrava real (live action) usar um software de tracking (para pode ter a camera usada na gravacao Live action no 3d ) e animar e renderizar os carros em 3d. Mas tem que ser finalizado em composicao. Dois otimos exemplos desse tipo de cena são os filmes "Bad boys 2" , quem tem uma cena de uma ferrari , alias é a melhor cena de carro que já ví até hoje ( no dvd duplo do filme tem um otimo making of sobre essa cena) e o Matrix Reloaded, com varios carros caminhoes e etc em 3d. Vlw !!!
Um outro recurso muito usado tb... falando ainda em CG, é a utilização de matte painting 3d. Mas ai é a conversa é outra e o sistema é bem diferente do 3d convencional. Eu tenho um vídeo com uma cena de acidente, que esta muito perfeita e é toda em cg. E é claro, para os incrédulos, sempre existem um wireframe, hehehehe. O artista que fez essa cena se chama Julien Vanhoenacker, eis o portfólio dele, o cara é fod...: http://www.omind.net/ Quem tiver um tempinho, de uma olhada em um vídeo que tem no site dele de um tornado destruindo uma casa, :00: :00: :00:
Eu já fiz, pro programa a grande familia o taxi (Santana) bater no Monza. Tudo composição, gravamos os carros freando separados, depois fiz uma warp em composiçào e coloquei o vidro e os detalhes quebrando em 3d, parachoque, vidro, laternas etc. Foi divertido fazer, nem deu muiiitto trabalho assim nao, senao me engano fiz no combuistion ou after, nao me lembro, tem tempo...hehehe vlw !
Legal Tiago, eu imaginei que fosse por partes mesmo. Eu tinha essa duvida porque sempre vejo muuuitos tutoriais de como modelar carros mas nenhum de como anima-los. Ainda to muito no inicio mas é algo que vou começar a pensar direitinho quem sabe de certo né? Valeuu!!
Nunca deixe seu computador perceber que você esta com pressa! :(

http://renato-r5.deviantart.com/gallery/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 484

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.