suavização de malha - modelagem de carro

Por: GustavoMetz  

Em: 29/06/2007 01:45

iae pessoal, seguinte, to modelando meu segundo carro, mas assim como o primeiro a malha ainda não ta das melhores, mas ja melhorou bastante, o primeiro renderizei com o interations do meshsmooth em 3 e o smoothnes em 1, porém fica com muitos poligonos, não cheguei a olhar a quantidade final, mas deve ter ficado entre uns 600.000 poligonos, achei esse numero meio absurso, venho aqui para perguntar se isso é "normal" para um carro, (em primero plano é claro) pergunto aqui pq sei que tem um bom pessoal que ja modelou carros, qual a quantidade que fica em média? to abusando na suavização? abraço ae! falow
http://www.gustavometz.com.br
Olá, GutoM! Olha, com certeza o número de polígonos está absurdo! Não me deparei com nenhum caso que fosse preciso usar 3 no interations do Meshsmooth, é desnecessário! Se vc seguir corretamente um padrão, vc já poderá ir dando uma forma mais firme no seu modelo, sendo que apenas 1 no interations já estaria satisfatório! Sobre a quantidade de polígonos, isso varia! No caso de um carro que contém grandes partes retas, isso já economiza bastante polígonos! Procura usar chanfres na partes que necessitam de mais rigidez, pois sabendo usar essa ferramenta vai ver que não necessita tanto do Meshsmooth a não ser para deixar a malha "lisa"!
ol guto, e Edson, tenhu uma duvida tambe, não seria melhor usar o turbo smooth?? ele´não é mais leve qeu o mesh? e bem mais facil de mexe tb(na minha opnião) qual a diferença dos dois?? abraço, a guto, esse tanto de poligono é normal, meu challenger tinha 800.000 kkkkk melhor dizendo tem ainda...kkkkkk flw abraço!!!
Edson: ix intão eu não to no caminho dos mais certos, no 1 ele fica todo torto, no 2 fica bom porem alguns cantinhos ficam estranhos, mas vou dar uma olhada aqui, valeu pela ajuda. iae comino197! valeu pela resposta... esse turbo smooth ae eu n gosto, ele pode ser mais leve pra trabalhar na viewport, mas nela eu desativo tudo, só suavizo no render mesmo, se um vertice tiver um milimetro fora do lugar ja da uma mancha preta, seila, fico com o meshsmooth huaeu fica a pergunta pros outros tb, meshsmooth ou turbosmooth? falow
Olá, galera! Aqui nesse link tem uma matéria que fala sobre o meshsmooth e o turbosmooth! GutoM, é justamente como te falei, depende da modelagem! Posta um wire da produção para podermos falar melhor sobre o modelo! comino197, isso vai de modelo a modelo, pois já fiz testes com modelos orgânicos onde o meshsmooth suavizou a malha sem aumentar o número de polígonos, ao contrário do turbosmooth!
conforme o André disse uma vez!! vc num deve usar o mesh smooth ou turbo smooth para corrigir erro de modelagem!! vc deve tentar modelar o melhor possivel com poucos poligonos!! tenta arruma a malha em lowpoly é mais facil que com muitos poligonos!!e depois dar uma suavizada pra tirar o efeito quadrado!! rsrsrs
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
É normal sim Guto. Vc esta fazendo um modelo Hipoly, e não lowpoly pra jogo. Se vc quiser fazer um carro (ou qualquer outra coisa) detalhado, não há magica, tem que segmentar e com isso aumentar a quantidade de polys. Eu não sou o melhor exemplo pra isto, mas eu costumo detalhar muito meus carros (não por opção, quase sempre é requisitado). Com 2it uns deles vão pra mais de 2.000.000 de polys. Se contabilizar as rodas (que pesam mais que o carro) passa dos 6 milhões. O que cabe a vc fazer é modelar pensando em como vc vai trabalhar em cima. Por exemplo: Se for um carro em que vc vá fazer uma animação, ou tirar alguns renders dele inteiro numa cena grande, sem muitos closes. Cabe vc segmentar - as curvas principalmente - de modo que com 1it ja fique plausível. Agora, se vc for mirar em detalhes, closes ups e coisas do tipo. Vc ja deve trabalhar em 2it. Mas recomendo parar por ai, pq 3it é apelação na maioria das vezes.
LGA design Contato: [email][email protected][/email]
Edson: vou postar sim, mas depois que tiver mais prontinho, ainda faltam os parachoques, é que eu estou criando o design do carro, sem referencia nenhuma, por isso ta meio ruim de fazer, mas assim que der posto pra vcs darem umas dicas de como posso melhorar. Rogério Bastos, mas em carro isso é impossivel eu acho, só se eu tiver modelando MUITO errado, tem muito detalhezinho redondo e tudo mais, se for fazer a mão tudo, vai mais de mes pra modelar uma parte do carro, mas a minha inexperiencia ta ajudando tbm para aumentar o nivel dos poligonos, mas com o tempo espero melhorar, valeu pelo comentario! LGAdesign, menor mal, achei que eu estivesse pirando, mas como falei, minha malha não ta das melhores ainda, coloquei em 2 e fiz um teste, ta bem melhor que o meu outro carro, mas ainda preciso colocar 3, e estou fazendo só para estudar modelagem, materiais e iluminação, por isso to fazendo o mais detalhado possivel, só um comentario pra ti cara, o dia que eu chegar aos pés da tua bmw que ta na galeria, eu ja posso morre feliz hauehuahu DEMAISSSSS aqele carro, fico sem palavras pra descrever ela, PARABENS! valeu pela ajuda rapaziada.... abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 736

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.