Como faço pra suavizar essa forma? Deixa-la mais arredondada

Por: hugaozao  

Em: 30/06/2007 14:27

Galera, crei essa forma no Autocad e importei para o max, mas ela chegou cheia de quinas, e eu queria uma forma arredondada, mais organica.... Ela está como editable mesh, o que devo fazer para arrumar isso?
...Vivendo e aprendendo...
Aplica um turbosmoth... você pode controlar a atuação deste modificador adicionando mais arestas ao objeto. O valor de iterations define o grau de subdivisão da malha. Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
apliquei o modificador e o resultado foi totalmente fora do que eu queria. Olha como ficou.... Estou modelando esta chaise, gostaria das curvas dessa maneira que estão na foto orginal.
Aí é que tá... você precisa aprender a "domar" a malha. Sugiro que você converta para editable poly. Não é só aplicar o turbosmooth... Dá uma olhadinha nos tutoriais da 3d1 sobre modelagem!! http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13222 abraço
Só pra exemplificar: Imagem 1 Seu objeto é + ou - assim... Imagem 2 Após converter para editable poly e aplicar o turbosmooth, ele ficará com esse aspecto Imagem 3 Você deve então através das ferramentas apropriadas, criar mais arestas no modelo, ou seja, aumentar a segmentação, nos pontos onde quer controlar a suavização. Imagem 4 Daí ao aplicar o turbosmooth você terá um modelo suavizado, porém com quinas que respeitam a forma original do objeto Espero ter ajudado. Os tutoriais daqui da 3d1 vão te mostrar quais as ferramentas que você deve usar para trabalhar com modelagem poly. Abraço!
Muito obrigado Tirmey, vou estudar aqui e posto a imagem depois pra você ver! Valeu mesmo pela ajuda!
De nada hugozao! Bons estudos!
eu devo ser muito burro mesmo, vc me deu tudo mastigado aqui e eu não consegui até agora! Olhei os tutoriais e tudo mais só que não consigo controlar o modificardo!
Oh, hugaozao... que é isso cara! Não se aprende isso da primeira vez não! Quebrei muito a cabeça pra começar a entender esses conceitos.... Você criou as arestas? usou o chamfer? Eu particularmente prefiro escolher uma aresta , usar o ring para selecionar todas arestas paralelas à que você escolheu, e aí eu uso o connect (utilizando o botão com uma janelinha, ao lado do botão escrito connect, no menu editable poly), que irá criar "n" arestas perpendiculares às arestas selecionadas com o ring. O ideal é criar somente duas. Estas duas arestas serão criadas, por default à uma distância X. Daí você precisará afastar estas duas arestas criadas, de forma que elas se aproximem das extremidades do objeto. Isso você faz alterando o "pinch" (um dos atributos da janela connect). quanto maior o pinch, maior a distância entre elas. O objetivo é criar arestas bem próximas às quinas. Assim, nessas áreas será menos intensa a atuação do turbosmooth. Pra testar, cria um box com um segmento em cada dimensão. Transforma em editable poly e tasca o turbosmooth. Veja o efieto com valor de iterations 1, 2 e 3. Agora, utilizando a técnica que eu descrevi, crie arestas próximas às quinas nas 3 dimensões. Aplique novamente o modificador e veja a diferença. Esse conceito você vai aplicar para todo e qualquer modelo poly (me corrigam se falei besteira!). Daí você nunca mais vai usar boolean por exemplo, porque vai conseguir criar formas complexas a partir de boxes, planes, etc. Espero ter ajudado mais uma vez... Mas faça isso: teste o turbosmooth em um box primeiro. E não desanima não!! Ninguém nasce sabendo isso. Abração!
Oi Hugo, tudo bem? A explicação do Tirmey foi perfeita, a forma de controlar a atuação do Mesh Smooth sobre a malha é criando Edges, que o Tirmey está chamando de "aresta" nas suas mensagens. Essas Edges vão ajudar a "segurar" o arredondamento do Mesh Smooth como ele explicou. Você pode ler estes 3 tutoriais aqui do site que também explicam como controlar o Mesh Smooth sobre a malha. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=22738 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14662 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 722

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.