E ai cara blz, bom seguinte qualquer material, seja vídeo (beta, mini DV, hdv, hd...) seja película (a película ainda precisa passar pelo telecine, de maneira resumida, revelar o filme e digitalizar), tem que ser editado e finalizado em softwares específicos para vídeo, como já falaram photoshop é um editor de fotos.
Bom softwares pra vídeo como já falaram existem vários e para os mais variados fins. Aqui no Brasil o software mais usado na área de publicidade é o After Effects e o premiere. Premiere para fazer a edição do vídeo e o after para fazer a pós edição, ou seja o material é todo cortado, as cenas montadas e ai então o material é importado no after para se fazer a pós.
O pessoal que usa 3d max para animações gosta muito de trabalhar com o combustion pela interação que ele tem com o max, mas de maneira resumida combustion e after servem para a mesma coisa.
Um outro software de pós que eu particularmente simpatizo muito e pretendo estudá-lo a fundo é o Fusion.
Existem outros softwares que na verdade além do software necessitam tb de hardwares específicos, portanto não rodam em pc, que são os softwares como o Inferno, Flint, Smoke, Flame. Não tenho muitas informações sobre esses programas pois nunca nem vi um deles, sei que o inferno é muito usado para se trabalhar com película. O thundro tem mais conhecimentos sobre esses programas.
Bom agora vamos falar então sobre a interação de 3d com vídeo.
Para fazer essa interação é necessários softwares "intermediários", que são softwares para "trakear" os movimentos, ou capturar os movimentos do vídeo e usar no 3d, o movimento mais necessário é o da câmera. Pois o mesmo movimento de câmera que se tem no vídeo tem que ter no 3d.
Se o ator tiver que interagir com objetos ou atores virtuais ai é necessário além de trakear os movimentos da câmera, trakear tb os movimentos do ator.
Mas para tudo isso funcionar tem que existir um bom planejamento e estudo das cenas antes. Não é simplesmente gravar e tentar arrumar depois. Isso não funciona.
É pra essas horas que um bom roteiro e um story board por mais simples que sejam os desenhos (como diz um amigo, meus João Palito sempre quebram o galho), sempre ajudam.
Os softwares mais conhecidos para trakear vídeo são o Boujou ( http://www.2d3.com/ ), PFTrack ( http://www.thepixelfarm.co.uk/ ) entre outros, além desses eu conheço mais 2, só que infelizmente me deu um branco aqui, hehehe.
Esse foi um material que produzi na outra produtora que trabalhei. Os atores foram gravados em croma (o material foi rodado em HDV) e o cenário é 3d. Foi usado premiere, after effects, pftrack, 3d max e lightwave. Bom tb foi usado photoshop, pq a assinatura do vt é toda em matte painting, pois a loja ainda não estava pronta, então tive que "construir" a fachada deles.