render de qualidade?

Por: Abilio  

Em: 04/07/2007 18:06

ola galera. no " final Gather " ,tem muita diferença de qualidade na imagem final ,,,renderizar a cena com o "preset : medium" em relação ao "preset : HIGH ou VERY HIGH " ? o tempo de render diminui muito quando se usa o "preset : medium ".por isso penso em usalo caso não estrague minhas imagens. e em relação ao GI e o CAUSTICS (do Mental Ray ) ? tem muita diferença usar poucas quantidades em relação a numeros maiores ? outra coisa : estava renderando com muita qualidade e o "Mental Ray" exibiu uma janela cheia de erros (emissão de photons,ou alguma coisa parecida):o que significa estes erros ?estragam a imagem final ?como corrigi-los ? mais uma pergunta : minha maquina estava renderando a mais de uma hora e saiu um cheiro de queimado , Tem risco de a maquina queimar com um render muito longo ? alguem ja viu acontecer isso ? obrigado BILO
Então você quer saber como usar o mental ray por completo, não são simples perguntas, ai é melhor comprar o vídeo curso aqui do site, eu aprendi por ele. Não é bom usar presets, porque sempre desperdiçam tempo de render, usar o High então, não tem condição. Sabendo configurar os recursos você ajusta para ter a melhor qualidade com o menor tempo de render, isso varia de cena para cena e precisa saber o que faz cada valor para ajustar de acordo com a cena. O mesmo vale para caustis e para os outros efeitos que ele faz. Os erros que aparecem é porque a cena não está configurada certa, setup de luzes, de materiais e do próprio render. E queimar máquina porque ficou renderizando é lenda urbana heim!!!! Não existe isso!!!! Se queimar foi por outro problema, ou porque está tudo ferrado ou porque o cooler está ruim, mas não porque ficou renderizando.
"supermax" disse: Então você quer saber como usar o mental ray por completo, não são simples perguntas, ai é melhor comprar o vídeo curso aqui do site, eu aprendi por ele. Não é bom usar presets, porque sempre desperdiçam tempo de render, usar o High então, não tem condição. Sabendo configurar os recursos você ajusta para ter a melhor qualidade com o menor tempo de render, isso varia de cena para cena e precisa saber o que faz cada valor para ajustar de acordo com a cena. O mesmo vale para caustis e para os outros efeitos que ele faz. Os erros que aparecem é porque a cena não está configurada certa, setup de luzes, de materiais e do próprio render. E queimar máquina porque ficou renderizando é lenda urbana heim!!!! Não existe isso!!!! Se queimar foi por outro problema, ou porque está tudo ferrado ou porque o cooler está ruim, mas não porque ficou renderizando.
ja sei usar o mental ray,mas que é ruim usar os presets eu não sabia. obrigado pela resposta no caso dos erros que eu disse ,se eu não corrigi-los ,vai estragar minhas imagens ? ate
Se você sabe usar o mental ray, não era para dar estes erros, porque eles só aparecem quando a pessoa não sabe usar. Depois que aprende, nunca mais aparecem estas mensagens de erro. Além de poder dar defeito na cena, o tempo de render será muito mais alto, porque o mental ray está emitindo um monte de photons e depois tem que jogar fora porque a cena não está configurada certa. Quando aparece um erro desse, o tempo de render já dobra.
Desculpe Abilio, mas pelas suas dúvidas acho que você não conhece tão bem o Mental Ray quanto pensa... Se conhecesse bem este renderizador, saberia que cada cena exige uma configuração diferente e que os presets só são utilizados por iniciantes, pelos motivos já expostos pelo supermax... Dá uma olhadinha nos tutoriais do fórum e no grupo de estudos do mental ray... Tem muito material bom pra consulta! Abs... :lol:
"tirmey" disse: Desculpe Abilio, mas pelas suas dúvidas acho que você não conhece tão bem o Mental Ray quanto pensa... Se conhecesse bem este renderizador, saberia que cada cena exige uma configuração diferente e que os presets só são utilizados por iniciantes, pelos motivos já expostos pelo supermax... Dá uma olhadinha nos tutoriais do fórum e no grupo de estudos do mental ray... Tem muito material bom pra consulta! Abs... :lol:
veja bem,sou iniciante,admito. eu li o "user reference" do proprio programa,os tutos daqui do site e mais algos por ai . deu pra ter uma noção geral(quis dizer isto),mas estou começando agora... se tiver sugestão de materiais gratuitos (principalmente em portugues)agradeço. obrigado BILO
hehehe!!! Fica frio cara! É melhor dizer que está bem cru, que aí as dicas que a galera te passam vão ser bem mais úteis do que se você disser já ser expert em mental ray. Acho que antes de pensar em materiais para mental ray você deve se preocupar em dominar aspectos mais gerais do Render. Você pode ter uma boa noção sobre esses aspectos nos tutoriais aqui do fórum, e no grupo de estudos, como eu falei anteriormente. Você pode trabalhar no MR perfeitamente usando os materiais do Max. Aqui no site existem shaders para serem usados com material mental ray... agora, materiais prontos pro Mray eu não sei mesmo... E nem recomendo porque se você não souber configurar os shaders do material mental ray, de nada vai te adiantar baixar um material, já que não vai saber configurá-lo para sua cena especificamente. Abraço!
Olá Abilio, tudo bem? Material de Mental Ray já é complicado achar, em português então, é raridade. Se você deseja um bom material em português, você deveria adquirir o Vídeo Curso de Mental Ray da 3D1 que possui todas as informações para você começar a se especializar em Mental Ray. Todos os leitores que adquiriram este Vídeo Curso aprenderam como usar o Mental Ray e sempre elogiam este curso. Eu também adquiri e sempre o indico, porque o material é de primeira qualidade.
Sergio Feitosa
Oi Abílio, tudo bem? Os Presets são configurações definidas previamente para ficar bom sem ter que configurar nada, então, tudo é configurado de forma mais exagerada para dar certo de qualquer forma, então, sempre acaba levando muito mais tempo de render do que poderia levar se configurasse a cena detalhadamente, ajustando cada recurso para as necessidades dessa cena especificamente, entende? Usar o Preset Draft para os testes é ótimo, porque renderiza rápido e é só para preview mesmo, mas as configurações do render final devem ser feitas com cuidado, sabendo o que cada parâmetros faz e ajustando para ficar correto, nos tutoriais de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico essa parte e é um bom começo. Primeiro precisa configurar os Photons, depois que o mapa de Photons estiver adequado, fica fácil de configurar o Final Gather e obter um baixo tempo de render. Faça um teste na sua cena renderizando apenas os Photons, desliga o Final Gather, se aparecer as mensagens de erro, então, realmente os Photons estão refletindo e se perdendo no espaço ou então os materiais estão errados, com materiais puros do Mental Ray sem controle de Photons. Sobre Caustics, os valores usados dependem do tamanho dos objetos na sua cena, numa cena pode usar valores pequenos e em outra cena usar valores bem maiores, depende de cada situação, isso vale também para os Photons do GI. Sobre queimar algo na máquina quando fica renderizando muito tempo, é importante ter uma boa refrigeração na máquina ou trabalhar com a tampa aberta, o importante para o PC é refrigeração, se tiver refrigeração adequada, pode ligar e não desligar nunca mais. Quando pega uma CPU e coloca nessas escrivaninhas que tem o lugar para a CPU, é o fim da picada, porque as entradas lateriais que tem em praticamente todos os gabinetes, ficam obstruidas, precisa ter bons collers neste caso. Também não é bom computador com OverClock, a não ser que todo o resto seja dimensionado para aguentar isso na boa, porque durante o processo de render a CPU pode ficar o tempo todo no máximo, com OverClock vai exigir mais do que o sistema foi projetado para aturar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 433

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.