Quarteto Fantastico Efeitos

Por: alvesdeazevedo  

Em: 06/07/2007 11:26

POw,, alguem sabe quais softwares utilizados para os efeitos do filme? Sao fantasticos, mesmo conhecendo algo no 3d max, nao tenho a menor ideia de como fizeram... as tomadas onde a visao e aerea e apareceo buraco enorme no meio da cidade.. incrivel kra..!.. O devorador de mundos tb ta fenomenal.. acredito que tenham usado algum plugin voltado para particulas... .. um grande abraco!
A maioria dos efeitos especiais em filmes são feitos por softs proprietários, não pelos softs que pobres mortais como nós usamos, quando são softs disponíveis no mercado, então, são muito modificados pelo departamento de desenvolvimento dos estúdios. Até em estúdios menores, como os de Games, eles usam programas totalmente modificados ou softs proprietários. A Blizzard usa o 3ds max, mas se você olhar para a tela com o Max deles aberto, nem parece que é o 3ds max.
Múcio
"mucio" disse: Até em estúdios menores, como os de Games... ...A Blizzard usa o 3ds max...
Cara espero que vc não tenha se referido a Blizzard quando falou pequeno, hehehehe, os caras são mega grande. rsrsrsrs Bom mas falando sério vc esta certo mucio, esse tipo de coisa não esta disponível para nos mortais, bom na verdade não tudo. Pq existem muitas tecnologias que estão a venda sim, o problema disso é o custo. A pouco tempo o Thundro estava falando que a globo comprou aquele sistema usado no piratas do caribe pra trakear o rosto dos atores e aplicar nos rostos em 3d. Então como vcs podem ver a tecnologia esta disponível a questão é, quem pode pagar por ela, hehehe, novamente voltamos a questão dos "pobres" mortais, hehehehehe. Quanto a determinadas cenas realmente complexas de cidades fantasiosas e gigantescas ou cenários magníficos que o pessoal que trabalha com 3d olha e diz, nossa como eles renderizaram aquilo, meu deus é muito grande... bom é simples, eles não renderizaram, primeiro lugar pq não era 3d, e se era a técnica usada é diferente. E essa maravilhosa técnica que é usada desde os primordios do cinema chama-se matte painting. Atualmente usase 2 técnicas de matte painting, o 2d e o 3d. De maneira resumida (pq esse assunto é realmente extenço) esses cenários maravilhosos são pinturas ou montagens fotográficas com pinturas feitas em softwares como photoshop e montados depois em camadas separadas em sóftwares de vídeo. Se alguém quiser saber mais sobre o assunto é só dar uma olhada no grupo de estudos de matte painting. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17634
Valeu pelas informações Tiago. Eu não quis dizer que a Blizzard é pequena, eles são enormes, eu quis comparar com a estrutura de cinema, que eu imagino ser bem maior. Concordo com tudo que você falou, matte paint é muito importante paisagens são sempre feitas assim, eu vi o seu tópico sobre matte paint e gostei muito, principalmente da cachoeira. Legal saber sobre a Globo ter comprado esse sistema de tracking, quem tem dinheiro faz o que quiser em CG. :) A empresa do Thunndro tem um Inferno lá, só com um desse eu fazia a vida. :) :) :)
Múcio
Oi Alves, tudo bem? Realmente muitos programas destes estúdios hollywoodianos são softs proprietários, desenvolvidos por eles e para eles. Quando é um soft disponível no mercado, ele é muito modificado pelo departamento de desenvolvimento destes estúdios, para adequar ao workflow deles. Não é a mesma coisa que nós, pobres mortais, fazemos aqui. Não tem nem comparação. Como o Tiago disse, depois que estes recursos são criados, alguns são vendidos comercialmente ou implantados em softwares 3D, mas são recursos caros, não é qualquer um que tem acesso no começo, só depois que vira varejo. Muita coisa linda pode ser feita no Max e nos outros softs 3D do mercado, muitos efeitos dos filmes X-Man foram feitos com o 3ds max e ficaram ótimos. Mas normalmente desenvolvem plug-ins, scripts e tudo mais para fazer exatamente da forma que eles querem. Para efeitos complexos, as vezes são criados softs só para fazer aquilo. Agora, a cena da imagem aérea que você disse, eu não vi o filme mas com certeza é matte paint, nem tudo é feito em 3D. Quando tem cenários fantásticos assim, paisagens, imagens aéreas e tal, normalmente é feito com matte paint, que é o mesmo que composição de imagens. Abraços
Não querendo ser chato e já sendo, muitas empresas de efeitos ainda usam maquetes, que geralmente são integradas com os matte paintings. Eles levam muito em conta, na hora de escolher qual metodo usar, os custos.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
"mucio"] Até em estúdios menores, como os de Games... ...A Blizzard usa o 3ds max...[/quote:dee8d72737 disse: Cara espero que vc não tenha se referido a Blizzard quando falou pequeno, hehehehe, os caras são mega grande. rsrsrsrs Bom mas falando sério vc esta certo mucio, esse tipo de coisa não esta disponível para nos mortais, bom na verdade não tudo. Pq existem muitas tecnologias que estão a venda sim, o problema disso é o custo. A pouco tempo o Thundro estava falando que a globo comprou aquele sistema usado no piratas do caribe pra trakear o rosto dos atores e aplicar nos rostos em 3d. Então como vcs podem ver a tecnologia esta disponível a questão é, quem pode pagar por ela, hehehe, novamente voltamos a questão dos "pobres" mortais, hehehehehe. Quanto a determinadas cenas realmente complexas de cidades fantasiosas e gigantescas ou cenários magníficos que o pessoal que trabalha com 3d olha e diz, nossa como eles renderizaram aquilo, meu deus é muito grande... bom é simples, eles não renderizaram, primeiro lugar pq não era 3d, e se era a técnica usada é diferente. E essa maravilhosa técnica que é usada desde os primordios do cinema chama-se matte painting. Atualmente usase 2 técnicas de matte painting, o 2d e o 3d. De maneira resumida (pq esse assunto é realmente extenço) esses cenários maravilhosos são pinturas ou montagens fotográficas com pinturas feitas em softwares como photoshop e montados depois em camadas separadas em sóftwares de vídeo. Se alguém quiser saber mais sobre o assunto é só dar uma olhada no grupo de estudos de matte painting. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17634
Na verdade, não compramos não, eu fiz com o MatchMover mesmo, mas só o movimento da cabeça, a expressão facila fizemos com morph mesmo, na muheca...hehee To ainda numa guerra com a CGCOM pra poder psotar alguma coisa aqui pra vcs. O ideal para fazer MOCAP (Motion Capture) facial er ao Face Robot da Avid/Softimage que custa 70 mil dolares... vlw !!!
"Andre Vieira" disse: Oi Alves, tudo bem? Realmente muitos programas destes estúdios hollywoodianos são softs proprietários, desenvolvidos por eles e para eles. Quando é um soft disponível no mercado, ele é muito modificado pelo departamento de desenvolvimento destes estúdios, para adequar ao workflow deles. Não é a mesma coisa que nós, pobres mortais, fazemos aqui. Não tem nem comparação. Como o Tiago disse, depois que estes recursos são criados, alguns são vendidos comercialmente ou implantados em softwares 3D, mas são recursos caros, não é qualquer um que tem acesso no começo, só depois que vira varejo. Muita coisa linda pode ser feita no Max e nos outros softs 3D do mercado, muitos efeitos dos filmes X-Man foram feitos com o 3ds max e ficaram ótimos. Mas normalmente desenvolvem plug-ins, scripts e tudo mais para fazer exatamente da forma que eles querem. Para efeitos complexos, as vezes são criados softs só para fazer aquilo. Agora, a cena da imagem aérea que você disse, eu não vi o filme mas com certeza é matte paint, nem tudo é feito em 3D. Quando tem cenários fantásticos assim, paisagens, imagens aéreas e tal, normalmente é feito com matte paint, que é o mesmo que composição de imagens. Abraços
Andrezão tudo ceto meu chapa ? Cara, a Imageworks (spiderman) e a Digital Domain (Dia depois de Amanha) fizeram sim a cidade de nova iorque toda em CG, são malucos, mas o predios mais longe da camera são "plaquinhas" mapeadas com predios em 3d. Uma otima refernecia pra isso é o dvd de making of do filme "O dia depois de amanha" que explica bem detalhadamente como eles fizeram as cenas de cidade em 3d. Vlw !!!
legal esse lance dos filmes, tava vendo que o 300 foi quase totalmente filmado com chroma key em estudio, olhando a filmagem a gente nunca imagina que pode virar um filme, o trabalho sobre a imagem original é enorme, composição de cenarios, iluminação, coisa de maluco. o bom do max e outros softwares da área é a capacidade de expansão, como o andre e outros comentaram o povo pega o max tira toda a carenagem e faz um tuning total hehe, porque com o maxscript vc extende totalmente as funcionalidades do software, criando novas funções pra fazer o que precisa. o granella aqui que manja demais desse troço pode falar disso com mais propriedade abraçã proces, viva o max :joiad:
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Thunndrão, tudo bem? Eu fiquei sabendo na época sobre isso, achei maravilhoso, porque as duas cidades ficaram lindas e perfeitas. Imagine as máquinas e o renderfarm deles para fazer isso, né? :) :) Inclusive, fiquei sabendo na época que vários efeitos foram feitos com o 3ds max no (Dia depois de Amanhã), parece que usaram o Thinking Particles da Cebas em vários efeitos. Você sabe algo sobre isso? Eu não vi o DVD do filme com o making of, só vi no cinema. Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 892

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.