Erro - Energy Multiplier e Physical light (Mental ray 3.5)

Por: Aquilesbp  

Em: 31/07/2007 01:41

oi pessoal Estou com um problema no mental ray... quando ativo a opção de GI, só consigo ver os photons elevando o Energy de 1 para 200.....Isso já aconteceu com alguem? o que faço pra arrumar isso? é problemas nas unidades do max? mais uma coisa....é errado usar o physical light (physics) com o final gather habilitado?? agradeço a ajuda
provavelmente vc tem poucos photons na cena e/ou eles necessitam de mais rebatimentos nas reflexões.... qdo vc aumenta o energy vc aumenta a intensidade dos photons qdo ele são emitidos e gradualmente eles vão perdendo energia até o fim das rebatidas, então qto maior a intensidade inicial, maior será a intensidade na ultima rebatida.... se vc tiver uma cena em q só tem uma luz para um ambiente grande, se usar poucos photons irá acontecer o q vc descreveu..... se em vez de aumentar o energy, vc diminuisse o decay aconteceria a mesma coisa, pois o decay controla o qto de intensidade os photons perdem a cada rebatida.... agora no seu caso, como disse antes, o problema é provavelmente falta de photons de qte de reflexões (trace depth)...tente aumentá-los e depois comente o resultado.... se possivel poste uma screen da cena....
Abração Té+
dae leandrom blza? então cara... na verdade esqueci de postar que o problema é que isso nao acontecia antes...geralmente 1 no energy era padrão (mesma intensidade) em todas as minhas cenas... de repente com uma cena do mesmo tamanho das outras (em centimetros), acontece isso...queria saber se isso eh um bug no mental ray ou apenas erro na configuração dos units. valeu
apesar do max trabalhar bem em unidades metricas, ele foi feito para medidas genéricas e o mental ray é default para isso..... qdo vc trabalha com unidades métricas, vc configura o mesmo da mesma maneira q nas unidades padrão, mas provavelmente usará mais photons entre outras configurações.... qdo vc começa a iluminar a cena, é importante vc configurar bem o mapa de photons e saber como está o preenchimento do mesmo....então como passos, é legal vc deixar o raio e os samples baixos e ir aumentando a quantidade até q preencha boa parte da cena...depois vc aumenta os samples e raio conforme a necessidade de tempo/qualidade do render e configura o energy e decay..... para o FG o procedimento é parecido e geralmente usamos o valor do raio parecido com o valor do raio dos photons.... um bom conteudo q recomendo é o curso de mr do andré daqui da 3d1....ele é mto bom mesmo.....e tb de uma vasculhada nos tópicos e grupos de estudo do mr q vc aprenderá mto....,
Abração Té+
Oi Aquiles, tudo bem? Bug no Mental Ray não é com certeza absoluta, porque só existem 3 bugs conhecidos no Mental Ray e são tão específicos que você não percebe nem em cinema. Pode ser Bug do Max 9, que é um Bug ambulante, mas não do Mental Ray. As unidades da cena podem influenciar muito no resultado das configurações, dependendo a combinação de unidades que escolher no Display e no System Units, o Mental Ray vai parar de funcionar direito, nunca vai conseguir suavizar os Photons. Por isso é muito arriscado trocar as unidades internas do Max (System), e é ignorância trocar apenas o Display, porque ai você está sendo enganado pelo programa e não está nem percebendo. Porque se você muda para metros no Display, o Max continua tratanto cada unidade como uma polegada, então, a pessoa acha que está trabalhando em escala real usando metros, mas cada metro vai ter apenas 2.54 centímetros. Essa questão de unidades é bravo, eu acho a coisa mais simples do mundo, porque está na cara, mas por incrível que pareça, raramente alguém percebe isso mesmo quando a gente fala e explica, parece até brincadeira, mas é sério. Supondo-se que a sua cena está com uma combinação de unidades que não danifiquem o funcionamento do Mental Ray ou está com o sistema de unidades padrão, independente do tamanho dos objetos, estando em escala real ou não, você sempre vai conseguir solucionar a iluminação normalmente, o que muda são os valores usados, mas sempre de forma proporcional e não exageado com 200 no Energy, porque é um valor absurdo. Se está usando o Shader Physical Light, então, é isso, use apenas as luzes normais até ter bastante prática com o Mental Ray, só depois deve se aventurar com Shaders, porque essa é a parte mais difícil, o importante é dominar bem os recursos de Photons e FG, para não ter estes problemas básicos de configuração, depois vai ficar fácil para testar o Physical Light. Se não estiver usando o Physical Light, veja se está usando luzes Photometrics, neste caso precisa estar em escala real corretamente ou então modificar o Intensity da luz para se adequar a cena, pode ficar muito claro na Viewport e bem mais escuro no render, devido a diferença de escala, então aumente a intensidade e deixe estourar na Viewport, porque o que importa é o render, você pode teclar crtl+L para a viewport ficar com as luzes de serviço. Sobre o Shader Physical Light, você pode usar ele perfeitamente com Final Gather apenas, com Photons apenas e com Photons e Final Gather, porque não muda nada, é apenas uma forma diferente de tratar a luz, mas continua sendo luz igual as outras. A diferença está no Decay da luz, que é real e precisa estar em escala real ou modificar a intensidade da luz como acontece com as Photometrics. Abraços
dae LeandroM blza agradeço pelas dicas mas nao era bem essa a minha dificuldade...valeu ae André blza? então...na verdade estava usando o shader psysical light para ter uma visualização melhor dos photons (usando o preto) não sabia como ele realmente atuava na luz...e acho que era esse o problema, pois teve um momento que nao consegui mais usá-lo. Sobre a escala, modifiquei o "System" para centímetros. Eu nunca mexi nas unidades do Display, isso pode me trazer problemas? Devo voltar a opção para Inches? valeu
Oi Aquiles, tudo bem? Você está no caminho certo, centímetros é a unidade no sisema métrico que fica mais próxima do "mundo padrão" do 3ds max, que é em polegadas. Se colocou no System que uma unidade no Max mede 1 centímetro, é uma boa forma de trabalhar em escala real no sistema métrico, apesar de estar modificando o sistema de unidades do Max, o que não é recomendado. Mas a taxa de erro é menor do que se mudar para metros. Usando dessa forma vai ser necessário aplicar valores diferentes nos parâmetros do que aplicaria trabalhando no tamanho padrão de mundo do Max e os valores que vêm configurados por padrão não servem, tem que mudar, o que é um certo problema. Mas para quem deseja trabalhar em escala real, este problema vai ser necessário passar para sempre, porque o Max não modifica os valores padrões que vêm nos parâmetros quando você troca de unidade. Essa é uma das coisas que eu tento explicar e nunca consigo, porque é raro alguém entender logo de cara esse esquema, até usuários bem experientes não entender que acontece isso. Só percebe que trabalhou em animação para vídeo, que não precisa de escala para as coisas, quem sempre trabalhou só com maquete eletrônica, raramente entende isso. Mas volando ao problema da cena, retira o Physical Light e testa sem ele, veja se os Photons estão aparecendo legal, posta uma imagem da cena renderizada só com Photons para eu ver. Depois que configurar tudo direito, se quiser pode aplicar o Physical Light, ai é só ajustar os recursos do Shader para ver a iluminação na cena. :) O Energy raramente vai ser modificado, quando você quiser um pouco mais de GI, diminui um pouco o valor do Decay, em vez de 2, coloque 1.9 ou 1.8. Assim, o GI fica mais intenso e o ambiente fica mais aconchegante. Abraços
Oi Aquiles, tudo bem? E ai? Deu certo? Seja na unidade que for, tem uma forma de configurar o Mental Ray para ficar adequado, a não ser quando mistura as unidades, ai dá problema mesmo. Você está usando o Max 9? No Max 9 eu senti que estes ajustes ficaram menos sensíveis, as vezes é necessário mesmo diminuir mais o Decay e aumentar mais o Multiper, mas nada muito exagerado. Você testou o Physical Light depois que ajustou a iluminação da cena? Assim fica fácil e você vai aprender a usar este Shader na boa, é só aumentar a intensidade dele até a luz aparecer de novo na cena. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 526

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.