Default Lighting da Viewport Dúvida

Por: panadesmax  

Em: 09/08/2007 09:49

Pessoal, estou fazendo uma vinheta na qual uso raytrace em tudo. Configurei a cena e obtive um resultado satisfatório apenas com a luz defalut da viewport. No entanto, não sei se já perceberam, mas, qdo se usa uma animação de camera e a luz padrao da viewport, a luz parece ficar presa na viewport e muda de angulo de acordo com a animacao da camera. O problema é que qdo estamos configurando os materiais no frame 0 por exemplo, a luz default está "numa determinada posição" e no frame 600 "está em outra". Após setar o início da animação e o final, que no caso é a assinatura da vinheta, mandei render, e de um frame pra outro, mais especificamente no 420, houve um "pulo na luz" e o resultado da assinatura não ficou igual qdo estava setando a cena no frame 600. Conclusão: Depois de muito bater cabeça, vi que precisei deixar a Timeline no frame 600 para que a luz ficasse certa para a assinatura e mandar render a cena com a timeline no 600, se eu coloco a timeline no 0 e mando renderizar, a assinatura fica ruim. Alguém sabe dizer se há alguma forma de não acontecer isso sem precisar colocar uma luz na cena? Colocar uma luz na cena seria o mais adequado, já que a luz seria sempre a mesma não importa o que a camera faça, porém aumenta muito o tempo de render. Espero ter sido claro o bastante e obrigado por qualquer comentário!! Abraço
Eae panades_max :)... p/ q todo esses "calculos" rsrs. Cara veja bem, a luz padrão do max é criada apenas para q o usuário do programa visualize o seu trabalho. Então não costuma-se utiliza-la(s) como parte do trabalho FINAL. O melhor a se fazer é criar luz(es) quando aproxima-se do final das cena/projeto adequando-as com parte importantíssima do seu trabalho, pq iluminação é q da VIDA a coisa toda, uma iluminação bem configurada mostra detalhes dos seus modelos/animação... o q usando a luz padrão do 3ds max vc n irá conseguir isso. Então acostume-se a usar as luzes. A parti do momento em q vc criar uma luz na cena seja ela qual for, o 3ds max por sua vez desliga a luz de serviço(luz padrão), e usa a iluminação desta nova luz criada por vc!! Acho q é bem por ae :D... Abraços... ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Oi Panades, tudo bem? O seu procedimento não está correto, não tem como ficar bom apenas com as luzes de serviço, porque elas não geram sombra, não geram nada, apenas estão na cena para tudo não ficar preto até a pessoa configurar as suas próprias luzes. Você pode colocar luzes na cena e não ligar a sombra, não vai aumentar o tempo de render e vai ficar tão ruim quanto usando apenas as luzes de serviço, porque não terá nem sombras na cena. Animação com o mínimo de qualidade é demorada mesmo e não tem como fazer num tempo economicamente viável usando apenas um computador. Mas animações feitas no Scanline, sem recursos de GI, renderizam super rápido, poucos minutos por frame, é um tempo perfeitamente aceitável. Eu sugiro que coloque luzes na cena e configure adequadamente, porque sem luzes vai ficar feio com certeza absoluta. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 679

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.