Modelagem de balão

Por: gilbertociconello  

Em: 15/08/2007 22:38

Olá amigos, sou novo por aqui e estou querendo retomar minhas atividades com o 3DS max, depois d um bom tempo parado. Encontri na net um blog de balões e queria que vcs me explicassem uma maneira + simples de modelá-los, pois pretendo fazer um animação simples para começar a desenferrujar hehehe. Acredito q as imagens possam até servir d textura. O blog é http://projetosm.blog.uol.com.br/ abraços
Gilberto Ciconello da Silva Designer Gráfico e Técnico em Edificações
gilbertociconello Crie uma esfera, converta em Editable Mesh/Poly. Selecione um vértice inferior, habilite SoftSelection vá movendo e fazendo ajustes até chegar na forma desejada. Aproveite e de uma olhada nos tutoriais do site (o link está no topo do site). Com certeza irá lhe ajudar muito. Abraços e seja bem vindo ao fórum.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Pode fazer as ondulações com o push/pull do edit poly ( ou paint deformation, como quizer )... pois assim não precisa se preocupar em mover vértices manualmente. (apesar de dar mais controle) Mas se vai animar o balão aí ja é outra história, creio que você vai precisar criar aquelas ondulações na superficie do balão causadas por rajadas de vento e pelo vento quente que entra... isso pode ser feito com modificadores comuns, como o noise, riple e até o bend... agora, se for animar o balão se enxendo de ar, poderá usar partículas para tal fim.. mas aí ja são outros quinhentos e você vai precisar dar uma boa sacada sobre partículas e talvez até usar plugins.
Valeu msm galera, com certeza vo aprender mto nesse forum. Pensei que pra modelar esse balão poderia ser através de um perfil, tipo, desenharia uma metade do balão e depois utilizar um comando como tem no cad, o "revolve", mais acho q o problema é esse, to pensanso mto no cad pra mexer no 3DS. rssss Abraços
Gilberto Ciconello da Silva Designer Gráfico e Técnico em Edificações
Oi Gilberto, tudo bem? Você pode fazer da forma que estava pensando sim, mas realmente não é bom pensar muito na forma do AutoCAD fazer as coisas, porque no Max é diferente. Mas neste caso eu concordo com você, se for para fazer balões iguais aos que estão nas imagens que você postou, então, basta desenhar o perfil com uma Line e usar o modificador Lathe, que fica na lista do painel Modify. O Lathe é o Revolve do AutoCAD. Agora, se o balão for aquele mais clássico e tiver gomos, você também pode fazer dessa mesma forma, mas vai precisar transformar em Poly, selecionar fileiras de vértices, uma sim e outra não, depois vai usar o Scale para aumentar estas fileiras um pouco, criando os gomos, no final vai aplicar o Turbo Smooth para deixar suave. Modelar é fácil, o difícil neste balão será a texturização, terá que abrir com o Unwrap UVW. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 766

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.