Tabela

Por: Loumar  

Em: 16/08/2007 01:12

Boa noite, sou professor de computação gráfica, meus alunos vivem perguntando sobre valores de imagens de animação, mas nunca ficam satisfeitos, quando falo de alguns valores aplicados em cidades diferentes eles ficam espantados, será que alguém possui uma tabela. Aguardo noticias sobre o assunto
Tabela acho que não existe não, mas existem vários tópicos sobre isso. O que você deve esclarecer aos seus alunos é que o valor depende da mídia em que for usar, da extensão dessa mídia, da complexidade da cena (efeitos como GI, Caustics e etc e complexidade geométrica)... do tempo de animação e quantidade de frames. E claro, quanto mais o cliente for fazer, um pouco mais barato o valor por frame... levando assim o cliente a fz sempre um pouquinho mais. hehe Mas tudo isso que eu disse não refere valor algum, então só para dar um exemplo, uma animação com bom padrão para comercial de TV, que vá ser exibida em TV regional, com duração de, digamos, 45 segundos, e 30 frames por segundo ( na verdade 29,7) E em uma resolução de 740x480, digamos que cada frame levou 10 min para renderizar... isso dará 1350 frames, eu poderia cobrar 400 paus por frame, ( que é até abaixo do q cobraria para uma still ) mas isso seria inviável para o cliente, pois daria uma quantia supervalorizada... 400 mil reais, isso é absurdo! Então cobre por segundo de animação, cobre sempre acima de 50 reais por segundo de animação, é o minimo que uma boa animação vale, desde que atenda ao que o cliente te pediu. Isso dará nesse caso 2250 reais, é um valor baixo, então jogue para 3000, e quando for vender ao cliente, venda até por 5000 mil ja que a mídia é ampla e a animaçãop será assistida por um publico grande, ele vai negociar, e o serviço deve fechar por 4000, por aí.. hehe Eu particularmente ainda acho 4000 por 45 seg barato, mas uma animação de nivel médio e resolução média vc pode pedir isso sem problemas.. mas caso seja algo maior.. ah aí o buraco é mais embaixo. Espero ter sido claro. Abraço.
Ola, amigos! Vou postar um texto aqui que ja faz um tempo que roda ae na NET muitos já viram! Segue abaixo! Por hora Geralmente usada para imagens estáticas, cobrar por hora significa que você irá estabelecer antes do acordo o tempo que irá precisar para concluir o projeto. Uma vez feito isso, não é bom para sua imagem voltar atrás, por esse motivo a cobrança por hora gera polêmicas. Se você é um profissional experiente e sabe exatamente quanto tempo vai gastar para concluir um projeto, não existe problema. Se o projeto exige estudo, muita complexidade ou qualquer fator que ponha em dúvida o tempo exato para a conclusão do mesmo, reconsidere esta opção. Deixar para contabilizar o preço depois que o projeto termina é perigoso, o cliente não vê quanto tempo você realmente trabalhou e existe a possibilidade do valor ultrapassar muito o orçamento disponível. Nestes casos, o bom senso é o que vale. (o valor médio por hora trabalhada gira em torno de R$ 80,00 / R$100,00). Por segundo de animação Este tipo de pagamento é auto-explicativo, ou seja, cobra-se pela duração do trabalho quando o mesmo representa uma sequência de imagens estáticas (vulgo animação). A vantagem deste tipo de serviço é que fica acordado desde o início do projeto exatamente como será o produto final, tendo em vista que os meios de veiculação de mídia não toleram acréscimos de tempo, tudo é rigorosamente cronometrado, logo, se um filme precisa ter 30 segundos, esse é o tempo exato que o produto final deverá ter. Existem divergências quanto ao valor que deve ser cobrado, mas entre o mínimo e o máximo, a decisão vai depender de fatores anteriormente citados como: tempo de execução, prazo, complexidade, etc. (o valor médio do segundo de animação gira em torno de R$ 120,00 / R$ 300,00). Acho que isso ja da uma ajudinha ae.... De uma olhadinha nesse texto é muito importante para nós todos! http://br.geocities.com/anim_help/
Jefferson Santana
Obrigado pelas respostas. Como este assunto gera polemica, não seria interessante abrir está discusão e quem sabe ao invés de criar uma tabela de preços, criarmos padrões de entrega com fatores e porcentagens. Talvez desta maneira fique mais fácil cobrar e até mesmo valorizar nosso trabalho. Vamos nessa!
Poxa, eu boto fé, mas como seria essa base da calculos? você ja tem alguma idéia esquematizada? Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 530

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.