Radius e Min. Radius do Final Gather como ajustar?

Por: Jefferson Santana  

Em: 16/08/2007 15:03

Ola, galera!!! estou com problema aqui.... estou estudando o Mental Ray.... e até agora acompanhei, voltei e ver e não consegui entender muito bem como ajustar esses parâmetros adequadamente... me parece que tem algo relativo com a escala do desenho!!!??? Valew...
Jefferson Santana
qual a versao do max q estás usando?
Tony Hirochi Narita
Opa, tranquilo amigo? Estou usando o 3ds max 8.
Jefferson Santana
Blz cara? Voce ja deu uma olha no grupo de estudos? http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743 Outra dica super valiosa em relação a qualquer coisa relacionada ao Mental Ray, é o curso aqui do site cara!!! Vale muito a pena adquirir! :) Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
je.americana: Acho que essa dúvida acabou surgindo pelas explicações que eu dei no grupo de estudos né? Então, o min radius do FG vc vai setar de acordo com o max radius, eu costumo usar valores no MIN variando de 4 vezes menor até 10 menor do que o valor do MAX. Em uma cena interna o valor que eu colocaria no MAX radius do FG costuma variar entre 1/3 até 1/8 da altura da cena em questão, mas há outros parametros a analizar, por exemplo, se houverem muitos objetos pequenos em locais que vou precisar de uma sombra bem detalhada, a largura da parede (como eu ja disse antes, para a iluminação não vazar a parede) Então em uma cena de 400un largura x600un comprimento x300un genéricas de altura, e com alguns objetos relativamente pequenos, como um criado mudo, livros, estante e etc. Eu usaria no valor do max FG radius algo entre 40 e 60 un... e no min algo entre 6 a 12 un. Mas cada cena vai requerer valores diferentes, então isso que eu te escrevo é só um parametro para que você consiga determinar os valores para cada situação, DE FORMA ALGUMA É UMA FORMULA MÁGICA! hehehehe Mas comece sempre em algo em torno de 3 vezes menor do q a cena para o max radius e 10 vezes menor que isso para o min.. aí vá ajustando. Sempre com uma qualidade baixa para os testes, e depois aumentar no render final, mesmo por que se você conseguir acertar a iluminação com poucos photons e FG points, então ja está muito bom! hehe Tem uma coisa que eu não sei se mais alguém ja atinou, mas cenas com mais materiais difusos, requerem mais photons, enquanto cenas com superfícies mais reflexivas (porém nem tanto) vão requerer mais FG points. Pode testar com o diagnostics do MR que vai constatar a mesma coisa. Abraço.
Pow Caio, valew mermão!!! Vou fazer uns teste apartir de agora!!! Intaum faz a medição da cena toda né?
Jefferson Santana
Ah, não precisa medir tudo, é só ter uma noção aí do tamanho das coisas. hehe Boa sorte aí nos estudos, abraço.
Ah... sim!!! Mas tipo... é a medição da cena ao todo né... ?
Jefferson Santana
"Caio Lamas" disse: ... Então em uma cena de 400un largura x600un comprimento x300un genéricas de altura, e com alguns objetos relativamente pequenos, como um criado mudo, livros, estante e etc. Eu usaria no valor do max FG radius algo entre 40 e 60 un... e no min algo entre 6 a 12 un. Mas cada cena vai requerer valores diferentes, então isso que eu te escrevo é só um parametro para que você consiga determinar os valores para cada situação, DE FORMA ALGUMA É UMA FORMULA MÁGICA! hehehehe ...
Ou seja, você tem que ter uma idéia da cena como um todo, e dos objetos e detalhes.. mas não precisa medir tudo não, na hr q vc for modelar vc vai tendo uma noção das dimensões das coisas. Mas não precisa encanar de medir as dimensões de tudo não, como eu ja disse, basta ter uma noção do tamanho das coisas... Abraço.
rs... pow caiu a ficha aqui.... Valew Caio.... valew mesmo!
Jefferson Santana

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 765

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.