Problema com caustics

Por: filipeaqui  

Em: 24/08/2007 00:55

E aí galera, beleza? Tô com um problema que quando coloco o caustics na cena dá esse erro: Como devo proceder? Abraço.
a cena não está configurada corretamente para gerar o Caustics, ou é o material, ou o objeto não está habilitado para gerar Caustics no properties, ou a luz não está pegando no objeto, ou não tem nada atrás para receber o Caustics do objeto. Pode ser essas coisas, não tem tutorial de Caustics no MR aqui no site ainda, eu recomendo o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, é muito bom.
Múcio
Amigo "filipeaqui" me parece que você esta usando uma luz photometrica "Free Area" .... deleta essa luz... tente usar uma spot qualquer com "Ray traced shadows" direcionada diretamente para seu objeto que devera estar configurado para gerar o caustico e com o material certo... valew
Jefferson Santana
É que eu queria fazer uma cena igual a essa: O tutorial: http://en.9jcg.com/comm_pages/blog_content-art-24.htm Abs
Pode usar as Photometrics numa boa, é até melhor do que as Omni e Spot comuns. No Mental Ray você só usa as luzes MR Area Spot, MR Area Omni e as Photometrics, não usa mais as Omni e Spot comuns, porque geram sombra dura!!! Tem efeitos que só funcionam com as Photometrics, como o André já falou aqui. O problema é na configuração do material ou nas propriedades dos objetos, porque a luz está acertando eles. Dá uma lida no tópico que o pessoal estava testando esse esquema da caixa de água, lá o André deu muitas dicas, o link é: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20167
Múcio
Oi Filipe, tudo bem? Selecione o Plane da água e a esfera, clica com o botão direito do mouse e escolhe a opção Properties. Acessa a ficha Mental Ray na janela do Properties e marca a opção Generate Caustics. Agora não vai dar mais o erro, a não ser que os materiais dos objetos estejam errados. Mas basta fazer a água e o vidro da esfera com Material Raytrace como faria normalmente no Max que vai dar certo. Dependendo do tamanho da sua cena, as Photometrics podem ficar muito fracas, se tudo ficar escuro na cena, aumenta o Intensity das Photometrics. Assim, tem que dar certo, testa ai e me fala depois. No Link que o Múcio postou tem bastante informação sobre essa cena, inclusive eu explico como usar Volume no efeito, porque dessa forma que está no tutorial fica muito irreal, não parece que tem água, porque a água não tem volume. Olha a imagem do meu teste com volume e o teste de animação: [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_caustics.avi,320,280] Abraços
Como visualizo esse vídeo? E obrigado pela ajuda, já consegui caustics em outras cenas mas nessa... Abração
Oi Filipe, tudo bem? Tem alguns leitores que falam que não conseguem ver os vídeos que eu coloco, mas eu sempre uso o compressor DivX 5, que é antigo e é o mais popular na internet, então, em teoria era para todo mundo conseguir ver na boa. Eu tenho esse vídeo no YouTube também, mas a qualidade é uma porcaria lá e não dá para ver os detalhes. Olha o vídeo do Youtube: Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 749

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.