Como criar bumps realistas para uma maçaneta antiga - dúvida

Por: ordjonikidze  

Em: 30/08/2007 11:53

Olá a todos, Sou novo na computação gráfica, apesar de já ter experiência com 3d do cad, e já vi muitos tutoriais, e vejo que para gerar um mapa de bumps ou é usado mapas procedurais, ou um modelo que, a partir dele se gera uma textura, ou, muito comum, usa-se a própria textura do diffuse para o bump... isso a meu ver não é muito realista, pois o que percebo é que numa fotografia o que ocorre é que as áreas mais inclinadas ficam escuras e as mais planas ficam claras, independente da profundidade. Sem contar a cor do material, que se for variado aí fica tudo errado. Tenho que criar um bump para uma maçaneta antiga, e fiz o seguinte: comprei uma caixa de massinha, e fiz um molde da maçaneta, para ter uma textura monocromática e sem brilho, ficando a variação de luminosidade por conta do relevo. Aí escaneei o molde, a partir disso tive que fazer muito trabalho manual do photoshop para deixar direito. Queria saber se alguém conhece um tutorial ou artigo específico para isso, ou algum programa que ajude na criação de bumps - ajudaria se conforme você alterasse o bitmap do bump outra viewport mostrasse em tempo real o resultado em relevo. Grato, Ordjonikidze
Opa!! Fala ordjon... ordjoni... caramba, que nick dificl! iahuihauiiahuh Mas entao, o melhor e mais realista no caso eh usar normal mapping ao inves do tradicional bump! Segue este tutorial escrito pelo Tiagomed que acho que vai te ajudar e muito!: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16496
Su-render the world!
E ai pessoal, realmente a melhor alternativa (qualidade x tempode render) é o normal map, mas nada impede que seja feito com displacement tb. Bom para criar um mapa de normal map bom no photoshop vc vai ter que saber como criar um bom mapa de displacement, pq o normal map vai ser gerado apartir dele. Primeira regra do displacement, onde é preto ele não deforma a geometria da malha e onde é branco ele deforma. Mas criar esses mapas pintandoos é realmente trabalhoso e exige paciência. E infelizemente os resultados nunca vão ficar nos 100%, é obvio que vc chega aos 95, 96%, hehehe o que já é mais que suficiente na maioria dos casos. Estou dizendo isso, pq a maneira mais eficiente de se gerar um normal map seria no 3d apartir de um obejto 3d. É o que o pessoal faz com o zbrush. Mas isso tb pode ser feito no max. Vou te passar outros 2 tutoriais que complementam esse. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=25752 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22256&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=normal+map
Obrigado pela ajuda, ótimos os tutoriais. Ordjonikidze

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 764

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.