Como criar bumps realistas para uma maçaneta antiga - dúvida

Por: ordjonikidze  

Em: 30/08/2007 11:53

Olá a todos, Sou novo na computação gráfica, apesar de já ter experiência com 3d do cad, e já vi muitos tutoriais, e vejo que para gerar um mapa de bumps ou é usado mapas procedurais, ou um modelo que, a partir dele se gera uma textura, ou, muito comum, usa-se a própria textura do diffuse para o bump... isso a meu ver não é muito realista, pois o que percebo é que numa fotografia o que ocorre é que as áreas mais inclinadas ficam escuras e as mais planas ficam claras, independente da profundidade. Sem contar a cor do material, que se for variado aí fica tudo errado. Tenho que criar um bump para uma maçaneta antiga, e fiz o seguinte: comprei uma caixa de massinha, e fiz um molde da maçaneta, para ter uma textura monocromática e sem brilho, ficando a variação de luminosidade por conta do relevo. Aí escaneei o molde, a partir disso tive que fazer muito trabalho manual do photoshop para deixar direito. Queria saber se alguém conhece um tutorial ou artigo específico para isso, ou algum programa que ajude na criação de bumps - ajudaria se conforme você alterasse o bitmap do bump outra viewport mostrasse em tempo real o resultado em relevo. Grato, Ordjonikidze
Opa!! Fala ordjon... ordjoni... caramba, que nick dificl! iahuihauiiahuh Mas entao, o melhor e mais realista no caso eh usar normal mapping ao inves do tradicional bump! Segue este tutorial escrito pelo Tiagomed que acho que vai te ajudar e muito!: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16496
Su-render the world!