23 luzes, cada uma com 200.000 photons, isso dá um horror de photons, pra lá de 4 milhões de photons meu camarada.
Isso é totalmente desnecessário. Tente fazer o mesmo efeito com menos luzes, na verdade, eu sugiro que use luzes apenas nos pontos onde há emissão de luzes, se fizer isso e alguns pontos ficarem escuros, conserte isso com o Exposure Control, sugiro o Logaritmic exposure control, que na minha opinião é o que funciona melhor para só clarear as areas escuras.
Sobre colocar todas essas luzes só para fazer aparecer efeito de bump, desnecessário, com as luzes posicionadas onde há foco de luminosidade o bump e demais efeitos ja são criados, se não estão bons, então tem que configurar é nos materiais.
O FG está calculando todos esses pontos de luz, e suavizando 4 milhões de photons, com certeza vai demorar mesmo.
Sugiro que faça o seguinte, utilize luzes só nos pontos de luz, não utilize para auxiliar iluminação em areas específicas, ainda mais area lights, que são muito mais pesadas que luzes comuns.
baixe o depht do FG para 5, o do gi para 6. Se ficar escuro, clareie diminuindo o valor do Decay no GI, se continuar escuro, clareie com o Exposure Control.
Sobre os materiais, pode aumentar os semples pra 6, não são os materias que estão pesando a cena, pode apostar.
Fique atento se o seu mental ray não está configurado para usar apenas 650mb de ram, se estiver, aumente esse valor, eu deixo com 3GB, por que tenho 4GB na maquina, como você usa menoe memória, aumente para 1200mb. Se for insuficiente assim mesmo, tente configurar as opções de economia de memoria ram do MR.
Sua cena tem bastante reflexo e refração, então pode esperar pelomenos 2 horas de render com essa resolução aí, que vai ser normal... Só de tirar todas essas area lights ja vai diminuir seu calculo de FG para um sétimo no mínimo, utilize uma configuração de FG como Density 0,7 e rays em 200, deixando o radius max do FG um pouco maior do que o Radius do GI e o menor com um quarto disso, isso ainda vai deixar o cálculo menor, Calculo de FG que passar de uma hora ja é exagero.
Tente não usar muito mais do que 1 milhão de photons na cena.
Boa sorte aí, abraço.