Otimizar configurações para melhorar tempo de render

Por: Bisewski  

Em: 02/09/2007 12:14

Olá a todos. Estou tendo problemas com o tempo de render de uma imagem. Aparentemente tentei otimizar o máximo para poder render essa imagem, mas mesmo assim, o tempo está muito alto. O render é de 2000 por 1500 200.000 Avarage gi photons p/ light GI = 1500 e raio de 17 cm FG = 500 e raio de 5 cm 1/16 samples e 0,05 em spatial e filtro michel raytrace = 1 depth fg = 6depth gi = 8 depth 23 luzes na cena duas area light photometricas com 512 de samples 35% da cena é vidro, com raytrace em reflection apenas. 25% é piso com glossy, material arch e design do max9m com apenas 4 samples 10% é madeira com glossy tb, mas com apenas 4 samples Sei que raytrace e glossy pesam pacas, mas o render no max 9 foi de 7 horas só para computar o preview do fg, ainda viria o render final ainda... Meu pc é um quad6600. 2 gb de mem.
23 luzes na cena ???? Um dos motivos pode ser esse, ve se vc consegue excluir os obetjos que as luzes não afetam. No piso, tenta usar um para um reflexo borraado, hdri com blur, no photoshop mesmo. O que vc chama de render pesado ? qual seria o tempo de render ? Era bom vc colcoar uma imagem da cena aqui pra gente avaliar. vlw !!!
Fala fera...pesado quer dizer sete horas só para computar o final gather... AS 23 luzes são por que usei luzes indiretas para auxiliar na definição da cena. Usei luzes próximas as paredes, no teto, photometricas, afim de definir alguns efeitos como o bump da parede. No piso, não entendi sua sugestão fera. Seria usar uma imagem hdri no canal reflection? Em vez de usar reflexão para refletir o ambiente, usar uma imagem? Bom, acredito que o que está pesando realmente são esses materias que são historicamente pesados nos renders. Raytrace, blur, area lights e não sei, mas talvez luzes photometricas tb sejam mais pesadas que as outras.... Mas tranquilo, fazer o que, deixa rolar. Apesar que o lance das luzes pode ser tb, aliás é bem provável, por que fiz um teste com a cena toda branca, apenas transparencia total nos vidros, mas sem reflexão, e mesmo assim demorou um pouco o render...
Realmente parece ser o material. Estou renderizando agora com o backburner, para poder cortar o render em pedaços. O primeiro pedaço que só teve parede, levou 14 minutos. Um outro que teve vidro e madeira, levou 48 minutos...
Falei em pegar as propriedades da luz e excluir os objetos da cena que essa luz nao afeta. nao vi a cena, mas sera que nao tem como fazer com menos luzes ? Na relfexo é isso mesmo que vc entendeu...Gerar um Hdri e dar blur no photohop antes de levar devolta pro max. Vc sabe o porque glossy pesa no render quem tem GI ? -Quando um raio de luz bate numa superficie sem glossy , esse raio de luz é rebatido no angulo oposto ao que ele vem e sai com menos intensidade. Quando o material tem glossy esse mesmo raio se divide em muitos outros, e isso que pesa no render. O blur no hdri é pro renderizador nao ter que fazer essa subdivisão do raio de luz entao fica com se nao tivesse o glossy. Simple e funciona perfeitamente. vlw !!!!
23 luzes, cada uma com 200.000 photons, isso dá um horror de photons, pra lá de 4 milhões de photons meu camarada. Isso é totalmente desnecessário. Tente fazer o mesmo efeito com menos luzes, na verdade, eu sugiro que use luzes apenas nos pontos onde há emissão de luzes, se fizer isso e alguns pontos ficarem escuros, conserte isso com o Exposure Control, sugiro o Logaritmic exposure control, que na minha opinião é o que funciona melhor para só clarear as areas escuras. Sobre colocar todas essas luzes só para fazer aparecer efeito de bump, desnecessário, com as luzes posicionadas onde há foco de luminosidade o bump e demais efeitos ja são criados, se não estão bons, então tem que configurar é nos materiais. O FG está calculando todos esses pontos de luz, e suavizando 4 milhões de photons, com certeza vai demorar mesmo. Sugiro que faça o seguinte, utilize luzes só nos pontos de luz, não utilize para auxiliar iluminação em areas específicas, ainda mais area lights, que são muito mais pesadas que luzes comuns. baixe o depht do FG para 5, o do gi para 6. Se ficar escuro, clareie diminuindo o valor do Decay no GI, se continuar escuro, clareie com o Exposure Control. Sobre os materiais, pode aumentar os semples pra 6, não são os materias que estão pesando a cena, pode apostar. Fique atento se o seu mental ray não está configurado para usar apenas 650mb de ram, se estiver, aumente esse valor, eu deixo com 3GB, por que tenho 4GB na maquina, como você usa menoe memória, aumente para 1200mb. Se for insuficiente assim mesmo, tente configurar as opções de economia de memoria ram do MR. Sua cena tem bastante reflexo e refração, então pode esperar pelomenos 2 horas de render com essa resolução aí, que vai ser normal... Só de tirar todas essas area lights ja vai diminuir seu calculo de FG para um sétimo no mínimo, utilize uma configuração de FG como Density 0,7 e rays em 200, deixando o radius max do FG um pouco maior do que o Radius do GI e o menor com um quarto disso, isso ainda vai deixar o cálculo menor, Calculo de FG que passar de uma hora ja é exagero. Tente não usar muito mais do que 1 milhão de photons na cena. Boa sorte aí, abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 732

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.