Problema Mental Ray - Imagem apenas parcialmente renderizada

Por: Dudamel  

Em: 05/09/2007 22:04

Olá, pessoal Tô com um problema novo e inusitado aqui. Acabei de desenvolver uma cena, a qual já postei em Imagens e Animação - http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26026 Fiz um pequeno teste em baixa resolução da cena - 800X600px: Como dá pra ver no link de Imagens e Animações que postei, com a cena sem estar finalizada ainda, fiz um render com qualidade boa em 2000X1500px, na boa, como sempre faço. Mas agora, com a cena finalizada, dá um pau muito esquisito quando mando renderiza-la em 2000X1500px. O Mental Ray renderiza normalmente, gastando as 3 horas e pouco, mas quando vou ver a imagem finalizada, está renderizada apenas cerca de 20% da imagem, o resto dela fica preto, como na imagem que está anexada: O Mental Ray Message Window não abre, não dá nenhum aviso de estouro de memória, não trava, não fecha o aplicativo, apenas produz essa imagem final com apenas uma pequena parte renderizada. Não sei o que isso pode ser. Uso o MR 3.5 do Max 9... Se alguém tiver uma opinião ou souber algo a respeito, fico grato se puder dar uma luz. Abraços
Olá, novamente, tentei renderizar novamente e abriu essa mensagem no MR Message: Este "Espaço insuficiente de armazenamento para processar o comando" seria memória RAM ou de HD?
Parece ser problema na modelagem de alguma coisa, smoothing groups mal organizado.... Pode ver que acusa a normal de alguma coisa está com mais de 90° de diferença da normal da geometria. Que deve ser a original. Mas, pra ser sincero, não tenho idéia do que seja isso, o que eu disse foi só um palpite, nunca ví nada parecido com isso aí não meu caro. Abraço.
Oi Duda, tudo bem? Tem algum problema com a geometria de algum objeto, provavelmente objetos transparentes se interpenetrando de forma errada, mantendo as faces dos dois objetos no mesmo local no espaço Verifique aqueles copos sobre a estante e os objetos na mesa de centro. O tapete é Hair and Fur? Tenta fazer um teste de render sem ele. Você está usando o Clipping da câmera? Agora, seja como for, parece que você está sem espaço disponível no Driver C, o Max precisa de espaço no C para renderizar, mesmo que ele tenha sido instalado em outra HD e mesmo que o Swap do Windows esteja em outra partição. Libere bastante espaço no Driver C e tenta renderizar de novo. Quando tem algum problema assim na cena, como esse lance das Normals, o render tempo de render sobe muito. Abraços
Olá, André, obrigado pela dica, acho que era falta de espaço no Driver C mesmo, meu HD de 80Giga estava abarrotado mesmo, fiz uma limpeza rápida e consegui render tudo direito. O tapete é hair and fur configurado como MR Primitive, e eu já tinha feito um render em alta resolução com ele na cena (embora esta ainda não estivesse finalizada) e tinha rendido certinho. Não estou usando o Clipping da câmera. Vou postar a imagem final em Imagem e Animações, e depois posto uma noturna. Vou ver direito também, e corrigir se necessário essa provável interpenetração de faces dos objetos transparentes. Fiquei com uma curiosidade: qual a magnitude, ou seja, qual é a faixa de "mega" ou "giga" que estamos falando que o Max precisa na partição C para renderizar cenas desse tipo? Abraços

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Oi Duda, tudo bem? Esquece todo o resto que eu te disse, o problema era de espaço no Driver C mesmo, não tinha nada haver com Normals dos objetos e Hair And Fur. É muito importante ter um bom espaço no Driver C, mesmo que o Max esteja instalado em outra HD e que o Swap File do Windows também tenha sido definido para outra HD. Porque o Max cria algum tipo de arquivo temporário no Driver C durante o render. Eu creio que tudo que já foi calculado e não precisa ficar na memória, vai para algum arquivo temporário no Driver C. Não é uma questão do Mental Ray, é uma questão do Max, ele faz isso até com o Scanline. Agora, o espaço ideal eu não sei te falar e creio que depende muito da cena, ele vai gastar mais ou menos conforme o tamanho da cena. Eu deixo 5 GB livre no Driver C e nunca tive problema deste tipo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 751

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.