Ajuda na modelação de avião (iniciação)

Por: magal  

Em: 11/09/2007 21:32

Olá pessoal, eu sou novo aqui no fórum! mas já vi que vocês percebem disto :) e por isso peço a vossa ajuda... Eu estou precisando de construir a cabine e o nariz do avião que estou modelando... Aqui tem uma imagem do modelo: http://www42.tok2.com/home/avionroad/UK%20Civil/dh66a.JPG Por uma operação boolena sobre a fuselagem não consigo obter o efeito pretendido. A fuselagem é um só sólido, e o problema é que não posso lhe fazer mesh smooth para o nariz, pois as janelas (extrusão interna) ficam completamente artificiais e danificadas. Não estou a conseguir perceber como hei-de ultrapassar este obstáculo :( A próxima etapa será a de aplicar texturas segundo a técnica UVW Unwrap... Já tentei uma vez mas não consegui correctamente. Quem puder adiantar alguma dica sobre este passo agradeço imenso. Obrigado por qualquer palavrinha :) Abraço para todos :P
Olá magal, seja bem-vindo ao fórum... Cara, não use boolean se pretende usar meshsmooth ou turbosmooth pois isso irá causar deformações indesejadas na malha, quanto as janelas, se você fez extrudando faces, lembre-se de chamfrar as edges que não quer que seja "suavizado". Quanto ao UVW Unwrap se não me engano no fórum tem um tutorial explicando como usa-lo. Espero ter ajudado!!! Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Olá magal pode até usar operação booleana sendo que a malha de ambas as partes tenha o mesmo número de vertex para que seja soldada para quando aplicar o meshSmooth a imagem não fique com defeito. vai um exemplo de duas esfera com booleana union. Espero ter ajudado!!!
Para o triunfo do mal, basta que os bons não faça nada.
Oi Magal, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Em modelagem poligonal 3D nunca se usa Boolean, essa é uma ferramenta boa para usar em programas de CAD como o AutoCAD, mas não num programa artístico como o 3ds max. A modelagem no Max é feita editando vértices e polígonos do objeto, assim, você tem controle total sobre a malha e o Mesh Smooth vai funcionar perfeitamente. Com Boolean só vai dar certos em raros casos e entre objetos bem simples, não funciona com objetos complexos e gera muitos problemas. Sabendo modelar no 3ds max, que é editando polígonos no modo Editable Poly, você faz tudo que quiser com controle total sobre a malha. No começo é difícil pegar o jeito e saber como controlar o Mesh Smooth sobre a malha, mas com um pouco deprática você pega o jeito. Só que é difícil pegar prática iniciando com um modelo complexo como este, é melhor modelar coisas mais simples no início, para entender como editar a malha e como controlar o Mesh Smooth. Depois ficará fácil de modelar qualquer objeto. Leia os tutoriais sobre modelagem poligonal na seção Tutoriais aqui da 3D1, eles vão te explicar como fazer estes detalhes. Abraços
Olá André Vieira! Com certeza irei participar neste fórum imensas vezes pois falamos a mesma língua, isto é sou português e na verdade, não existe nenhum! fórum de 3d tão bom como o vosso. Quanto à dúvida que apresentei sobre este modelo de avião, e relativamente à operação boolena já desisti dessa ideia :) Bem, hoje estou entusiasmo pois comprei o 3D Studio Max 9 - The Bible (1250 páginas em inglês!), custou uma nota preta mas já me ensinou logo nos primeiros exercícios a esculpir polígonos como eu ainda não tinha aprendido. Relativamente ao meu grau de conhecimento relativamente ao Mesh Smooth, está e estará melhorando à medida que vou é claro aplicando em recentes modelos. Concerteza irei passar pela vossa secção de notícias, bem como de tutoriais, enfim explorar bem o fórum está muito agradável e acima de tudo bem regulamentado. Odeio fóruns em que andam todos mal dispostos e competem estupidamente. Este pelo que tenho visto não tem nada a ver com esse tipo. Despeço-me com um abraço para todos. Obrigado pela resposta. Continuem sempre!!!!!!!!!!! ;)
Oi Magal, tudo bem? Vai ser um prazer ver você sempre por aqui, eu gosto muito de receber os leitores de Portugal na 3D1, temos vários leitores de Portugal. Sobre o livro que comprou, fez muito bem, é o melhor livro de 3ds max que existe, tirando os específicos, mas como livro geral, é disparadamente o melhor. A modelagem do avião está indo super bem e você poderia fazer os detalhes com Boolean, mas vai dar dor de cabeça, então, é melhor aprender como modelar de verdade no Max editando polígonos. No começo parece que é difícil e complicado, mas em pouco tempo você pega o jeito e quando isso acontecer, você vai poder modelar o que quiser com facilidade. Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 636

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.