Oi gente, tudo bem? Não vamos discutir e brigar por causa de render né? É tudo bobeira isso, tem coisas muito mais importantes na vida para brigar e discutir. Então, era até bom trancar esse tópico né. Desse jeito vai gerar problema, tem que tomar cuidado com o que fala, porque não é verdade que qualquer um configura o V-Ray, eu acho que é muito mais difícil do que configurar o Mental Ray, pois tem muito mais parâmetros, só é fácil para iniciantes porque tem preset. Então, também não é mais verdade que precisa conhecer bem o Mental Ray para configurar, hoje em dia qualquer um configura, porque tem preset também. O que é fácil no V-Ray é a configuração de material, enquanto que no Mental Ray pode fazer configurações super complexas, mas agora tem o material Arch&Design que é ainda mais fácil que o material do V-Ray e é mais presetado. Então, em termos de dificuldade, não existe mais, para arquitetura pelo menos. Cada um escolhe o render que quiser e usa ele enquanto estiver curtindo, o dia que não curtir mais é só mudar e boa, eu estudei 4 renderizadores, usei por no mínimo um ano cada um, então, qualquer um pode mudar quantas vezes quiser, vamos discutir umas técnicas legais de 3D que é mais produtivo. Abração