Dúvida Curso MR

Por: Renan  

Em: 29/09/2007 12:55

Olá a todos! Eu acabei de ver o curso de MR aqui da 3d1, que afinal é muito bom (:D), e tive uma pequena dúvida: Em todo o vídeo o Max usado era o 7.5/8, até porque a versão do MR era 3.4. Mas o meu max é o 9 com o MR 3.5. A minha dúvida vai para para a iluminação externa. Em um dos vídeos o André disse para substituir a IES Sky and Sun pela MR Sky and Sun com o sistema Daylight habilitado no Max 9 que era bem melhor. Mas gostaria de saber qual é a melhor técnica de iluminação externa para o Max 9: é o o Daylight habilitado (com MR Sun e Sky) com uma esfera com hdri ou um material auto iluminado em volta ou não precisa disso e só precisa do sistema Daylight que a imagem vai ficar ótima? Eu insiro ou não GI com esse sistema habilitado? Ou eu esqueço isso tdo e faço à moda antiga, com uma MR area omni, uma esfera em volta com hdri, GI e FG? Não sei se eu me embolei fazendo essa pergunta. Hehehehehe. Espero que vocês tenham entendido. :D Abraços.
Oi Renan, tudo bem? Eu fico feliz que você está gostando do curso, é normal levar alguns meses para pegar todas as informações que estão nele, porque devido a edição, as informações são passadas de forma muito intensiva, é normal ter que assistir os vídeos várias vezes para pegar tudo. Sobre o curso ser desenvolvido no Max 8, não tem problema, já que no final de todos os vídeos tem a explicação de todas as mudanças para o Max 9, que na maioria das vezes é só mudança de nome. No caso dos recursos novos, como a MR Sky, MR Sun e o material Arch&Design, tem partes específicas explicando cada detalhe deles. Mas eu creio que a sua pergunta sobre cenas externas foi motivada devido ao grande número de técnicas que eu mostro no capítulo sobre isso. É que eu quis mostrar todas as técnicas possíveis, mas certamente no Max 9 é muito melhor você criar o sistema Daylight com as luzes MR Sun e Sky, escolher para aplicar o Shader Physical Sky no Environment e assim ter o céu físico. Não vai aplicar imagem nenhuma no fundo e nem criar esfera, vai deixar apenas o céu físico. Se quiser criar nuvens e atmosfera, eu explico a parte de atmosfera no vídeo curso e explico a criação de nuvens neste tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25719 Usando dessa forma, você não vai aplicar Photons nas cenas externas, apenas Final Gather, coloca 1 ou 2 no Diffuse Bounces para ter GI com Final Gather e pronto, é super fácil de configurar cenas externas. No max 8 pode fazer igual, mas tem que instalar o Shader Mad Physical Sky. Qualquer problema, posta aqui de novo ou me manda um email, vou ter o maio prazer em responder. Abraços
Oi André! Obrigado pela resposta. Me esclareceu muito. :D Abraços.
Oi Renan, tudo bem? Eu fico feliz que tenha entendido melhor este esquema, você vai ver que em poucas semanas vai estar configurando cenas externas até vendado, porque é super simples. Em cenas internas tem mais cuidados que precisa tomar, mas em cenas externas só o Final Gather já resolve perfeitamente e sem dificuldade. Uma coisa importante que você precisa pegar o jeito no Max 9 é o controle do Radius o Final Gather, porque o método novo de interpolação não é legal, apesar de muito mais fácil de configurar. Se pegar as manhas de configurar o Radius do Final Gather como eu mostro no vídeo curso, você vai conseguir os melhores resultados com o menor tempo de render possível. Veja que na parte de baixo do menu do Final Gather no Max 9 tem a opção de habilitar o método do Radius. No vídeo curso eu mostro isso detalhadamente e explico como configurar no Max 9, dá uma olhada lá nesse capítulo. Qualquer problema ou dúvida, me manda um email ou posta aqui, vou responder com muito prazer. OBS: Veja se o seu email está correto no seu registro, para você poder receber notificação de mensagens privadas, há um tempo atrás eu te mandei uma mensagem, mas você não respondeu. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 897

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.