Bom eu não entendi muito bem a utilidade que isso vai ter para vc. Portanto o que vou falar eu não sei se é o que vc quer. Bom se isso for pra impressão de cara já aviso que vc não deve usar RGB e sim CMYK. Se for para compor uma imagem ai tudo bem, só que não consegui entender ainda o lance de salvar apenas com 1 canal. No photoshop só tem uma maneira de salvar uma imagem com apenas 1 canal de cor, vc vai ter que converter ele de RGB pra GrayScale (escala de cinza), Mas isso só é útil para impressão, pq se for para visualizar no pc ou usar no max por ex não vai ficar bom. Bom, vamos as explicações, se vc quiser copiar apenas 1 canal, o vermelho por ex. Vc tem que ir no canal do vermelho seleciona toda a composição (ctrl+a) e ai copia ele. Agora cria uma nova layer no menu layer e cole. Pronto vc tem agora a reprodução do teu cana vermelho. Só que ele vai ficar em escala de cinza pq é essa a informação que o software usa para compor a imagem. Agora para deixar essa layer do canal vermelho apenas com um canal basta converter o arquivo para grayscale no menu Image>mode>grayscale