Dúvida com Photoshop, separar os canais RGB

Por: Morenu  

Em: 02/10/2007 13:08

Galera eu to precisando separar os 3 canais RGB e transforma-los cada um em uma imagem independente. O photoshop, na lista de canais, separa eles, mas quando eu vou pedir para salvar o arquivo com so um canal selecionado ele junta os tres de novo. Alguem pode me explicar como fazer isso. Valeu Galera ABraço PS: eu nao tenho muito conhecimento de photoshop por isso se puderem explicar detalhadamente é melhor....
Bom eu não entendi muito bem a utilidade que isso vai ter para vc. Portanto o que vou falar eu não sei se é o que vc quer. Bom se isso for pra impressão de cara já aviso que vc não deve usar RGB e sim CMYK. Se for para compor uma imagem ai tudo bem, só que não consegui entender ainda o lance de salvar apenas com 1 canal. No photoshop só tem uma maneira de salvar uma imagem com apenas 1 canal de cor, vc vai ter que converter ele de RGB pra GrayScale (escala de cinza), Mas isso só é útil para impressão, pq se for para visualizar no pc ou usar no max por ex não vai ficar bom. Bom, vamos as explicações, se vc quiser copiar apenas 1 canal, o vermelho por ex. Vc tem que ir no canal do vermelho seleciona toda a composição (ctrl+a) e ai copia ele. Agora cria uma nova layer no menu layer e cole. Pronto vc tem agora a reprodução do teu cana vermelho. Só que ele vai ficar em escala de cinza pq é essa a informação que o software usa para compor a imagem. Agora para deixar essa layer do canal vermelho apenas com um canal basta converter o arquivo para grayscale no menu Image>mode>grayscale
Opa!!! Valeu Thiago. Ainda nao testei pq estou no trabalho mas pelo que eu vi é isso mesmo. Eu perguntei isso aqui porque eu trabalho com geoprocessamento e SIG - sistema de informaçoes geograficas - e to precisando separar os canais pra facilitar a vetorizaçao de um mapa. Como eu nao tinha outro lugar pra perguntar perguntei aqui mesmo.... acho que nao tem problemas. Valeu pela ajuda, voce sempre se mostra disposto a ajudar os outros, algo raro no mundo hj. Abraço
Fala Thiago, acabei de testar e deu certo. Salvou minha pele. valeu
Se vc quiser vetorizar... ai o lance ainda não é esse. Vc vai ter que em cima disso que te mostrei aplicar um treshold e ajustar o contraste entre o preto e o branco. Talvez seja melhar vc fazer um ajuste de leves antes de fazer isso, para ter os contrastes mais definidos. Feito isso a tua imagem vai ficar com apenas 2 informações de cor, o preto e o branco. Ai é só ir novamente no "mode" e dessa vez converter ela em bitmap (não da para converter direto de rgb pra bitmap, antes tem que converter em grayscale) e pode salvar em formato bmp mesmo, esse arquivo vai vetorizar mais corretamente e mais facilmente, mas não sei se o resultado vai ser o que vc quer.
morenu blz??? eai tiago belezinhaa....... vou dar meu pitaco aqui tbem............. outra coisa q vc pode fazer é ir e no canal e zerar a cor desejada e so fazer assim: seleciona um canal e aperte ctrl+m e dai arraste a guia q controla a saida da cor.........até zerar
www.marcospaulo.com
Fala galera. Thiago, o treshold eu ja aplico no proprio software de vetorizaçao. é mais simples pq ele cria um clone da imagem, dessa forma eu posso consultar a imagem original qdo quiser, é pq vetorizaçao de mapas e cartas é um pouco chato e muitas vezes preciso verificar alguma coisa na imagem original. Valeu novamente MARCOS PAULO, massa. Bom que ja aprendo de 2 formas diferentes. Valeu Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713187.

Total de membros registrados: 140358

Últimos membros registrados: sgengenharia, Outenrebecs, Vincemberger, profunction, CuralisCBDKapsler, purivakopen, CuralisCbdCapsules2025, Naitoran.

Usuário(s) on-line na última hora: 708

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.