Ajuda com animação (Biped)

Por: Kai Hansen  

Em: 06/10/2007 19:27

gente, to animando um modelo meu pelo biped (1º vez que eu animo alguma coisa) to indo sozinho, conseguindo ir de boa o problema é que depois que eu coloco o biped junto com o modelo, e vou mecher em um membro, dá esse erro ai o que eu fiz de errado???
Cara, você apenas está precisando configurar os envelopes do seu personagem! Tem que dar a cada "osso" uma parte da malha para controlar! Nesse caso, a parte que simula os ossos dos dedos da mão não estão exercendo a função de controlar a malha que envolve os dedos! Espero que tenha entendido, se não, posta novamente que mostro com imagens como fazer! Abraço!
Edson, meu querido, vou ter que apelar pra sua ajuda!!! eheheh o envelope que você fala é o item do modificador physique, né?? eu abri ele, mas não consegui entender as opções dele me dá um help! abraço!
www.gsjdesign.blogspot.com
Eae Kai Hansen :).... olha só, vc tem usar o scale na estrutura do biped para ele ficar o mais proximo possivel do modelo para isso vc tem que está com o "Figure Mode" habilitado. Dae p/ ajustar os envelopes vc deve abrir o Physique sub-object Envelope, clique no menu envelope selecione um dos bones do biped e ajuste o envelope usando as opções "Radial Scale", "Parent Overlap" e "Child Overlap". Aumentando ou diminuindo o valor de forma que o envelope englobe os vertex que estão próximos dele. Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Oi Kai, tudo bem? Realmente é um problema de envelopamento. Colocar o esqueleto no personagem é fácil, mas envelopar é uma das partes mais chatas, este é apenas o primeiro problema de centenas que terá, pois animação de personagens é complexo e cheio de macetes. Como você disse que é a primeira coisa que anima, seria melhor estudar o básico de animação e deixar personagens por último, porque é o mais difícil de tudo em 3D e depende de conhecer tudo do programa. Também não aconselho usar o Physique, que é mais antigo e mais burocrático que o Skin, aprenda a fazer o Skinning do personagem com o Skin e deixe o Physique para depois, apesar que dominando bem o Skin, não precisa do Physique para nada. A dica do Hervert sobre o tamanho dos Bones é muito importante, os Bones devem estar o mais próximo possível do corpo do personagem, usando Bones finos como mostra na sua imagem será muito mais trabalhoso para envelopar. Abraços
Bom, vou mostrar aqui o básico que você precisa saber para iniciar com "Modificador Physics"! Obs.: Não liguem para a disposição do biped à malha, esse é apenas um modelo para exemplo! Antes de mais nada você precisa adicionar os "bones" ou o "Biped" ao modificador (ver imagem). Após selecione o sub-menu "Envelope" e selecione o envelope desejado. Se clicar no botão "Control Point" poderá selecionar um dos vários "points" espalhados pelo envelope e colocá-los nos locais desejados para que envolva a parte da malha que deve controlar. Se clicar no botão "Cross Section", vai trabalhar dessa vez com os "sections" do envelope selecionado, podendo tanto arrastá-los para envolver a malha, quanto dimensioná-los. Agora, se trabalhar com o botão "Link" selecionado, tanto poderá selecionar outros envelopes, como também arrastá-lo pela linha dos outros envelopes, e redimensionar todo o envelope de uma vez só. É isso aí! Acredito que isso já deva te dar uma noção exata de como funciona as ferramentas básicas do "Modificador Physics"!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 979

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.