Shaders Escondidos

Por: Grasiano  

Em: 10/11/2007 08:58

Falai galera!! Uma pergunta curiosa e um pouco indignada; eu estava fazendo o tutorial REflexo com disperção quando o André mostro como habilitar o shader Color mix, depois um dei Um Olha nos outros arquivos e vi que tem um "tonelada" de sheders com o "HIDDEN" no final da declaração dele. Minha pergunta é: Pra que colocar um shader se é pra deixar escondido? Seria porque da muito pau todos aqueles shaders?
Oi Grasiano, tudo bem? Tem um bom motivo para isso sim, não para todos, mas para a maioria, e não são todos os Shaders com Hide que você pode habilitar. Vou tentar te explicar, existem vários tipos de Shaders, quando a Autodesk integrou o Mental Ray no Max eles preferiram optar por uma integração bem suave, usando a interface dos recursos padrões do Max em vez de fazer uma nova interface para os recursos do Mental Ray. Porque eles queriam facilitar para os iniciantes e desde o Max 6 que eles vêm fazendo isso, deixando cada vez mais fácil para os iniciantes, por outro lado, isso complica muito para os usuários mais avançados que querem usar o Mental Ray puro no 3ds max. Os recursos padrões do Max são convertidos para Shaders do Mental Ray na hora do render, então, você configura na interface do Max, sem usar os Shaders diretamente, e apenas na hora do render que estes recursos são convertidos para os Shaders do Mental Ray. Até porque o Mental Ray não entende nenhum recurso do Max, a Autodesk fez um tradutor que entra em ação na hora do render, veja na janela de render que aparece a mensagem "Translating Scene", é nesta hora que os recursos são convertidos para Shaders do Mental Ray. Bem por isso que não é qualquer Shader que você pode habilitar, muitos Shaders são escritos pela Autodesk apenas para essa conversão. Agora, muitos outros também são Shaders do Mental Ray que não aparecem no Max e poderiam aparecer, porque apesar de ter algum recurso padrão que converte para ele, na interface do Max você não tem acesso a todos os recursos do Shader. Um bom exemplo é o Mib_GLossy_Reflection, no Max você aplica o Falt Mirror e ele é convertido para o Mib_Glossy_Reflection quando renderizar, criando reflexo borrado fisicamente correto, mas no Flat Mirror você não tem acesso a todos os recursos do Mib_Glossy_Reflection. Fizeram isso para facilitar para iniciantes e complicaram a vida de quem conhece mais e deseja usar o Shader diretamente. Agora, existem outros Shaders que não são completamente suportados pelo Max, porque o Mental Ray é um super render que oferece muito mais recursos do que o Max permite. Alguns destes recursos não foram implantados pela Autodesk, como Geometry Shader, por exemplo, mas já fizeram um plug-in para aceitar isso e assim vai, a cada dia que passa o Mental Ray fica mais integrado ao Max e estes Shaders não suportados são habilitados. Mas quem conhece bem o Mental Ray, pode habilitar muitos destes Shaders supostamente não suportados e usar numa boa, porque tem um ou outro recurso que não é bem aceito e tem Shaders de terceiros que permitem converter recursos, então, quem conhece bem consegue usar sem problemas. O Mental Ray é muito maior do que essa casca que aparece na interface do 3ds max, ele não é o melhor render do mundo por acaso, quanto mais você se aprofunda nele, mais maravilhado fica, ele é tão grande quanto o 3ds max. Ninguém precisa saber mais do que essa casca que aparece no Max para fazer tudo que os outros renderizadores fazem, mas quem quiser se aprofundar, vai ver que ele é muito maior do que todo mundo imagina. Eu estudo o Mental Ray a 7 anos e quanto mais aprendo, mais fico maravilhado. Abraços
Grande André obrigado pela resposta, como sempre muito bem explicada. Vou aprender mais sobre o mental Ray antes de habilitar qualquer coisa, comessei a pouco com MR. To doido pra comprar teu curso no décimo ele vai ser meu (hehehhehehhehe). Abraços!!!
André. Como meros usuários do max, nós ficamos babando quando vemos quem sabe algo em nível de extrema profundidade como vc falar sobre Mental Ray e 3D em geral. Eu tô tentando me esforçar ao máximo pra passar pros usuários iniciantes desse maravilhoso fórum alguma coisa dessa "casca" do Mental que eu aprendi. Esse fórum já é completo, tem grupo de estudos de Mental Ray e tem seu curso que sei que é excelente (inclusive um dia desses, quando tiver uma grana extra, vou comprar). Mas aqui me senti à vontade para postar esses tutoriais, porque sei que para alguns isso pode ajudar bastante. Por que muitos usuários querem uma forma rápida de atingir um ou outro objetivo, e essas necessidades no dia-a-dia do fórum a gente vai percebendo. Eu, por exemplo, obtive muitas respostas de dúvidas que eu tinha através de tutoriais que li aqui e em outros sites, e continuo aprendendo e acho que vai ser assim até o dia que eu não enxergar mais, ou que eu sair dessa dimensão e for para uma 4ª ou 5ª...rsrsrs (3D até morrer). Acho que postar um tutorial de SSS de Mental Ray aqui pra mim já foi um grande passo pra aprender um pouquinho da "casca" e ajudar outros a poder ver isso, reduzindo a complexidade do contato inicial com a engine. Espero que esses simples tutoriais que eu gostaria de continuar a postar aqui ajudem às pessoas como eu, eternos aprendizes, a nos sentirem um pouco mais seguros em relação a como usar essa "casca", que para alguns, já ajuda bastante. Quero muito ir mais a fundo no Mental Ray, um dia desses vou postar algumas dúvidas que tenho lá no grupo de estudos. Com certeza vou aprender muito. E assim a gente vai ensinando e aprendendo..., né? Abração!
Alma, força, paixão e trabalho.
Oi gente, tudo bem? Grasiano> É isso ai mesmo, tem que ir com calma no Mental Ray a primeiro aprender as configurações normais do render, igual qualquer outro render tem. Só depois que dominar bem esta parte poderá partir para o estudo de Shaders, pois você não precisa de Shaders para criar os principais efeitos que qualquer render cria. Apenas usando os recursos padrões do Max, que serão convertidos para Shaders do Mental Ray na hora do render, já é o suficiente para fazer tudo que os outros renders fazem. Mas aprofundando os estudos e conhecendo bem os Shaders, você consegue fazer coisas incríveis que outros renders nem sonham. Muitas vezes são necessários Shaders de terceiros, como os que tem para download aqui na 3D1, com eles você pode ter controle individual sobre cada aspecto do render e assim otimizar muito o tempo de render, entre outras utilidades. Eu tenho certeza que o vídeo curso vai te ajudar muito com o Mental Ray, da mesma forma que já ajudou vários leitores. Andrei> Eu fico feliz que gostou da explicação, eu não conheço o Mental Ray tão profundamente não, tenho muito que aprender dele ainda. Faz 7 anos que uso este render e todo dia aprendo alguma coisa nova. O pessoal não precisa se aprofundar nele para fazer o que os outros renders fazem, mas quem quiser se aprofundar vai encontrar um troço monstruoso por trás desta casca que aparece na interface do Max. Eu agradeço pela sua colaboração com tutoriais do Mental Ray, certamente ajuda e motiva muito leitores, tanto iniciantes quanto mais experientes, porque como disse, o Mental Ray é cheio de minúcias e sempre estamos aprendendo. Claro que quanto mais simples e mais direto for o tutorial, melhor e mais fácil fica para os iniciantes, que é a maioria dos leitores. Muita gente não participa do fórum mas lê e acompanha. Tenho certeza que o seu tutorial de SSS vai ajudar muitos usuários que desejam criar aquele efeito. O legal de fazer bem simples e direto é justamente por isso que você disse agora, não inibe os iniciantes que acham que o Mental Ray é um bicho de 7 cabeças. Ele é vasto e cheio de possibilidades, mas não é um bicho de 7 cabeças, muito pelo contrário, ele tenta fazer tudo da forma mais simples possível. Espero poder contar com outros tutoriais seus, tanto simples quanto mais elaborados, porque tem espaço para todo mundo aqui. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 375

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.