Como Fazer fogo com meta partículas?

Por: edusilveira  

Em: 15/11/2007 18:23

Olá a todos. Bom, estou tentando fazer uma animação onde o objeto está pegando fogo. Gostaria de saber se tem como fazer um efeito de fogo usando meta partículas, assim acredito que o feito ia ficar mais realista. Obrigado
eu acho que fica melhor emitindo faces com mapas procedurais. tinha um ótimo tutorial sobre isso antigamente, mas não achei para te passar. aqui no site tem um tut de fogo com metaparticles, mas acho que fica melhor com faces mesmo. o link do tut é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=13699
Múcio
Valeu pela dica vou tentar sim. Outro dia posto o resultado valeu abraços
Com faces não fica legal não... no caso fica legal com esferas alaranjadas quase transparentes e brilho especular amarelo bem forte.. aí é só habilitar o motion blur que elas ficam alongadas e distorcidas que nem fogo.. fica da maneiro. Mas, não é isso que importa mais... por que independente do objeto que vai usar para simular, é o movimento do fogo que vai surtir o efeito no final... somente conseguindo um bom movimento realista das partículas você vai fazer um bom fogo. Sugir fazer com o particle flow e um gravity esférico em cima do objeto do fogo com noise. Aí vai ter que ajustar, só mechendo mesmo. Abraço.
Oi Eududu, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, eu acho que fica melhor com faces também, é só fazer direitinho que fica legal, eu já fiz várias vezes assim. Precisa de Motion Blur sempre, porque sem Motion Blur não fica realista, e o uso do Gravity em cima também é importante para "puxar" a chama, um Wind em baixo para gerar a tremulação. O importante são estes detalhes para que as partículas se movimentem de acordo com fogo, o objeto pode ser faces ou meta-particles. Nestes dois exemplos abaixo eu fiz com partículas emitindo faces. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_fogo.avi,320,280] Este eu não achei aqui para postar normal, mas tenho ele no YouTube, a qualidade fica pior mas dá para ver. Abraços
Oi pessoal, tudo bem... saca só o link de um teste de fogo que eu fiz desse jeito que te indiquei... http://www.youtube.com/watch?v=DcjLX9U6-Gk Com esferas e glare e motion blur... hehe Abraço.
Olá a Todos. Aqui está um vídeo do que eu fiz. Na primeira vez fiz com meta partícula, mais não achei o resultado muito bom. Dae resolvi fazer este aqui com particle flow. e cheguei a este resultado. Não era como eu esperava o resultado mais fico legalzinho ^^ Tentei achar uma forma de usar meta partículas com particle-flow mais não consegui. Alguém sabe como posso fazer isso? Abraços
Eududu, boa tarde. Com o partcle flow cheguei num bom resultado: Espero que a tela te ajude.
Oi gente, tudo bem? Caio, ficou muito bom o seu fogo, eu queria ver um teste com as chamas maiores. Você percebe no meu segundo exemplo que o fogo não dá uma sensação de volume, justamente por ter sido feito com faces, então, depende muito da posição da câmera e do que o fogo precisa fazer. Com objetos volumétricos é mais difícil de ficar bom, mas certamente fica bem mais realista quando consegue. Eududu, você está indo bem, é por ai mesmo e olha que efeito louco que você criou, ficou bem legal. Com alguns ajustes vai parecer aquelas chamas de óleo queimando, tipo petróleo. :) Para usar Metaparticles com o Particle Flow você precisa aplicar o Blob Mesh que fica no menu Creat>Compound Objects. Ele é um objeto que gera Metaball em qualquer coisa, até em objetos comuns, ele usa os vértices para criar as Metaballs. Adriano, é meio difícil encontrar tutoriais de FumeFX, mas eu já divulguei um aqui na 3D1, procura na seção Notícias que você encontra, digita FumeFX lá no busca. shrek, o seu teste também ficou muito legal pela imagem que postou, você renderizou a animação também? Se renderizou, coloca no Youtube para gente ver como ficou em movimento. Abraços
Chamas maiores você quer dizer, tipo um montão de fogo? hehehe Uma floresta pegando fogo? Isso? Esse teste eu fiz a tempos, lembra daquele topico sobre fogo que você não conseguiu ver um dos meus videos? É esse aí... No caso o que deixa legal é fazer dos eventos distindos, um para criar o corpo do fogo e o outro com chamas maiores e mais esparsas saido pelas beiradas... acho que por isso que ficou com uma volumetria legal.. acho que com mais particular pode ficar ainda mais.... mas é meio lentinho pra renderizar, eu coloquei o glow no material, aí pesou um pouco, por que são muitas particulas sobrepostas e com MB tb. Enfim... Vou pegar o arquivo .max e te passar. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717416.

Total de membros registrados: 143174

Últimos membros registrados: OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46.

Usuário(s) on-line na última hora: 851

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.