Como salvar mapa de photons

Por: Lando  

Em: 25/11/2007 17:27

Olá a todos, bem estou com o cd do mr, mas por algum motivo não consigo salvar mapa de photons,, tenho a impressão de estar fazendo tudo certinho, a unica diferença é que tenho mais cameras, e mais luzes, porém nem com a imagem do próprio cd eu não consigo, alguém pode me dizer o que esta acontecendo atenciosamente
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
vc está colocando numa pasta com nomes estranhos, tipo usando "Ç" ou acentos? porque é só escolher o lugar que vai salvar e clicar em render, quando terminar o mapa está salvo onde você escolheu. se não está dando certo é muito estranho, deve ser pelo nome da pasta então.
Olha cara, realmente é muito estranho isso que você comentou, como assim numero diferente de cameras e mais luzes? Se você salva um mapa e depois muda um material ou adiciona mais uma light, tem que refazer o mapa de photons de novo... Você esta salvando como? Tem que desativar a opção Rebuilt (Do Not Re-Use Cache) e clicar nos "..." de Use file, escolher um local, digitar um nome e clicar no botão Salvar, depois é só mandar renderizar um preview para que o mapa seja salvo.
Site sendo reformulado!!!
Olá Evilwata, obrigado pela atenção, então creio que to fazendo tudi isso e o curioso é que quando peço pra renderizar é como se o mapa não estivesse salvo, pois ele recalcula tudo de novo mesmo com a opção Rebuild desabilitada, com certeza deve ser algo que estou fazendo de errado, mas ta dificil de descobrir, afinal o processo é bem simples mas aqui não ta dando certo.
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Oi Lando, tudo bem? Realmente é estranho o seu relato, porque o mapa de Photons é salvo como uma imagem qualquer. Veja se não está indicando uma pasta com nome estranho ou caracteres latinos, como o Múcio disse. Faz um teste simples ai para ver se funciona. Cria um Box, inverte as Normals para ver por dentro aplicando o modificador Normal. Cria uma esfera no interior, uma câmera e uma luz MR Area Omni. Liga os Photons e ajusta para deixar a cena bem pontilhada, define um lugar para salvar o mapa e renderiza de novo. Agora, sem mexer em nada, apenas renderize de novo, é para renderizar direto sem calcular o mapa de Photons. Se calcular novamente, então, tem algo de errado, porque o procedimento é só este mesmo. Posta a tela com as configurações dos Photons para gente ver onde você está salvando. Abraços
Ok, André, desculpe pela demora, mas fiz os textes no mesmo dia da tua postagem e to me dedicando bastante, então me permita fazer algumas observações pra que vc e os amigos me possa corrigir se eu estiver errado 01_ eu creio que estava confundindo photons com fg pois o calculo do FG será refeito sempre (to certo) 02_já sei que não posso alterar ou mover algo na cena, porém se eu aumentar a resolução, vou ter que salvar novo mapa de photons? ainda não testei isso já aproveitando agradeço a atenção de todos.
o mapa de photons não depende da vista da câmera, ele faz na cena 3D, ai nem precisa calcular de novo, serve para qualquer resolução e qualquer vista da cena. mas o fg depende da vista, então, até dá para salvar ele também, tem o mesmo lance de salvar o fg igual nos photons. só que se mover pouco a câmera, ele vai calcular pouco, porque vai calcular o que faltou, se mover muito vai calcular o fg inteiro de novo, manja? eu aprendi isso no curso de mental ray aqui do site, vale a pena!!! valeu!!
Oi Lando, tudo bem? A explicação do Supermax foi precisa e eu fico feliz de saber que aprendeu tão bem no vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Os Photons valem para a cena toda, todos os ambientes serão calculados de uma vez só, mas o Final Gather depende da vista, então, tem que ser recalculado se a camera se mover. Mas se algum objeto ou alguma luz se mover, tudo tem que ser recalculado. Se você não mover nada e salvar os dois mapas, o de Final Gather e o de Photons, quando mandar renderizar vai direto para o render. Você ainda pode salvar o mapa de sombras no Mental Ray, ai na hora do render ele não terá que calcular as sombras, já ganha mais um tempinho. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717416.

Total de membros registrados: 143174

Últimos membros registrados: OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46.

Usuário(s) on-line na última hora: 843

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.