Como criar uma sala congelada

Por: Gilson Alves  

Em: 01/12/2007 11:58

Olá pessoal! primeiramente é um prazer enorme participar deste forum , que na minha opinião é o melhor forum de computação Grafica do brasil! inclusive no meu blog tenho um link para as pessoas entrarem no Site da 3D1. Pois bem, eu estou tentando fazer uma sala no 3dstudio max e gostaria de fazer esta sala começar a congelar como no filme Um dia depois de amanhã, só que eu não quero fazer isso na forma de imagem , e sim em video o efeito tem que correr pelo chão , e pelas peredes. Como eu poderia fazer isso? existe algum tutorial desse efeito ou mesmo uma video aula? Obrigado a todos ! Grande abraço.
Visite o Meu Blog http://3dbrasilsoftware.blogspot.com/
After Effects!!!!????!!!!! Acho que é um dos caminhos. Abraço grande, Everton Fonseca.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Obrigado ever! pela dica o único problema é que não tem como exportar para o After efects um objeto do 3dstudio max já tentei de várias formas , e não consegui :( Ahhhh! me lembrei de uma coisa será que não daria para exportar esse objeto para o Combustion , e fazer esse efeito da parede ou o chão congelado? Valeu brother! Um abraço!
Oi Gilson, tudo bem? Eu fico feliz de saber que gosta e acompanha a 3D1, mais ainda por colocar o link do site no seu blog. Sobre importar objetos 3D em softs de composição low-end como o After e o Combustion, não tem como. Apenas softs de composição mais robustos que vão aceitar isso, como o Smoke, por exemplo. Mas não é necessário importar objetos 3D na composição para compor, basta importar a imagem renderizada e na maioria dos casos também vai importar máscaras criadas no programa 3D. Em alguns casos pode usar imagens no formato RPF, que aceitam guardar mapeamento, velocidade, transparência, cor, Normal das faces, posição e tracking de câmera, entre outros atributos. Mas seja como for, no After e no Combustion não vai dar para criar um efeito como este do zero, vai ter que criar com partículas em 3D e exportar as imagens para compor no After ou no Combustion. Também vai usar o After ou o Combustion para criar mapas animados para guiar as partículas sobre os objetos e para fazer a transição dos materiais. Mas a principal parte do efeito deve ser criado apenas com partículas, porque só elas vão permitir criar este efeito com realismo. E precisa ser com o Particle Flow, com os outros sistemas de partículas que o Max oferece não dá para fazer, porque são sistemas Non-Driven. Não é um efeito simples de fazer, tem que manjar muito de partículas e de composição de materiais. Abraços
[quote:0b44b2264a]Eu fico feliz de saber que gosta e acompanha a 3D1, mais ainda por colocar o link do site no seu blog. [/quote:0b44b2264a] Obrigado André más vcs merecem! pois o site da 3D1 , já me ajudou muito com os seus tutoriais pois aprendi muito com eles. Agora realmente vai ser dificil eu fazer este efeito pois estou começando a mexer agora com o particle flow do max más vou tentando se eu conseguir acertar eu posto o resultado pra vcs aqui do forum. Muito obrigado a todos!
Oi Gilson, tudo bem? É um prazer ter você participando aqui com a gente. Todo mundo já teve que iniciar um dia e sabe como é, então, é só ir com calma que logo vai estar fera no Max e fazendo tudo que quiser. Mas este efeito que você deseja criar é realmente trabalhoso e depende de um bom conhecimento com partículas. Dá uma lida nos tutoriais sobre partículas aqui na 3D1, estão nesta página: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13227 Assim você vai ficando mais por dentro do sistema. O mais difícil é criar um material realista de gelo para usar com as partículas. A parte mais importante no efeito com as partículas é fazer com que sigam numa determinada direção cobrindo os objetos, certo? Então, para fazer isso você pode usar um mapa em tons de cinza, um gradient. Se criar um Proxy dos objetos, um modelo menos detalhado de tudo e sendo uma malha só, como se jogasse um tecido em cima de tudo, entende? Com este Proxy fica mais fácil de distribuir as partículas e mapear o gradient para ir seguindo pelo objeto e distribuindo as partículas. Nas partículas você vai usar Face e vai aplicar um material volumétrico parecido com o que eu uso no tutorial de fumaça, ele está lá naquela página que indiquei acima. Só que no caso de gelo, precisa ser um material mais fagulhado e com aspecto rígido, o material de fumaça tem aspecto de algodão, mas a técnica de composição do material é a mesma, usando gradients e mapas procedurais, com ou sem textura. Num caso como este é melhor compor tudo com mapa procedrual, mas não é muito simples no começo e o Material Editor do Max dificulta a composição de materiais complexos como este. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717416.

Total de membros registrados: 143174

Últimos membros registrados: OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46.

Usuário(s) on-line na última hora: 789

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.