real flow

Por: mcub3d  

Em: 03/12/2007 17:10

e ae galera!! gente decidi que aprender o real flow na raça, ate que começei bem,mais tenho umas dividas de iniciantes, moco pro exemplo como fazer a agua se desfazer, sempre que faço o render do mesh ela fica parecendo uma gosma!!! existe alum site que explique um pouco os principios do programa?
Bom cara, pelo que eu percebi a galera aqui curte mais vray e MR!!!! tenhu um colega que usa o real flow e me disse da complexidade do programa!!! ieri falar com ele e assim que possível te mando resposta!!! abraço!!!
ai mc, tem que escolher o preset Liguid nas partículas, ai se comportam como água. o problema é que para ficar fino e convincente, sem deixar grosso e gosmento precisa de muitas partículas. se a resolução estiver baixa, o líquido fica gosmento, se tiver muitas partículas ele consegue fazer os splashes mais finos e com aspecto de água. mas haja computador para calcular, leva muito tempo, até dias dependendo da cena.
Múcio
Pois é... Acho que o mucio já resolveu sua dúvida O grande lance é a resolução das particulas... é claro que configurar certinho a viscosidade e as opções existentes na hora de gerar o mesh ajuda bastante a dar uma tapeada,... mas realmente, eu nunca vi um líquido com a fluides de água... já tentei, mas nunca consegui. Coisas mais gosmentas como gel, chocolate, mel...etc... fica bem legal.... No meu blog eu estou postando uns trabalhos feitos com RF e uma breve explicação de como foi feito assim como imagens com as setagens... da uma conferida, talvez te ajude... Vc tbm pode encontrar aqui no forum meus trabalhos e no YouTube Espero que goste e que se de bem com o RF. Estou pegando pesado nesse soft! Gosto mto dessa parte de simulação! Bons estudos Abraços
Paulo Roberto França Ortega - Freelancerhttp://www.behance.net/paulo_ortega/frame/allhttp://paulo-ortega.blogspot.com/http://ortega-tutoriais.blogspot.com/
tem uma animação do André de um copo que a água está bem fluída, mas é só um copo, então, dá para usar bastante partículas, mas quem pensa em fazer uma piscina assim ou coisas deste tipo, não dá, não tem como calcular em PC normal. olha a animação da água, é a última dessa página: http://www.tresd1.com.br/pessoal.php?t=14707&&start=15 tem outras lá com o real flow, mas não são de água. nessa ai ele usou o real flow 2, hoje tem mais recurso e está mais fácil testem com pouco líquido que é mais fácil de conseguir deixar real.
Ola MC 3D, td bem? Estou sem o programa aqui, mas vou tentar te ajudar assim mesmo. Quando vc trabalha com o RF, vc começa a fazer os testes com uma quantidade bem baixa de particulas e de qualidade. Conforme vc vai deixando parecido com o que vc quer, vc vai aumentando a qualidade e a quantidade de particulas, isso vai deixar a sua simulação cada vez mais fiel. Cada emissor que vc coloca na cena tem suas configurações próprias e o programa tenta chegar o mais perto possível da física real, mas nem sempre isso resulta no efeito que queremos. Temperatura, Pressão Interna e externa, viscosidade, densidade são fatores importantes a serem setados por isso, quanto mais vc souber da fisica desses elementos como agua ou gás, mais rápido vc vai conseguir chegar nos seus resultados. É claro que tem outros parâmetros a serem setados, mas como eu disse, eu estou sem o programa aqui para lembrar de todos eles. No RF4, na parte inferior da caixa de diálogo de cada emissor, tem um outro parâmetro que vc ajusta para que o emissor comece a liberar as partículas (V random / H random) com mais irregularidade, isso tbem vai fazer diferença, pois um liquido saindo de uma torneira, mangueira, não sai retinho, certinho pelo bocal ou bico, isso quer dizer, que quando ele começar a tocar outra superfície, também resultará em um efeito diferente, assim como o SPEED (velocidade). Na superficie, seja ela um chão, um copo, vc também terá que setar a superficie desse corpo, se eu não me engano são alguns parâmetros de BOUNCE, isso vai calcular como o liquido escorrerá pela superfície. Outro parametro importante é ajustar a distancia que a particula fica do objeto. Por default ela fica muito longe, então quando vc criar a simulação não vai ficar legal, mas tome cuidado, pois quando vc deixa muito perto, as particulas atravessam a malha. A Gravidade quase sempre é importante estar presente na cena. Mas isso vai depender muito do que vc quer fazer. Na parte de Daemons, os elementos que começam "K" são os Killers,hehehe... assassinos de particulas... rs. Eles podem te auxiliar nas cenas de várias formas, por exemplo: K-Age - Elimina as particulas depois de um certo tempo de vida. K-Volume - calcula as particulas dentro daquele perimetro, as particulas que saem fora dele são eliminadas. O principio é o mesmo para os "K", mas muda a forma de como eles afetam as particulas. Quando vc estiver com a animação das particulas bem setadas, vc vai inserir o MESH, à partir dai vc vai ter que refinar o mesh. Por default quando vc insere o mesh, ele esta muito grande, mas tem como vc diminuir dentro dos parametros para ficar mais real. Se eu não estiver enganado, após vc acertar o mesh, vc vai ter que fazer a simulação inteira de novo. E o pulo do gato é - Sempre trabalhar com malhas triangulares! Nada de poligonos de quatro lados... o real flow não consegue calcular direito com desse jeito. Então como a agua vai se desfazer pela superfície é praticamente a o ajuste desses parametros. Como ela vai sumir, aí é efeito de opacidade e animação dentro do programa 3D. Da uma olhada nesses links, que vc vai encontrar alguns tutoriais bem legais.... http://www.nextlimit.com/realflow/te_links.htm Espero ter te ajudado a entender um pouco mais do programa. Abraço!
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 901

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.