Como fazer efeito de gas?

Por: arthurtnt  

Em: 04/12/2007 15:47

Eae galera da 3d1 Preciso fazer um efeito que nao seja tao demorado para renderizar e precisa parecer como um gas entrando num duto, qual seria a melhor maneira? De ja obrigado
CG \"tudo se cria, tudo se perde, tudo se transforma\" www.arthurtnt.carbonmade.com
amigo tenta o fumefx ele eh muito bom para isso ... mais quanto a ser demorado eh meio dificil pq esse tipo de efeito usa muita particula ... vlw t+
pois eh, eu tava pensando se nao tem como usar uma mapa, um shader para simular o gás... mas o fume eh mto pesado mesmo.
CG \"tudo se cria, tudo se perde, tudo se transforma\" www.arthurtnt.carbonmade.com
Oi arthurtnt, tudo bem? Nunca pense primeiro em plug-ins, sempre pense em fazer com os recursos do Max, só quando for impossível que vale a pena usa um plug-in. Muitos efeitos de fogo e fumaça dá para fazer no Max sem plug-in nenhum, como acontece com água, normalmente pensam direto no Real Flow, mas isso as vezes mais atrabalha do que ajuda e em outras vezes é matar mosca com bala de canhão. Para fazer um gás é a mesma coisa que fazer fumaça, só vai mudar a cor e se quiser fazer incolor, só com a refração, também dá e fica ótimo, com o Fume não daria para fazer isso. Veja este tutorial que eu mostro a base para criar este efeito, depois é uma questão de adaptar o material para a sua necessidade e usar o Particle Flow se o gás vai ter que dar muita volta no tubo. No tutorial eu uso um sistema de partículas comum, porque só vai emitir para cima, quando precisa fazer muito malabarismo com as partículas, precisa usar o Particle Flow, que divide a emissão em eventos controlados por operadores. O link do tutorial é este: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15244 Abraços
Obrigado pela dica mestre! acho que eu ja tinha visto este tutorial, mas ja tinha me esquecido bom, agora eh baixar a cabeça e estudar
fala aih cara.. eu axo que o andré disse tudo.. o mais importante do gas é a refraçao.. o resto vc pode fazer de 1001 maneiras abraçao
Oi arthurtnt, tudo bem? Tem este vídeo tutorial que o Wellington fez e explica como criar o efeito de refração com partículas tipo aquele efeito das balas no Matrix. Para fazer um gás realista com partículas, você vai usar o mesmo princípio. A única diferença é a forma como vai emitir as partículas, em vez de sair de uma bala, vai subir de algum objeto como numa chaleira, por exemplo. O link para o vídeo tutorial é este: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29537 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 357

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.