Diminuir número de poligonos

Por: Arthelas  

Em: 06/12/2007 20:52

Fala galera. Estou desenvolvendo um jogo em uma engine chamada Panda3D. Para o jogo, estou utilizando uns modelos de 3DMax free que encontrei na internet. Infelizmente esses modelos tem muitos polígonos (cerca de 4000) e para jogos, preciso de modelos com no máximo 600. Sou da área de jogos e não da área de modelagem. Portanto, gostaria de saber como faço no 3DMax para reduzir o número de polígonos de um modelo. Tem algum comando, ou atalho, ou opção para fazer isso ?? Obrigado desde ja. Valeu
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Arthelas: tem um plugin pro max nas versoes 8.0 e 9.0 se n me engano chamado "POLYGON CRUSHER" que reduz a quantidade de poligonos pesados na malha de qualquer modelo que vc esteja trabalhando.Basta vc instalar esse plugin na pasta raiz di seu max ok? Espero ter lhe ajudado rpz e boa sorte nos seus servicos.Abracos... :D
Na verdade a melhor maneira de fazer isso é manualmente em poly, basta ir selecionando os edges que quer tirar, depois transfere a seleção para vertex... depois volte para edge e clique em remove, depois volte à vertex e clique em remove denovo... Por que usando esses plugins você não terá nenhum controle sobre a forma como vai reduzir, irá acabar com os loops e ficará inviável de ser animado. Abraço.
Mas para isso seria viável um modelador fazer Já que você é da aŕea de jogos.. Boa sorte ae
Uma outra opção é usar o Modifer Optmize. Mas como o Caio disse, ela tambem não é muito recomentado, porque as vezes cria torções na malha. Abraços
tem também o modificador Multires, que serve para diminuir os polígonos e não perde o mapeamento igual o Optimize
Múcio
Falai mucio. Poh vou parar de postar, toda vez que posto você vem me corrigindo depois, hehhehehheheh. brincadeira. Não da nada assim tambem aprendo. Nem esquenta.
ai Grasiano, é assim mesmo, o pessoal me corrige direto aqui e assim todo mundo vai aprendendo. isso que é o legal deste fórum, não tem nenhuma estrela, todo mundo fala com todo mundo e corrige todo mundo. tem fórum por ai que se corrigir certas pessoas o pau quebra feio!!!! rsrsrsrsrsrsrsrs esse negócio do Optimize estragar o mapeamento é um problema antigo e não sei como a Autodesk ainda não resolveu, porque tem o plug-in da AF Video que é o Optimize corrigido, ele não estraga o mapeamento. Porque a Autodesk não faz o mesmo?
Múcio
Pô, legal Mucio! valeu pela dica!
Doe medula óssea! Doe vida!
Blz mucio? Seguinte carinha, sobre os plugins pra otimizar a malha, pelo menos no max9 (optimize), ele ainda é muito ruim. Falo isso por experiência própria... Sobre outro plugin pra isso, baixei esses dias um plugin, não me lembro o nome (Acho que é esse que vc mencionou aí, depois eu posto o nome), por mais que seja melhor que o optimize do max, tmb não é bom usá-lo.. O ideal é ir deletando as edges e vertices na mão mesmo. Demora muito mais, com certeza, porém a malha vai ficar muito mais organizada no final, facilitando a posterior edição, caso necessário. Pq esses plugins, pra não deformar o objeto, ele criam muitos edges na diagonal e depois se quiser fazer alguma alteração, o cara vai penar... Arthelas, diminuir a quantidade de edges e vertices, apesar de trabalhoso, é fácil... Com um pouco de estudo do MAX, vc pega a manha... É o que aconselho! Abraços!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 626

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.