Melhor Ambiente pra Render

Por: mgnstudio  

Em: 07/12/2007 10:53

Olá pessoal, hein gostaria de uma ajuda, em uma coisa que estou sentindo dificuldade a algum tempo no mental ray, que é escolher o melhor ambiente pra renderizar alguma coisa, no caso objetos. Eu modelei um mp4 ( o meu ) e fico legal a modelagem e tal, mas na hora de renderizar naum sei qual o melhor ambiente pra eu naum gastar tempo de render e ter um efeito realista e bom, seria melhor eu fazer ele num legar fechado como em um quarto, ou seria melhor eu fazer uma esfera gigante em volta dele e simular uma iluminação externa? gostaria que me dessem uma luz ai nessa dificuldade, pode ser uma mrAreaOmni hehehehehhe muito obrigadoooooo
O ótimo é inimigo do bom...
cara vc pode fazer um eskema simples de iluminação tipo uma skylight e uma omni em algum dos cantos, ligar o fg e pra gerar reflexos vc pode colocar alguma imagem (melhor se for hdr) no canal environment do material reflexivo. vc vai testando assim e jah vai ter um render legalzinho abraço
outra pergunta tbm Cesar é, assim naum sei se vc usa o max 2008, mas até a pouco tempo atraz eu usava o 8 e achava otimo, agora estou com o 2008, mas mudou muita coisa..... gostaria de saber: Pq na hora de calcular os fotons do GI naum aparece o tamanho pra gente suavizar com FG? Mudou o esquema de GI agora? tudo é feito com FG? se puder ajudar, agradeço Abraço
O ótimo é inimigo do bom...
é para aparecer os photons normalmente, só mudaram o nome das coisas, mas tudo é igual no max 8. você pode ter configurado errado as unidades do Max nessa versão nova e deixou os photons minúsculos, tenta aumentar o tamaho deles ou a intensidade para ver se aparecem
Oi Mgnstudio, tudo bem? Não existe uma receita para iluminação, depende de cada situação. Uma iluminação que fica adequada numa cena, pode não ficar em outra. Por exemplo, você vai fazer uma imagem e usa um HDRI azulado no ambiente, o que é bem comum porque o céu é azul. Só que quando for renderizar objetos dourados eles vão ficar levemente esverdeados neste ambiente, então, vai ter que trocar. Vamos supor que você vai fazer um copo e quer mostrar o efeito de Caustics, então, vai colocar uma luz mais alta de forma que valorize este efeito. Mas se em vez de vidro é um objeto de cêra, você vai prefeir colocar uma luz atrás para valorizar o efeito de SSS na silueta. Então, depende de cada cena, não tem uma regra, o certo é aprender a iluminar, assim, poderá iluminar em qualquer situação. Se for um ambiente de estúdio você vai usar luzes MR Area Spot ou Photometric Area ao redor e em cima do objeto. Se for um ambiente externo, você vai usar uma luz MR Area Spot como sol e uma Skylight como céu. A partir do Max 9 você pode usar o sistema Daylight com as luzes MR Sun e MR Sky. Sobre as mudanças no Mental Ray, na verdade a maioria são mudanças de nome apenas, os recursos são os mesmos e funcionam da mesma forma que no Max 8, mas tem algumas novidades, algumas adições. Fica difícil de explicar aqui porque daria um pequeno livro, mas eu explico todas as diferenças do Max 8 para o Max 9 e 2008 no curso de Mental Ray da 3D1, já que do Max 9 para o 2008 não teve nenhuma modificação. No futuro eu pretendo atualizar os tutoriais de Mental Ray aqui da 3D1 para as versões atuais, mas por enquanto não estou com tempo para fazer isso. Os novos tutoriais que estou escrevendo já são todos no Max 9 e usando as novidades presentes nele, como todos os últimos tutoriais que postei, mas aqueles primeiros mais básicos ainda estão na versão até o Max 8. Especificamente sobre o Radius do FG, você pode habilitar na parte de baixo da janela do Final Gather a opção para usar o método do Radius, que é o melhor mesmo, mas vem desligada por padrão a partir do Max 9 para facilitar para os iniciantes. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717416.

Total de membros registrados: 143174

Últimos membros registrados: OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46.

Usuário(s) on-line na última hora: 788

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.