Efeito do globo de vidro?

Por: Crazyforanimation  

Em: 16/12/2007 10:22

E aí três d1!! Vcs sabem aquele efeito de discoteca, num tem aquele globo de vidro e efeito que a luz faz quando bate nele? Pronto testei fazer o efeito e não deu em nada´! Só conseui fazer o globo extrudeando os polígonos e botando o material raytrace facetado. Como se faz?
A Persistência leva a Perfeição!
Olá! Talvez esse tópico possa ajudar: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28077 abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi Crazy, tudo bem? O tópico que o nosso amigo Tirmey indicou é bem legal e pode te ajudar bastante, o pessoal já discutiu bem este efeito. A reflexão da luz por uma superfície a ponto de criar um ponto luminoso em outra superfície só pode ser gerado por Caustics. Então, além do que você fez no seu globo, ainda precisa habilitar para ele gerar Caustics, isso é feito clicando com o botão direito sobre o objeto e escolhendo Properties, na ficha Mental Ray tem a opção Generate Caustics que deve ser habilitada. Depois precisa ligar o efeito de Caustics na ficha Indirect Illumination do Mental Ray e configurar para ficar correto de acordo com a cena. Não é difícil se conhecer um pouquinho de Mental Ray. Abraços
Valeu pela explicação de caustics, não entendia pensei que era só com a luz batendo num certo volume de agua e criava causticidade, mas eu tentei fazer isso eu tinha feito no tópico da cena submarina é essa imagem que eu to usando como avatar, aí quando eu botei apareceu a janela do mental ray dizendo que não era possível mais 10000 photons por luz ou algo assim. Vou ver se boto a imagem que fiz com o erro , em breve por causa da minha net.
A Persistência leva a Perfeição!
Oi Crazy, tudo bem? Esta mensagem de erro que você disse pode acontecer por vários fatores quando está gerando Caustics. Em água é mais difícil do que no caso do globo de boate que você disse, porque o globo só reflete e a água refrata também. O primeiro problema é ver se o objeto está habilitado para gerar Caustics, isso é feito entrando no Properties clicando com o botão direito e acessando a ficha Mental Ray, tem que estar habilitado Generate Caustics. Depois depende do material estar correto, usar o material Raytrace do Max é a opção mais fácil para dar certo. Em seguida precisa da luz com sombra raytrace apontada para o objeto. Assim, é só ligar o efeito de Caustics na janela Indirect Illumination que ele aparece na cena, as vezes precisa aumentar a intensidade no Multipler para ele aparecer melhor. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 912

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.