Texturas hi-res no Max 2008

Por: skyhunter_mib  

Em: 29/12/2007 23:56

Pessoal, com pesar que falo isso mas está impossível trabalhar com o 3D Studio Max 2008. :( Estou rodando-o no Vista. To tentando tirar um render de um carro num cenariozinho que montei e as texturas são de alta resolução (inicialmente era 10000x6648 mas ja reduzi pra 6000x3989). Simplesmente ta impossível usa-las. Primeiro, dificuldades na hora de colocar a textura. Ja até as converti pra JPG pra deixa-las leves e mesmo assim o Max dá problema. Com dificuldade eu consegui colocar a imagem no canal Defuse, mas na hora de colocar o Specular Map dava Memory Error. Mudei pra JPG, diminui a escala e consegui 'montar' o material, mas na hora de renderizar no Mental Ray também dá um erro dizendo algo que não conseguiu ler alguns elementos do material e talvez não seja renderizado corretamente. Aí simplesmente não renderiza o normal map e nem o specular map. Enfim, resolvi recorrer a vocês. Po, que sacanagem, o 3ds max é um programa pra tirar renders realísticos, é inaceitável que não se consiga colocar uma textura um pouco maior que o convencional :? Cabe deixar as configs do meu PC: Core 2 Duo E6700 2GB RAM DDR2 667Mhz HD SATA 250GB 7200rpm XFX GeForce 8600GT Creio que mais que o suficiente pra usar as benditas texturas no Max... Então deixo ai o humilde pedido de ajuda :) Valeu pessoal! Editando, uma shot do erro que dá na hora de renderizar. Destaquei ali o 'falta de memória'. :seila:
cara, eu acho que você está muito enganado e precisa ver melhor seus conceitos. Porque uma textura com 10 mil pixels não é uma textura um pouco maior, é um absurdo, é um exagero desnecessário, é uma aberração se tratando de um carro. Se fosse o planeta Terra e você tivesse que aproximar muito, ai tudo bem, é aceitável ter que usar uma textura tão grande, mas num simples carro é uma ignorância usar uma textura deste tamanho, porque não vai mudar nada no visual e vai dar problema de memória. 2GB de RAM é para brincar em casa e fazer coisas normais, se você quer fazer um modelo com texturas no tamanho que só a ILM usa, então, vai ter que melhorar muito o seu computador, porque esse ai não serve. Vai ter que trabalhar em 64 bits e usar pelo menos 10 GB de RAM. Também é muito ruim usar o Vista, porque ele é ruim até com o word, imagine então com 3D que precisa de tudo da máquina, o Vista come todos os recursos do sistema e não deve sobrar nem 1.5 GB de RAM para o seu render. Mas por você estar no Mental Ray, tem como usar texturas absurdas como estas que você está querendo usar, só no Mental Ray que dá para usar este tipo de textura e no Renderman, se você tentar usar texturas de 10 mil pixels em qualquer render, vai dar pau. No Mental Ray você consegue porque pode usar o programa IMF_COPY.EXE para transformar a textura em Mental Ray Map, depois você carrega a textura no material com o shader Texture Lookup, deste jeito ela não será carregada na RAM e será lida a partir do disco, não consumindo recursos e deixando renderizar. Porque o seu computador não tem memória RAM suficiente para renderizar modelos com texturas deste tamanho, como está falando na mensagem, o problema não é do Max, é do seu computador que não consegue renderizar texturas absurdas como estas.
Múcio
Eu não acho uma textura desse tamanho absurdo não cara. Até porque a maioria dos HDRIs usados pra cenário e etc é mais ou menos nessa resolução (variando entre 6 mil e 10 mil pixels por alguma coisa). Lembrando também que já diminui a resolução da textura quase pela metade (6000x3989) como falei ali em cima. Mesmo assim, prefiro exemplificar. Perceba que a textura não é pro carro... é o asfalto. A textura desse render aí é cerca de 1200x800 se não me falha a memória. Percebe como ficou bem low-res no render? E o render aí está em 1280x960, o render original estava em 1920x1440, mas mesmo redimensionado as falhas do asfalto são bem perceptíveis. Por isso a necessidade de uma textura grande. :P Valeu pela dica ai, vou pesquisar sobre o IMF_COPY :-)
10 mil pixels não é tão absurdo mesmo, mas é diferente de HDRI que só usa no reflexo. Se vai aparecer no material com outros efeitos juntos como bump, brilho e tal, acaba ficando mais pesado. Mas é verdade que não é qualquer render que aceita usar uma textura deste tamanho, porque consome muita RAM. Converter para Mental Ray Map é a melhor opção de todas, sem dúvida, mas é muito estranho o seu computador não renderizar com só uma textura dessa. se fosse um monte, tudo bem, é para dar pau mesmo, mas com uma só era para ir normal. quanto de espaço você tem no driver C? O Max precisa de bastante espaço no C para renderizar
O Vista tambem rouba quase metade da sua ram, quando eu usava ele(32bits) roubava 800MB, e ele reconhecia 3GB dos meus 4GB. pode olhar q no seu naum deve ta mto diferente. tem tambem uns recursos do mental ray pra otimizar o render, marque as opçoes conserve memory, mental ray map manneger no painel processing. e tem tambem o bitmap pager. se vc ler em inlges da uma pesquisada aqui: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/search?la=en&siteID=123112&catID=2334144&linkID=9241177&qt=bitmap+pager&rel=
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Opa pessoal, valeu os replys. Então cara, vou usar a idéia do Mental Ray Map =D Achei esquisitão também não renderizar, até porque sempre procurei criar texturas de resolução boa pra dar um detalhamento maior e em outros PCs (e outros Max tambem) dava certo. Acho que é a combinação Vista e Max 2008 mesmo... tudo muito recente ainda e tal. Realmente o Vista usa memória pra caramba. Fico com saudades do XP, hahahahaha SuperMax, tenho 123GB livres no disco C que é onde o Max está instalado. Realmente espaço de sobra =D Acho que é xabu por causa do Vista e Max relativamente novo, uaehuaehuhea Zion, valeu pelas dicas ai cara :D Vou ver o link.
Oi Skyhunter, tudo bem? Eu concordo com você que uma texura desta é normal, o exemplo das HDRI foi perfeito. O estranho é dar este erro e não renderizar. O Max 2008 é muito novo mesmo e pode ter vários problemas, sempre é bom esperar sair o Service Pack. Mas o pior é o Vista, que rouba muitos recursos da máquina, pode ser que destes 2 GB não sobrem nem 1.5 GB para o Render. Tem vista que gasta 800 MB de memória, ai tem mais o max e a cena para carregar, acaba não sobrando nem 1 GB para o render, ai fica difícil. O Vista é o pior sistema para usar com 3D. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 881

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.