não renderiza

Por: LGASPAR  

Em: 02/01/2008 23:57

Olá todos, estou montando uma cena de uma sala só para praticar, é um ambiente parecido com outros que eu já fiz, e não estou usando materiais complicados, mas o problema é que o render não acontece. uso o MR, e quando coloco para renderizar, a reguinha que mostra a emissão de fotons não evolui, como se o programa travasse. já tentei de tudo, comecei de novo do zero, troquei materiais, tirei alguns modelos, mas nada adianta. será que o max pode estar bugado?, ou meu pc tá se entregando? se alguém já passou por isso e/ou sabe o que é e como resolver, ficarei muito grato... um abraço à todos e um ano de realizações e sucesso.
Que bom se desse pra modelar um mundo mais justo num software 3D né??!!
Eu n entendo mto nao, no caso eu reinstalaria o Max pra ver, c jah tentou isso? Flw
cara, é certeza que não é bug se você não conhece bem o Mental Ray. ele não é simples e tem os seus macetes, sem ter certeza do que colocar na cena e de como configurar, pode dar diversos erros ou então pode ficar super lento. vc tem o curso de mental ray aqui da 3D1? É ótimo e explica tudo que você precisa e um pouco mais ainda. é um bom modo de começar, porque do zero por tentativa e erro é difícil, ou então sai lendo tudo que é tutorial de Mental Ray pela net. porque se está com uma cena externa e ligou os photons, vai demorar muito mesmo e pode ser que dê erro ainda, porque está perdendo muitos photons para o espaço.
Múcio
vc colocou GI na cena né!! qual a quantidade de photons? o ambiente é aberto ou todo fechado!! se tiver aberto haverá uma dispersão muito grande de photons deixando a renderização bem lenta!! experimenta tirar o GI pra ver se vai rapido
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
LGASPAR, tudo bem? Além do que ja foi dito acima, atente-se ao fato de estar enviando photons só nas partes da cena onde existe geometria, caso contrário o MR começa a enviar photons no nada e não obtendo resultado ele vai criar mais e mais photons na cena para compensar os perdidos, isso pode aumentar vertiginosamente o tempo de render, até a abertura da luz direct ou spot influência nesse fator. Outra coisa, você falou dos materiais, caso esteja usando material mental ray lembre-se que deve colocar algum shader no slot photons do material, transmat nos transparentes e photon basic nos demais. Outra coisa que faz acontecer isso é a possibilidade de você ter exagerado nos photons. Enfim, abração.
Oi LGaspar, tudo bem? Se é um ambiente como você já fez e sempre deu certo, mas neste está com problema, então, você sabe usar mas aconteceu alguma coisa errada neste arquivo, certo? Veja se por acaso a luz não está atravessando alguma geometria, principalmente se for luz photometric e MR Area, porque elas têm dimensão. No caso da MR Area, clica no valor da área dela para ver o ícone na viewport, não deixe atravessar outras geometrias. Veja se não é isso. Se não for, fala quantas luzes tem na cena e onde estão. Se tiver alguma luz num lugar muito escondido e pequeno, tipo um led, diminui bastante a quantidade de Photons só desta luz, ou então zera eles que não vai mudar nada na cena mas vai ficar bem mais rápida a emissão. Isso vale para coisas que a câmera não está vendo, porque os Photons são calculados na cena toda em 3D, não importa a câmera. Posta aqui de novo se estas coisas não derem certo. Abraços
obrigado à todos pelas dicas, mas descobri o problema sem querer... é que eu havia importado objetos de outras cenas, e não sei porque, num destes merges um objeto ficou posicionado aparentemente há quilômetros da cena principal (rsrsrsrs), e não sei porque, mas com certeza foi isso que acarretou aquele problema. espero que esse meu depoimento ajude no futuro alguém que venha ter um problema parecido. valeu.
Que bom se desse pra modelar um mundo mais justo num software 3D né??!!
Oi LGASPAR, tudo bem? É verdade que objetos e cenas muito distantes do centro do programa causam problemas, isso está inclusive no manual do 3ds max. Porque aumenta a taxa de erro conforme se afasta do centro, então, se estiver muito distante causa erro. Porque o Max não trabalha bem com coisas muito pequenas ou muito grandes de acordo com o tamanho padrão de "mundo" que ele cria. Por isso que tem o Display no Units Setup, para a pessoa reduzir a unidade mostrada na escala se estiver com cenas muito grandes ou aumentar se estiver com cenas muito pequenas, assim, sempre vai escalonar para um tamanho próximo do padrão. Como tinha um objeto muito distante, ele imaginou que o cenário era imenso. :) :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 736

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.