Materiais HDRI

Por: zecamera  

Em: 07/01/2008 09:53

Olá pessoal, estou com uma dificuldade em utilizar materiais HDRI, tentei seguir um tutorial aqui da 3D1, mas não dá certo, não sei se é porque é uma versão diferente do Max (eu uso a 2008), não achei nenhum outro tutorial sobre o assunto, não sei se tem aqui. Gostaria de uma ajuda dos colegas. preciso fazer materiais com reflexo mas não estou conseguindo.
Fiz uma nova pesquisa e não achei uma solução, alguém poderia dar uma força?
é facinho, é só colocar a imagem HDR no environment do material. Pega um material Raytrace ai e logo de cara você vai ver o environment, fica em baixo do bump. pronto, o reflexo já é feito com o HDRI, mas para ver tem que deixar o material reflexivo, então, coloca branco no Reflect que vira um espelho, se colocar cinza médio reflete menos.
"supermax" disse: é facinho, é só colocar a imagem HDR no environment do material. Pega um material Raytrace ai e logo de cara você vai ver o environment, fica em baixo do bump. pronto, o reflexo já é feito com o HDRI, mas para ver tem que deixar o material reflexivo, então, coloca branco no Reflect que vira um espelho, se colocar cinza médio reflete menos.
Fiz exatamente como vc disse, mas o material ficou preto transparente, não sei o que tá dando errado.
vc não está colocando uma imagem hdr no environment do max com a opção screen, né? porque ai dá isso mesmo, o material parece transparente porque o reflexo fica plano. faz só como eu disse, sem colocar nenhuma imagem de fundo no max, deixa o fundo preto. coloca a imagem no Environment do mateiral raytrace e veja se ficou como Spherical Environment na lista do menu coordinates. precisa ser uma imagem panorâmica para ficar certo
Aqui no site tem várias iamgens HDRI, baixa elas e faz o teste.
Portifolio - http://www.fagmario.com
Reel 2011 - http://www.youtube.com/watch?v=F3bDbuqj5zQ
Oi Zeca, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, é como os amigos falaram, a imagem não pode ser plana no fundo, porque vai refletir plano também e fica parecendo que está transparente, mas não está, é que o reflexo é perfeitamente plano. A imagem precisa estar aplicada como se fosse numa esfera imaginária em volta da cena, simulando o que acontece na realidade, o objeto está envolvido no ambiente e reflete por todos os lados. Você pode usar a mesma imagem e aplicar de forma esférica no ambiente, mas neste caso a imagem vai ficar distorcida, por isso que é melhor aplicar uma imagem panorâmica, pois ela é própria para ficar nesta forma esférica envolvendo o ambiente. Leia este tutorial que eu explico como fazer isso mais detalhadamente: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14751 E para baixar imagens HDR panorâmicas, entra nesta página aqui: Abraços
André, valeu mesmo, vou seguir o tutorial. Só o link das imagens é que não apareceu. Um abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 912

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.