Cabelo ondulado e volumoso...

Por: Fabrizio Mei  

Em: 18/01/2008 09:02

Olá pessoal, to aproveitando uma pausa aqui nos trabalhos e retomei meus estudos de modelagem do corpo humano, bom o que eu queria saber não está relacionado ao corpo em si... mas sim com cabelo. Estou tentando recriar em 3D uma personagem de quadrinhos, já meio antiga, ela se chama Angela e fazia parte dos quadrinhos do Spawn. Ainda não cheguei nos cabelos, tenho o corpo e a cabeça prontos e vou começar a modelar as roupas e acessórios, mas parei aqui pra pensar como fazer o cabelo dela, seria um cabelo compridão, até a cintura mais ou menos, ondulado, volumoso e com bastante repiques, to deixando uma imagem dela aqui nos quadrinhos pra terem uma ideia de como é o cabelo dela. Alguém teria alguma ideia? Pensei no hair and fur do max mesmo, mas eu uso Vray e sei q ele não funciona bem no vray. E outra no hair and fur é possível "pentear" o cabelo como o dela? Valeu aí a quem puder dar uma forcinha ..rs ;)
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
Fala ae Odyssey... Acho q no H&F têm como sim pentear nesse estilo... mas como o cabelo dela é muito grande e volumoso, é bem provavel q o HF fike pesado ou trave - dependendo da config. de seu pc... Tb vai depender da finalidade do projeto... se é animação ou só um render... Se for só o render mesmo tem a alternativa de usar planes com mapa de opacidade pra fazer os cabelos... Fica estático, mas tb fica bem estiloso, como o cabelo da personagem q vc ker fazer... Saiu uma matéria aki mesmo na 3d1... segue o link direto da parada... http://en.9jcg.com/featured_artists/paul_tosca/low_poly_game_character_hair_1.php Valew e boa sorte...
Kara no Hair and Fur da pra fazer sim, mas pra cabelos cumpridos vc terá que fazer com Splines. Vc modela o Spline no estilo que vc quiser depis aplica o H&F no próprio Spline. Nos halps do max explica direitinho como fazer. Abrass
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Opa Fly, é ...a principio eu não prentendo animar, no caso agora é só um estudo meu de modelagem, mas pretendo fazer o rigg dela pra fazer poses e fazer uns 4 ou 5 still ... aí quem sabe depois disso estudar um poko de animação de personagem q é meu ponto fraco ..rss Pensei no hair and fur pelo fato de mais pra frente usa-la pra estudar animação tbm... mas tbm achei q vai ficar pesado, meu micro é um x2 6000, 2gb de ram, geforce 7950GT 512mb - 256bit Mas o hair andfur tbm não funciona bem com o Vray, fiz alguns testes com ele.. só pra ver.. e no Vray tem horas q renderiza..tem horas q não renderiza.. e quando renderiza ele não gera sombras.
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
Opa Silvarudo... vou dar uma olhada nisso aí que vc falo9u, parece ser interessante! vo caçar sobre isso tbm no help ..rss
Esse esquema das splines é igual era antigamente no Shag Hair, você tinha que desenhar as formas do cabelo com linhas, depois o programa criava os cabelos de acordo com estas linhas, no Hair and Fur é igual, ele tem este método e tem outros, como os das linhas guias e do Hair Style. Para usar as Spline você desenha elas pela cabeça, fazendo os principais fios, depois usa o Recomb Spline e seleciona as linhas para distribuir os cabelos de acordo com elas
cara seria beeem legal se vc pudesse modelar em planes o cabelo da sua personagem a pouco tempo atras eu postei aqui um WIP de um modelo que eu ainda nao finalizei e usei essa tecnica.. tem imagens do antes e do depois da textura e render http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29067&postdays=0&postorder=asc&highlight=aneta&start=15 eu tambem uso o vray mas o lance é que o hair and fur já é pesado sozinho.. heheh e nem sempre o resultado fica legal... horas e horas penteando e nao dá certo.. as ferramentas de pentear sao muito primitivas na minha opiniao vai de old style e faz com planes =)
Opa realmente nem me lembrava dessa técnica de fazer o cabelo com os planes dessa forma q vc fez no seu modelo... só sei que esse cabelo vai dar um trabalho desgraçado pra fazer..rss mas é bom .. assim já encaro os problemas logo no começo e quando precisar fazer alguma coisa mais simples não passo por apuros..rss
Odyssey, vc pode usar hair and fur numa boa, basta vc renderizar o cabelo em um pass separado. Dai vc usa scanline para esse render do cabelo e renderiza com o mode buffer do hair, assim vc poderá ter um grande volume de cabelo e boa qualidade final e caso queira animar vc pode seguir o mesmo procedimento apenas aumentando a qualidade do buffer para ele não flikar. Não esqueça que para dar uma boa qualidade de shadows nos cabelos vc deve usar spot light com a opção de shadows para fur. Caso vc prefira usar mental ray para renderizar cabelos dai vc terá um pouco mais de problemas mas tb é possível. Dai vc deve usar mrprim pois são as primitivas para hair do mental ray, vc precisa acertar o numero de voxels que irá usar para dar qualidade aos fios e tb precisará usar o render em raster para que seja rápido. Quando usar mental ray não use PASS se quiser o fio fino faça ele fino mesmo e aumente a quantidade. Tire as transparências assim vc consegue melhores resultados em desempenho. Não se esqueça de renderizar usando mental ray shadow map + transparent shadows que é o detail shadow map no Max. O render de ahir dentro do max tem limite, pela janela do buffer se não me engano é 700 mil fios. se renderizar em batch mode vc pde fazer até 1.2 milhões. Para maiores quantidades dai vc terá que exportar sua cena para *.mi e renderizar com stand alone, pois no max, maya e xsi não tem a opção de placeholder objects para o hair primitive, assim vc não consegue extrapolar muito essas quantidades. Não esqueça também de setar o memory limity para um valor bem baixo algo como 300 ou 200 mb, assim da menos problemas de travar por erro de memoria já que fur usa muita memória no mr. quando vc fizer os primeiros testes mandae pra gente ver, assim podemos ajudar melhor! abraço
Valeu pessoal! Brigadão mesmo, várias dicas aí ..rss assim que eu chegar no cabelo vou tentar todas as alternativas pra ver com qual fica melhor e tbm com qual me adapto melhor. Brigadão!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 739

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.