Como Fazer um Objeto reconhecer o Outro!!!

Por: weikman  

Em: 21/01/2008 23:29

Olá a todos!!! eu gostaria de fazer o seguinte!!! Abri o 3ds MAX!!! "Obvio" :D criar duas esferas!!! "lembrando q isso eh apenas um exemplo do q eu desejo!!! Entao vou na feramenta move!!! e movo uma das esfera para cima da outra!!! entao o q acontece? R: a primeira esfera fica sobre a segunda ou vise versa!!! o q eu qeuro? R: q isso nao acontesa!!! queria q por mais q eu tentace arasta pra cima ela parace como se estive colidindo com a segunda esfera!!! sei q eh possivel com o reactor!!! mais eu nao quero nele pq eu nao quero criar uma animação completa pra poder fazer isso!!! Entenderam? quero um q funciona na hora q eu estivece movendo!!! em Real time!!! sei tbm q eh possivel com Deflectors!!! enbora seja em real time!!! eu posso mover a esfera sem problemas sobre a outra"por dentro" nao ocore colição enquanto estou usando o mouse para mover!!! Favor alguem pode me ajudar? o q devo ativar para tal acontecer? desde jah Muito obrigado
weikman isso que vc quer é um constrain, eu sei que no xsi existe esse constrains pois eu já usei, mas no max não tenho certeza. Procure algum constrain como surface ou volume ou algo do tipo.
Da para fazer isso com reactor, da uma estudada de reactor com os tutoriais que tem aqui no site que vai conseguir com certeza.
Oi weikman, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, é impossível de fazer isso no 3ds max, você deve mover o objeto para ficar próximo como se estivesse encostado, já que o programa não é um game 3D para calcular colisões em tempo real. Que eu saiba nenhum programa faz isso, apenas o XSI pela informação que o André Agenor passou acima, se ele fizer isso, então, é o único. Mas o XSI é outro nível. Animação sempre foi feita manualmente colocando os objetos nas posições corretas e criando key frames, não funciona como num jogo, se não é animação, então realmente não precisa disso. O Reactor é para simular animações que não dá para fazer manualmente, não é para calcular colisões comuns. Abraços
Oi pessoal, beleza? Talvez seja melhor você explicar diretamente o que você deseja fazer, sem usar o exemplo das esferas, por que aí podemos achar outras soluções. Se você quer apenas mover manualmente um objeto até ele encostar no outro, simplesmente use o snap. Não existe motivos para movê-lo até ele parar (simulando uma colisão) o mais perto possível do snap. Em animação daria pra fazer com o reactor, como ja foi dito, mas apenas para posicionar um objeto muito próximo ao outro não há essa necessidade. O snap ja é um tipo de constraint, por que limita os movimentos a certos interválos e pontos no espaço, usando um snap de surface seria como um constraint para as superfícies dos objetos da mesma forma. Abração.
Vou colocar aqui o link q fiz para mostrar como funciona isso no XSI. É bem interessante e acho q alguém com um pouco de programação para script consegue fazer algo semelhante no max. http://www.andreagenor.com/preview/xsiConstrain/[flash=http://www.andreagenor.com/preview/xsiConstrain/camera.swf,800,600]
Oi André, Curti paca, hehehehe. Valeu! Um abraço,
Mto interessante!!! Vlw pela contribuição! No max deveria dar pra fazer isso. Só que eu acho q não era bem o que o weikman queria. Abraços
Oi André, tudo bem? Realmente é um recurso muito bom e muito útil, gostei muito de ter postado o vídeo para mostrar como funciona, o XSI realmente é um soft espetacular. É estes detalhes que fazem dele o melhor soft 3D do mundo. Abração
Oi Andre Vieira, Realmente o xsi é muito bom e bem pratico em algumas coisas, mas dizer que é o "melhor soft 3D do mundo" acho exagero, eu uso maya no meu dia a dia e posso afirmar que o maya é muito mais poderoso e flexivel que o xsi. O XSI é bom para usuário comum pois assim como o max é quase tudo via botão pronto. Já o maya é mais profissa, vc precisa ter um conhecimento mais teorico da CG pra poder usufruir dele, mas com isso ele se torna bem mais abrangente. E o XSI ainda tem um calcanhar de aquiles, o seu render que é apenas o MR. Existe uma conexão do xsi para o renderman que eu já usei uma vez, mas é bem limitado. Já no maya existem ótimas conexões com outros renders e as conexões com o renderman são as melhores também, Pixar Mtor, Pixar Renderman Studio e 3DElight. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 746

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.