Final Gather - Samples X Tamanho da imagem

Por: Leandro  

Em: 23/01/2008 13:49

Oi galera, Queria saber uma coisa: se eu gerar o mapa de Final Gather numa resolução de 640x480 e depois renderizar a imagem com a resolução dobrada (1280x960) a qualidade do FG cairá pela metade? Devo sempre gerar o mapa de FG na resolução final da imagem final? Um abraço,
Blz cara? Nao pode salvar o mapa na resoluçao menor e usar ele para a maior depois nao! Tem que salvar o mapa na renderizaçao grande mesmo! :( Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Oi Cursi. É que eu já fiz isso. Salvei o mapa em 640x480 e gerei uma imagem com ele salvo em 1024x768. Funcionou normal. Até que eu não vi muita diferença de uma imagem pra outra. Acredito que deva perder qualidade na imagem maior. Queria saber se isso é verdade, para tentar ganhar tempo na geração do FG em imagens grandes. Um abraço,
Poxa "Leandro Oliveira" nunca tinha me passado pela cabeça isso! Se o Final Gather continuar com a mesma qualidade.... rsrsrs é um abraço! kkkkkkkk Vou fazer uns testes aqui... abraços :-)
Jefferson Santana
Pois é Jefferson, já fiz com imagens menores, mas gostaria de saber se alguém sabe, tecnicamente, se isso é viável para imagens maiores. Estou pra fazer um teste gerando o mapa de FG numa imagem de 1024x768 e depois renderizar a imagem final com o dobro. Vou ver como fica. Depois me diz o que vc achou do seu teste. Um abraço,
Pois é, parece intersante, porem se marcar a opção read/write no max 9, ele salva as alterações da camera, cada vez que ela é alterada, é claro que fica mais rapido, pois uma parte ja foi calculada. O max só recalcula as alterações.
Pois é, parece intersante, porem se marcar a opção read/write no max 9, ele salva as alterações da camera, cada vez que ela é alterada, é claro que fica mais rapido, pois uma parte ja foi calculada. O max só recalcula as alterações.
Oi Jefferson, blz? Fez algum teste? Eu fiz aqui, com cenas mais simples e parece que o custo-benefício é bom. Parece que o FG perde um pouco de qualidade na imagem final, mas pode ser compensado aumentando um pouco mais os samples dele na imagem menor, o que no tempo total, acredito que valha à pena. Alguém fez algum teste sobre isso? Um abraço,
Oi gente, tudo bem? Isso é coisa de V-Ray, não funciona igual no Mental Ray e não é boa idéia. Porque o Mental Ray oferece controle total para você ajustar a resolução do mapa, então, em vez de fazer menor para renderizar maior, é só controlar a resolução do mapa para ficar menor e mais rápido. Se salvar um mapa menor e renderizar uma imagem maior, na maioria das vezes vai aparecer artefatos, quadrados pretos onde o Final Gather não tem informações. Porque o Final Gather calcula a imagem sobre um grid e depende da vista da câmera, se a câmera vê mais pixels, ele não sabe a cor que estes pixels tem, pois não foram calculados, é o que chamam de Eye Ray. Pode ser que em imagens bem simples não apareça nenhum defeito, mas em imagens completas é quase certeza que vai aparecer os quadrados pretos em alguns lugares. No vídeo curso de Mental Ray eu explico como controlar a qualidade e a resolução do mapa. Se usar Photons maiores você precisa de menos Photons para preencher a cena, fica mais rápido e a resolução do mapa fica menor. No Final Gather, se usar Radius maiores do que deveria, fica com menor resolução e o render fica mais rápido. O problema é quando começa no Max 9 e se acostuma a não usar o Radius no Final Gather, neste caso não tem controle sobre a resolução do mapa. Mas no Max 9 tem o Density do Final Gather que permite controlar a densidade dos raios, deixando o render mais rápido e com resolução menor do GI. Abraços
Obrigado pelas informações, Andre. Na verdade, pensei nessa saída por causa do Vray mesmo. Como eu disse, fiz os testes em cenas simples e não teve problema, mas, como vc disse, não vai valer à pena então, quando eu renderizar cenas mais complexas. Um abração,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 400

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.