Reflexo em imagem real

Por: zecamera  

Em: 26/01/2008 15:08

Olá pessoal, estou tentando fazer uma vinheta, e queria fazer com que o objeto 3d refletisse na cena real, ou seja, em um vidro da cena real. Como posso fazer isso? Tentei o Matte Shadow, apliquei o material em um plane, mas não ficou bom, o plane aparece branco e transparente.
Ai Zeca, é com o Matte Shadow mesmo, mas tem que colocar algum mapa para refletir nele. Dá uma olhada neste tut que explica toda essa parte de Matte Shadow: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15258
Múcio
EU vi esse tutorial, mas mesmo assim não estou conseguindo, veja o exemplo: É claro que não é essa imagem que vou usar para receber o reflexo, rs, mas é um teste que estou tentando aprender.
tira a imagem de fundo que fica certo. depois do render você abre a imagem de fundo no PhotoShop, cola a imagem do render com reflexo em cima e coloca no modo Screen
Múcio
"mucio" disse: tira a imagem de fundo que fica certo. depois do render você abre a imagem de fundo no PhotoShop, cola a imagem do render com reflexo em cima e coloca no modo Screen
Essa imagem aí é só um teste, o trabalho que vou fazer é um video, então não daria como fazer isso. Qual a solução?
Em Oi zecamera_mogi, Seguindo a sugestão do Mucio, em vez de vc usar o Photoshop, vc vai colocar a imagem no layer inferior do After ou do Combustion. Não sei qual software vc vai usar. A não ser que a imagem de fundo tiver algum tipo de movimento que inviabilize isso. Teríamos que saber como é sua vinheta. Um abraço,
Oi Zeca, tudo bem? O procedimento do Múcio está certo, nunca se renderiza um vídeo com um outro vídeo de fundo, principalmente se é para TV e se o vídeo de fundo foi capturado de gravação real, porque vai sobrepor fields e vai dar um monte de erro na exibição. Animação é feita em composição, o 3D é apenas uma parte do trabalho, faz a parte de 3D. A parte de mesclagem com o vídeo real é feito em softs de composição como o Leandro disse, os mais usados são After Effects e Combustion, até porque não tem como o reflexo ficar bom com uma imagem chapada de fundo, a imagem de fundo tem que ser panorâmica para gerar o reflexo corretamente, não vai ficar bom refletindo uma imagem como essa. Depois do render o procedimento adotado para compor é igual compor imagens no PhotoShop, mas num compositor de vídeo você vai usar sequência de imagens em vez de uma imagem só. É comum gerar elementos para composição no 3D e depois usar estes elementos como máscaras ou Layers no After ou Combustion. Abraços
Valeu pelas dicas, só que coloquei no After e o reflexo sumiu. O que estou fazendo de errado? Salvei o render como .tga, e fiz a composição no After, mas acho que tá faltando alguma coisa.... obs. essa imagem é apenas um teste, ainda vou gravar a imagem para a composição com um logo.
Zeca, faz assim: Coloca um plane na cena e um teapot em cima. No teapot você coloca um material vermelho e no plane o matte/shadow. No Reflection do matte/shadow você coloca o mapa Raytrace. Clica no Teapot com o botão direito, entra no properties e desmarca a opção visible to camera. Ai só o plane com o reflexo aparece no render, o teapot não aparece. Renderize a imagem e veja. Vai ficar igual a primeira imagem acima. Salva em qualquer formato que quiser, abre no PhotoShop, coloca em cima da imagem de fundo e passa para o modo de Layer Screen. Vai ficar igual a segunda imagem. Ai é só renderizar o Teapot separado sem plane com matte/shadow, salvar em TGA 32 bits para ter o recorte do fundo alpha e é só colocar em cima da imagem. No After é igual, tem o modo de layer Screen lá ou pode ser que chame ADD. No Combustion que é o que eu uso se chama ADD.
supermax, valeu, agora deu certo. Muito obrigado pela ajuda, assim que terminar o trabalho eu coloco aqui pra vocês avaliarem. Um abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 326

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.