Problemas com ray traced shadows no mr

Por: ordjonikidze  

Em: 20/02/2008 01:33

Olá pessoal, estou tentando renderizar um modelo, é um arquivo 3ds que importei e apliquei os materiais (arch&design). o objeto é um mesh que só apliquei um smooth. Bom, renderiza legal, desde que as luzes estejam com shadow map. Mas é só trocar a sombra para ray traced e aparece zonas escuras serrilhadas, com uma certa coincidência com os edges do mesh. Já li tudo que achei de ray traced shadows, pus vários tipos de luzes, com gi, sem gi, mudei o Ray Bias, aumentei o max quadtree depth, usei materiais diferentes e nada...
que loco cara, tem alguma coisa de errado ai então, porque o Mental Ray não trabalha bem com Shadow Map, só com Raytraced Shadows. Você não está usando Adv Raytrace ou Area Shadows né? estas não servem. Tem certeza que o Material é o Arch&Design ou é o material Architectural, porque quem cria estas manchas pretas é o mateiral Architectural, que não é muito compatível com o Mental Ray. posta uma imagem das suas configurações ai
Não, é com certeza ray traced shadows e arch&design... pus a textura de tudo no mesmo material arch&design, sem alterar nenhum parâmetro dele (deixei no cinza padrão), para testar mesmo. Estou usando o max 2008 32bits.
vc esta falando que o problema são estas falhas na textura? deve ser por causa do mapeamento, vc tentou aplicar um uvwmap para ver se melhorava?
Não fez diferença o uvwmap, deve ter alguma outra configuração de sombra raytraced que não a da luz (que já experimentei com vários valores diferentes) que deve estar errado. Veja que um cilindro padrão produz uma sombra serrilhada, mesmo com o AA bem alto. Se eu mudo o material para um Blinn standard e mudo para o default scanline renderer (mantendo a sombra como raytraced) (segunda imagem), os objetos ficam perfeitos, porém a sombra do cilindro fica ainda mais bizzara. Fiz uma cena nova com alguns planos, boxes e cilindros padrões e no mental ray a sombra raytraced sempre aparece com esse serrilhamento. Obrigado pelo apoio...
ai cara, agora eu entendi direito e é certeza que tem alguma coisa errada ai no seu projeto ou no seu max, porque isso não acontece com os outros e não tem nenhuma configuração especial que precisa fazer, já sai certo normalmente. olha o teste que fiz agora, uma luz é spot normal com sombra raytrace e a outra é mr area spot também com sombra raytrace, já sai certo sem fazer mais nada. eu nem liguei nada no mental ray, nem mudei o AA, está tudo padrão, só coloquei as luzes e renderizei. se quiser ver o arquivo para testar também, eu coloquei no rapidshare: http://rapidshare.com/files/93465956/teste_raytrace.max.html
Ah entendi.... apaguei tudo que tinha na sua cena, dei um merge e importei toda a minha cena e ficou perfeito... aí eu fui estudar e finalmente entendi o conceito de system units setup e display units setup, coisa que já tinha lido mas tinha passado batido. A display unit da minha cena tava em cm, então eu pensei, como é um carro, blz, porque os menores detalhes tem +/- 1 cm mesmo. Mas a display unit só serve para o usuário ver, o que é levado em conta no cálculo do programa é a system unit, que estava em metros. Quando importei minha cena para a sua continuou valendo o system units da sua cena, que é polegadas, mais razoável para a escala do projeto. Sempre que houverem detalhes muito menores do que o system units o render vai ficar estragado, e foi isso que aconteceu. Serviu para eu prestar mais atenção na questão de unidades daqui para a frente. Obrigado pela ajuda!
cara, a pior coisa que vc pode fazer no max é trocar as unidades do system units setup, estraga o programa, tudo dá errado, não pode fazer isso nunca. o max é em polegadas e não pode mudar, dá problema, se quiser ver em outra unidade, é só trocar o display, ai ele continua em polegada, mas mostra os valores convertidos na unidade que escolheu. olha esse tópico ai que o André explica: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777
é mesmo, mudar as unidades do max é a única coisa que não pode fazer, pode mexer em tudo, menos nisso. o pessoal comenta estes problemas com unidades direto aqui, tem um monte de tópicos sobre isso lá no fórum de arquitetura
Múcio
Valeu pessoal, isso me abriu os olhos para um monte de problemas! Obrigado

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 591

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.