Como fazer material translúcido?

Por: Bruno  

Em: 08/03/2008 16:31

Estou aqui tentando a horas fazer um material pra um abajour q eu modelei... um material pra parte cilindrica q envolve a lampada.. e esse material deve ser translucido pra poder ver a luz (nao a lampada) por fora do abajour alguem sabe uma setagem ou um jeito simples de fazer?até algum tutorial jah tentei de todas as maneiras a cena tem um tubo em volta de uma mr area omni.. agradeço desde já a ajuda!
vc está usando o mental ray? se tiver o max 9, pega o material arch&design que tem o recurso de translucency nele, fica lá em baixo da transparência. tem que colocar um pouco de transparência junto.
b0bby2005, É algo assim que você deseja? http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=31792
Eu também acho melhor fazer com o glow e o glare. Porque não é só a luz atravessar o objeto neste caso, vc quer que ele pareça iluminado. Então, é só colocar o shader glow no surface e aumentar o Brightness dele, para criar o brilho e até iluminar o que está em volta, depois aplica o shader glare no output igual mostra o tuto que vai ficar legal.
obrigado a todos vcs q ajudaram! magster: eu testei esse, soh q ele fico transparente.. dava pra ver o bocal dentro da cupula do abajour.. heuew: eu queria esse efeito, dentro do abajour, se ele iluminasse a cupula em volta dele.. dando a impressao de haver uma lampada dentro... pq acho q soh a luz n funciona! supermax: "Porque não é só a luz atravessar o objeto neste caso, vc quer que ele pareça iluminado." EXATAMENTE quero q a cupula em volta fique iluminada.. oq preciso pra fazer isso acontecer? uso o shader glare e glow pra fazer o halo de luz iluminar o objeto ou uso isso junto com algum shader de translucencia? ou usando o shader glare e o shader glow ele jah funciona? obrigado galera!!!!
Para mais informações, acessem meu blog: http://www.bobby3d.blogspot.com
Ai bobby, se você quiser fazer o efeito de ver a emissão de luz atrás do objeto, ai vc usa o shader de translucência. Olha este exemplo que o André fez e postou no tópico do Mental Ray aqui no fórum, ele mostra bem como funciona o Shader de translucência: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743&postdays=0&postorder=asc&start=870 Mas se vc quer que a aba em volta do abajur pareça iluminada pela luz, a ponto de gerar luz e iluminar ao redor também, e além disso ainda criar o halo luminoso em vonta para realmente parecer que emite luz, é muito melhor vc aplica o shader glow no material do objeto, para ele emitir luz, e depois o shader glare para fazer o halo luminoso. Neste caso vc pode até tirar a luz de dentro do abajur, mas não é bom tirar, deixa ela lá para ajudar na iluminação e fazer os outros efeitos de luz, tipo emitir photons, porque o glow não vai emitir photons, tá ligado? Segue esse tut que vc vai aprender a fazer: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=31792
Múcio
po tive alguns avanços... mt obrigado a vcs... mas ainda n atingi oq eu queria estou com umas duvidas... o translucent shader q vcs querem q eu use eh qual? e aonde? uso o translucent shader dos shaders do material standard(aquele q vem com o "Blinn" como default)?? ou seria o shader translucency(lume) q tem na lista de shaders do mental ray? e outra coisa, em q slot coloco o shader caso seja esse (o translucency (lume))?? e pra deixar bem claro o efeito q eu quero, eh o msm dessa imagem acima(q o material q envolve o abajur(esse em formato de cone) fiquei com a parte de fora iluminado:
Então cara, para ficar assim depende de fazer um mapa certo para aplicar no Shader Glow. Não precisa do Translucency, apesar de dar para fazer com ele também. Só que em nenhum dos dois vai sair certo só de colocar o shader no material, não tem milagre. Precisa criar mapas para controlar os parâmetros do material como vc quer. No caso do Shader Glow vc tem que fazer um mapa para a cor, reproduzinho essa treliça e o tom mais claro no centro onde tem a luz, depois tem que fazer outro mapa para o brightness, reproduzindo a mesma treliça e deixando branco no ponto central, onde está a luz, e mais amarelado nas bordas. Acho que com estes dois mapas já vai ficar assim como na imagem. Depois é só colocar a luz dentro com uma área grande para fazer a sombra difusa.
É, não vai sair assim só de aplicar o shader. Ou tem que criar os mapas como o Supermax disse ou tem que modelar tudo, a treliça, o pano de trás, as bordas. É mais fácil pintar os mapas no PhotoShop.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 599

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.