Qual a diferença de um Render comum e um Realtime?

Por: Brian Ouro  

Em: 16/03/2008 21:36

Gostaria de saber pq um render comum como o mental ray através do 3ds max por exemplo, demora um tempo relativamente demorado enquanto existe um programa para renderizar no mental ray em Tempo Real ( real time)... da mesma forma que acontece num bom jogo por exemplo... pq um jogo é renderizado em tempo real?/ ou pq o Max ( e outros) é cheio de processos e demorado? tem haver com a qualidade? desde já obrigado!
Um render como o mental ray, é um raytracer, ele preza pela qualidade da imagem, e pela precisão física, a função dele é fazer imagens realistas e fisicamente corretas, o que vai demorar mais, por que demanda milhões de calculos a mais. Esse lance de mental ray em realtime, não é bem assim, é mais rapido, mas não fica perfeito em realtime, pra ficar bom mesmo tem que esperar do mesmo jeito, o que é realtime é um preview do render que vai ficando cada vez mais preciso... entendeu? Agora, jogos são rapidos por que não são 100% raytraced, usam técnicas para falsificar os efeitos da fisica, usam técnicas "rasterizer", cube map para reflexão ao invés de raytrace, usam mapas de luz pré-renderizados ao invés de calcular a luz toda frame por frame... e etc Por isso que jogos ficam em 60fps (média aceitável) e render real e fisicamente correto ficam 60 horas por frame.... :D hehehehe Mas não se preocupe, hoje em dia ja conseguimos fazer com uma hora e meia ou duas renders que a algum tempo atrás demoravamos 10, 12 horas!! Creio eu que ja se evoluiu muito nesse quesito.
Valeu Caio! Me esclareceu bastante! Eu e meu pai sempre tivemos essa duvida, mas agora q vi o programa para visualizar a "previa" do mental ray q acabei perguntando...rsrs brigadão! abrc!
Ai Brian, faz um teste ai para você ver que legal cara. Baixa o Rendition lá no site da holomatix e instala na máquina. Vai aparecer uma nova opção de render lá no Assign Render, é o Mental Ray, só que configurado para exportar o arquivo MI em vez de renderizar. Nem precisaria escolher essa opção de render do Rendition, era só marcar para exportar o MI na aba processing do Mental Ray. Ai vc abre o arquivo no Rendition e veja, em vez de levar minutos renderizando, ele vai deixando a imagem cada vez melhor só de você deixar parado na tela. Depois que ele calcular bem a imagem, vc pode mover a vista para ver em outros ângulos sem ter que calcular tudo de novo, por isso é real time (tempo real). Quando sair o programa vai ter o plug-in para fazer este preview de alta qualidade na viewport do próprio max, ai vai ser uma beleza. :)
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 694

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.