Dúvida sobre bump e/ou displace

Por: sangin  

Em: 27/03/2008 17:00

Pessoal, tenho aprendido muito vendo o trabalho de vocês, e gostaria agora que vcs me ajudassem em como posso criar ranhuras numa tampa conforme as figuras anexas. A tampa verde é o que uso atualmente com um tubo (com bump) anexado na tampa e eu gostaria de fazer as ranhuras na tampa laranja (que está sem o tubo). já tentei o Displace, mas não fica com os mesmos efeitos da tampa verde (com a parte de cima e de baixo do bump bem definidas). Será que fui claro? rsrs Aguardo uma ajuda. Abraços a todos
Sou iniciante mas eu faria uma array e depois um boolean extrainho parte da malha formando as ranhuras. Mas que venham as pedras pois sou novato meeesmo! rs
vc pode mapear esta figura e fazer as linhas das ranhuras no PS, então coloca a textura no mapa e pronto.
ampandre, vc veio do AutoCAD né? Todo mundo que vem do AutoCAD pensa logo no boolean, mas no max o boolean é muito ruim e não funciona direito como nos programas de CAD. Sempre tem que tentar fazer de outra forma. Neste caso ai poderia fazer um cilindro um pouco menor, depois uns box finos para criar as ranhuras e distribuir em volta com array, mas sem juntar com o boolean, porque vai dar erro. sangin, vc tem que fazer o mapa de bump ou displacement certo, deixando branco na parte de cima e preto nas partes baixas das ranhuras, ai depende de mapear certo no objeto pra textura cair no lugar certo. Se for visto de longe fica bom, mas se for ver de perto é melhor vc modelar mesmo.
Múcio
voce pode continuar usando o tubo. no lugar do bump...voce seguimenta o tubo...deixando com mais ou menos 200 seguimentos ...dai voce converte em editable poly e seleciona as faces intercaladamente. feito isso, basta dar um extrude ou bevel nas faces selecionadas. existem outras maneiras de se modelar isso. uma delas seria usando somente conect, detach, select polygon e extrude. outra tecnica seria utilizando array, como ja foi dito...mas eu não faria assim.
Mucio! Cara nao vim do autocad nao!! To iniciando no max mesmo ai eu nem ia comentar isso mas resolvi colocar pq ai ja tirava esta duvida minha, pois sei que daria certo mas que poderia ter uma forma melhor! obrigado aos colaboradores vcs são bons!!
Ai Ampandre, o Max é muito legal cara, a única coisa que todo mundo reclama é o boolean. As vezes dá certo, com formas simples assim costuma ir bem, mas depois não serve para aplicar turbo smooth e suavizar a malha. No Max 9 tem o Pro Boolean, que é bem melhor e não estraga a malha, ai dá pra subdividir com o turbo smooth. Mas tem que ser sempre com formas simples, se fizer subtração de objetos complexos dá erro na malha
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 609

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.