Cloth "vazando" objeto

Por: raulprop  

Em: 14/04/2008 16:24

Olá, sou totalmente noob em 3DS Max, mas sempre estou tentando aprender algo novo. Comecei a brincar com o Cloth Modifer, e notei que sempre que simulo um cloth caindo sobre um objeto, ele vaza um pouco do objeto debaixo, como se estivesse furando o tecido. Eu já aumentei o número de vértices dos dois objetos, e mexi num tal de sub-samples mas não acabou com o problema, mesmo tendo diminuído. Alguém sabe o que devo fazer, e qual a lógica do negócio? obrigado
Oi raulprop, Aumente o valor de offset nas configurações do objeto, dentro do Cloth, que receberá a colisão do tecido. Agora, se vc é novo no Max, eu aconselho a estudar o básico primeiro. Simulação, seja ela de qualquer coisa, já é muito avançado. Estuda os tutoriais aqui do site. Um abraço,
Obrigado, perfeito!
aumenta um pokinho a resolução da malha!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Seria o cloth ( modificador ) ou reactor cloth ?
Ai Raul, tem um segredo muito importante pro Cloth funcionar direito. Precisa ajustar a escala do tecido com a escala do simulador, ele trabalha em centímetros. Então, tem que medir o tecido e ver o quanto dá, por exemplo, deu 100 unidades. Ai vc tem que contar isso como centímetros, daria 100 cm ou 1 m. Se é esse o tamanho do tecido mesmo, pode animar normal que não vai dar problema. Mas se o tecido tinha que ter 2 m por exemplo, ai vc tem que colocar 2 no valor do cm/units no cloth. Se era pro tecido ter 50 cm, ai vc coloca 0.5 no valor do cm/units no cloth. Se não tiver na escala certa, nada vai dar certo na simulação.
Eu achei a escala no cloth, mas como crio uma escala no Max, pra eu ter certeza que cada quadro do viewport, por exemplo, se refere a uma escala real? E outra dúvida, com o offset eu consegui fazer com que o tecido não atravessasse o objeto, porém quando aplico um node em algum vértice, e puxo o tecido, algumas pontas ficam presas ao objeto que ele estava por cima. Me entendeu? O que eu faço? Um abraço
Ai Raul, esse negócio de escala no max é complicado, é difícil encontrar alguém que use certo ou que entenda os motivos de serem dessa forma. O Max é um programa artístico e o normal é trabalhar fora de escala, apenas na proporção como faz qualquer artista. O importante é ajustar a escala do tecido com a escala do plug-in para poder funcionar direito. Para alinhar estas escalas você tem que fazer o que o Supermax disse. Mede o tecido com o tools>measure distance, veja quando dá e posta aqui pra gente ver, ai eu te falo o valor que precisa colocar no cm/units do cloth para dar certo
Múcio
Pessoal, dei mais uma pesquisada e já estou dominando melhor a parte das escalas, porém ainda estou com um problema em relação as pontas do tecido ficarem presas ao objeto quando movimento ele a partir de um node. Alguém pdoe me ajudar. Outra coisa, estou mexendo no reactor tb, e montei a seguinte cena: um plane pro chão, dois boxes em paralelo na perpendicular com um cilindro atravessando eles, dai criei um outro box, e vazei ele numa das pontas para que se encaixasse no cilindro, como um pêndulo. Porém qndo aplico o reactor, ou o box atravessa o cilindo, ou ele fica preso quando mexo no "simulation geometry" alguém sabe quais são as propriedades corretas?
Ai Raul, se vc mexeu nas unidades do max não vai mais dar certo o que eu disse das unidades. Porque o cloth faz a conversão de unidades genéricas do max pra centímetros. Se vc mudar o display no units setup ou pior ainda, se mudar alguma coisa no system units setup, vai dar tudo errado. Se tem pedaços da roupa prendendo no personagem é porque o depth e o offset estão muito baixo e a colisão está muito pequena, tem que deixar um espaço, não pode fazer muito grudado. Sobre o Reactor, dá uma lida neste tut que explica as bases dele: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15294

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143181

Últimos membros registrados: fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345.

Usuário(s) on-line na última hora: 957

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.