Bones e Skin

Por: goldc0der  

Em: 20/04/2008 11:08

Olá amigos: Tenho tido umas dúvidas no 3D Studio Max, e não encontro uma explicação de algumas situações. 1ª Situação O que diferencia (ou para que serve), os círculos "internos" (aqueles mais no interior - A) e os circulos "externos" (aqueles mais afastados - B)? 2ª Situação [u:ce2d10254a]Como melhor[/u:ce2d10254a] se devem aplicar os circulos? Como mostra em A ou como mostra em B? 3ª Situação [u:ce2d10254a]Como melhor[/u:ce2d10254a] se devem aplicar os ossos? Como mostra em A (ossos em baixo da malha) ou como mostra em B (ossos saem um pouco para o exterior da malha)? Muito obrigado por todo o apoio e um grande abraço a todo o pessoal do TD1
Na 1ª situação a diferença é que o círculo externo do envelope tem um efeito mais suave sobre a malha e o interno tem uma influência mais acentuada, mais sólida sobre os vertices. Eu acho que só em casos raros deve-se usar o círculo interno, pois dá pra envelopar tudo sem ele, o importante é depois do envelopamento, na configuração correta de cada vertice. Sobre a expessura dos bones, tem alguma influencia sim os bones mais largos ou estreitos mas com o tempo vc vai notar que é uma questão mais estética do que prática.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Ai cara, skinning é uma questão de prática, os primeiros não vão ficar bons, também depende da modelagem. 1- estes círculos falam o quanto o bone vai influenciar os vértices da malha, os vértices dentro do círculo menor serão totalmente influenciados pelo bone os vértices dentro do círculo maior vão perdendo influência até chegar na borda, fora dele os vértices não são mais influenciados pelo boane. 2 - Não dá pra falar qual é a melhor forma de ajustar os envelopes do skin, depende de cada situação, de cada parte do corpo e isso ai é só um ajuste bruto, pra ficar bom ainda tem que refinar o ajuste no weight table 3 - Os Bones no max são volumétricos, eles ajudam a configurar os envelopes, se faz um bone fino o envelope inicial será fino. O certo é fazer o bone o mais justo possível na malha, se fizer muito fino vai ter muito mais trabalho pra ajustar
Múcio
eu costumo a deixar o bone com a expessura mais perto possivel da malha pra não ter q mecher tanto nos envelopes, mas pode ter certeza q de qualquer jeito vai ter q fazer ajustes.... abraço
Amigos: Obrigado pelas dicas! Um grande abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 346

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.