Skin: como melhorar dobras?

Por: antonio gonçalves sobreir  

Em: 24/04/2008 06:18

Olá pesoal. To modlando um personagem mas to com dificuldade com as dobras. A títuto de exemplo vejam o braço do personagem flexionado. Que posso fazer para melhorar o resultado ?
O que você precisa e refinar mais as configurações dos envelopes! Têm vértices que estão sofrendo influências desnecessárias! Por isso aconselho sempre configurar o Skin por meio dos vértices, pois sempre dá uma noção melhor do que está fazendo e como funciona os envelopes! Na segunda explicação da mensagem do link eu mostro como configurar o Skin por vértices, onde te dará uma noção do que terá que fazer! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=237976#237976 Abraço!
Existem duas formas de fazer juntas, com o Gizmo do Skin e com o modificador Skin Morph que é outro modificador a ser colocado acima do Skin. No Gizmo vc terá tres opções: "Joint Angle Deformer", "Bulge Angle Defprmer" e "Morph Angle Deform", estude melhor a terceira pois é a que dá melhores resultados. A diferença entre o Gizmo e o Skin Morph é que o primeiro só atua em um eixo, ou seja, é muito bom para joelhos e cotovelos, já o Skin Morph é muito mais complexo e potente pois atua em todos os eixos e ainda te dá a opção de espelhar as modificaçãoe de um lado pra o outro do personagem. Abraço
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Obrigado pessoal! Estou cada dia mais satisfeito com este site e com o pessoal mias experiente que que não se nega de ajudar os companheiros novatos. Muito obrigado e que Deus ilumine seus caminhos. Qualquer coisa eu vou voltar a perguntar. Mas so depois que eu tentar estudar seus conselhos. Muito obrigado. Abraço a todos.
O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.
Ai Antônio, o pessoal ai conhece mais de skinning e de personagens do que eu. Mas nos meus testes eu consegui fazer uma boa deformação nas juntas só configurando o peso dos vértices no weight table. Eu animei tipo o braço se dobrando, ai eu colocava no frame que o braço estava dobrado e ia ajustando os pessos dos vértices no cotovelo pra ficar como eu queria. Dá um pouco de trabalho, mas ficou bom. Não sei se é o mais correto, acho que deve ser mais correto usar os deformers, mas deu certo aqui.
Alguem pode me esclarecer um pouco melhor sobre este weight table? Valeu!
#0. #01... QUE É ISTO? SMNRD : QUE SIGNIFICA? BONE02= 0,457 NA COLUNA: ??? Mais embaixo a esquerda da janela: Todos os vertices, Verteces selecionados e bone selecionados? Como posso usar esses recursos para melhorar as dobras do braço e joelhos do meu personagem? Abraço a todos!
Ai Antônio, nessa tabela vc tem o número do vertice do lado esquerdo e os bones nas colunas. Se o vértice é influenciado pelo bone aparece o valor no encontro da linha do vértice com a coluna do bone. Se o valor for 1, quer dizer que esse bone influencia todo o movimento do vértice. Se for 0.5 ele só influencia metade e tem outro bone com 0.5 também ou mais de um com valores menores. Porque a soma do valor de influência de todos os bones que atuam sobre o vértice tem que ser 1. Se não for 1 o vértice fica pra trás quando o esqueleto se mover. saca? Dá pra selecionar o vértice direto na malha, ai ele aparece selecionado na tabela e fica mais fácil. Conforme mudar o valor do vértice ele vai mudar de posição se o objeto estiver animado como o supermax disse. O SMNRH são indicações sobre os vértices, se está selecionado, se foi modificado, essas coisas. O R é importante porque deixa o vértice influenciado só por 1 bone O N tem que ficar ligado pra sempre manter 1 na soma dos pesos
Múcio
Mucio, o pessoal fica falando de peso nos vertices. que é isso? Seria a alteração dos valores diretamente nesta tabela? Exemplo, digamos que eu quera que determinado vertices tenha apenas 50% do efeito skin, então eu vou la na tabela, na celula crresponde a junção do bone com o vertice e digito 0,5. É isso? Obrigado cara! Como constumo dizer , isto aqui não é um forum, é uma ESCOLA. ABRAÇO.
Quero agradecer a todos que enriqueceram-me com suas respostas. Abraço a todos. Saibam que todas as respostas sao importante e coleciono todas elas. São uma fonte de informação e pesquisa. Ja copilei varias apostilas assim ! Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 845

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.